Um dos melhores jogos do ano passado, Stellar Blade continua fazendo sucesso em pleno 2025. Com a chegada da sua versão para PC, chega também um novo DLC para o título de ação e aventura, na forma de uma colaboração com o game Goddess of Victory: Nikke. Conforme vamos conferir nesta análise, esta expansão acrescenta conteúdo de qualidade e torna o game base ainda melhor.
Mais um crossover de respeito
Para falarmos propriamente do DLC, é importante fazer as devidas apresentações. Stellar Blade chegou em 26 de abril de 2024 com uma aventura de ação em um mundo pós-apocalíptico. A protagonista Eve precisa enfrentar monstros misteriosos e perigosos, tentando descobrir mais sobre o destino de humanidade em uma pegada sci-fi belíssima.
Já Goddess of Victory: Nikke foi lançado para dispositivos Android e iOS em 2022, com versão para PC em 2023. Ele é um jogo de tiro em terceira pessoa, com foco em colecionar personagens em estilo anime num sistema gacha. A ambientação é pós-apocalíptica, em que temos uma invasão de alienígenas mecânicos enfrentados por soldados artificiais chamados Nikkes.
Fica claro que temos semelhanças interessantes entre os dois games, tornando essa colaboração bastante envolvente. Inclusive, ela é superior a anterior, que contou com a marca NieR:Automata. Mesmo que 2B tenha se encaixado bem na temática de Stellar Blade, temos aqui uma expansão mais robusta e interessante para os jogadores.
Chumbo quente para todo lado
Feitas as devidas apresentações, vamos falar da colaboração em si. Ela pode ser dividida em duas partes distintas, mas interligadas: novos cosméticos e novas missões. A primeira traz novas roupas, cortes de cabelo e acessórios para Eve, aumentando ainda mais as opções de customização da heroína. Todas as opções são muito bonitas e bem acabadas, combinando os dois jogos de forma competente.
Esses itens podem ser comprados ao interagirmos com Volt, um cachorro robótico. Quando o encontramos pela primeira vez, ele nos guia até a espadachim Scarlet, ambos personagens vindos de Goddess of Victory: Nikke. Falando das missões, elas são propostas pela visitante em Stellar Blade, tendo como recompensas ossos (!) para comprar os itens.
E como são essas missões? É aqui que o crossover fica mais evidente: os desafios colocam Eve para combater Naytibas e outros inimigos usando suas armas de fogo, em um estilo emprestado do jogo de Scarlet. É preciso mirar nos vilões e disparar até a barra de vida deles ser zerada, sendo que cada um tem comportamentos e habilidades únicas. Ao final, temos uma espécie de chefe a ser derrotado.
Para escapar dos ataques inimigos, Eve pode pegar cobertura em pequenos muros estáticos, bem como saltar entre eles quando a proteção não for suficiente. É possível carregar habilidades como um especial com sua lâmina e munição explosiva, bem como atirar em barris explosivos. Apesar de relativamente simples, esses desafios são divertidos e muito bem implementados.
Nem tudo são flores
Stellar Blade x Goddess of Victory: Nikke equilibra bem as missões e as recompensas, de modo que cada nova vitória permite adquirir dois novos itens inéditos. Como falei antes, ambas as partes são divertidas, mas infelizmente vem com uma ressalva um pouco chata: não é possível acessar o conteúdo do DLC logo no começo do game.
Explicando melhor: quem estiver jogando o título base pela primeira vez ou recomeçando em um Novo Jogo+ vai precisar jogar algumas horas antes de poder conhecer Volt e Scarlet. Mais do que isso, pois somente duas missões estão disponíveis nas Terras Áridas, território em que a dupla aparece pela primeira vez; as outras três estão no Grande Deserto, que só é liberado após mais algumas horas.
Esse problema não chega a ser crítico, mas pode frustrar quem quiser acesso imediato à colaboração. Por fim, algumas últimas coisinhas trazidas pela expansão: Scarlet pode ser enfrentada como uma chefe após concluir todas as missões; se o jogador vencer, Eve vai ganhar os modelitos da personagem convidada; o minigame de pescaria de Stellar Blade recebeu alguns “peixes” inspirados na marca Goddess of Victory: Nikke; é possível encontrar uma criatura misteriosa perambulando por Xion, com direito a uma recompensa se ela for “capturada”.
Uma expansão que faz jus ao game
Consolidando cada vez mais o seu sucesso no mercado, o DLC Stellar Blade x Goddess of Victory: Nikke acrescenta ainda mais qualidade ao game base. As novas missões de tiroteio são muito divertidas, encaixando como uma luva para o arsenal de Eve. O mesmo vale para os novos cosméticos, que estão entre os mais bonitos do guarda-roupa dela. Ainda que demore um pouquinho para podermos acessar essas atrações, temos aqui uma colaboração praticamente obrigatória para os fãs desses dois jogos.
![]() |
Mais uma colaboração belíssima, agora com direito a desafios mais interessantes |
Prós
- Mais uma colaboração de grande sinergia para Stellar Blade, oferecendo conteúdos de qualidade em colaboração com Goddess of Victory: Nikke;
- Novo sistema de jogo focado em tiroteios ficou bem divertido e faz jus aos dois títulos envolvidos;
- Os cosméticos são muito bonitos e bem-produzidos, com destaque para os novos vestidos de Eve, provavelmente alguns dos mais belos até então;
- O DLC tem um primeiro acesso relativamente simples após as primeiras horas de jogo, podendo ser usado ao longo de toda a campanha e Novo Jogo+.
Contras
- Faltou um acesso mais rápido aos itens do DLC, sobretudo para novos jogadores ou quem acabou de iniciar um Novo Jogo+.
Stellar Blade x Goddess of Victory: Nikke — PC/PS5 — Nota: 9.0Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Beatriz Castro
Análise redigida com cópia digital cedida pela Sony