Lançado em 2015, Rainbow Six Siege trouxe aos jogos eletrônicos uma experiência que conquistou espaço no cenário competitivo digital aos poucos, tendo uma abordagem focada no trabalho em equipe e na estratégia dos jogadores, consolidando-se como um dos maiores acertos da Ubisoft nesse segmento.
Agora, em 2025, graças ao trabalho consistente da equipe de desenvolvimento, com atualizações frequentes, inclusão de novos agentes, mapas e melhorias na qualidade de vida do jogo, chega a maior transformação do shooter com o lançamento de Rainbow Six Siege X. Esta nova fase marca um ponto de virada e traz o objetivo de atrair ainda mais jogadores para a comunidade R6.
As melhorias
Agora chamado Rainbow Six Siege X — uma alusão ao décimo ano de atividade do jogo — a Ubisoft implementou uma série de melhorias na qualidade de vida de R6. O objetivo não é apenas tornar a experiência mais agradável visualmente, aproveitando os recursos técnicos da atual geração de consoles e dos PCs mais recentes, mas também aprimorar aspectos fundamentais da jogabilidade que sempre fizeram parte da essência do título.
O jogo agora conta com melhorias visuais em mapas clássicos, com novos efeitos de iluminação, sombras e texturas em resolução 4K. No lançamento, os mapas Clube, Chalé, Fronteira, Banco e Café já apresentam essas atualizações. Os demais receberão o rework visual ao longo do ano.
As novidades não se limitam ao visual. Toda a engenharia de som também foi aprimorada, oferecendo maior realismo na identificação da origem de sons como explosões, disparos ou passos de inimigos, se tornando um elemento crucial para a experiência tática de R6.
Novos elementos destrutivos foram introduzidos para adicionar uma camada extra de estratégia aos confrontos entre as equipes de ataque e defesa. Extintores de incêndio e tubulações de gás agora podem ser alvejados, criando oportunidades táticas no mapa para surpreender o adversário e realizar jogadas decisivas.
As melhorias deixam a experiência mais renovada para os veteranos, oferecendo um incentivo extra para continuar disputando partidas intensas, ao mesmo tempo em que tornam o jogo mais convidativo para novos jogadores, que podem começar suas incursões contando com uma novidade bem-vinda que já está disponível.
As novidades
Duas grandes novidades marcam o lançamento de Siege X no PC e consoles, favorecendo principalmente a chegada de novos jogadores à comunidade R6: o acesso gratuito e o novo modo de jogo Dual Front.
A partir de agora, Siege X conta com acesso gratuito, permitindo que qualquer jogador baixe e experimente a experiência multiplayer, iniciando sua jornada em um dos jogos competitivos mais populares da atualidade.
Essa modalidade apresenta, no entanto, algumas limitações. Estão disponíveis apenas os modos Partida Rápida, Sem Colocação e Dual Front, além de uma seleção de 26 agentes pré-definidos. O acesso gratuito é permanente. Ou seja, essa será a forma de acesso independente de quando o jogador decidir entrar, inclusive para aqueles que já possuíam uma versão paga anterior de Siege.
Para acessar os modos competitivos por colocação, agora é necessário adquirir uma versão paga do jogo. São duas edições: Elite e Ultimate, com preços sugeridos de R$ 99,99 e R$ 199,99, respectivamente, nas versões para PC e consoles.
A edição Elite dá acesso aos modos competitivos ranqueados e à Copa Siege, além do desbloqueio imediato de mais 16 agentes. Já a edição Ultimate, a mais completa, inclui todos os conteúdos da Elite, além de liberar os 52 agentes lançados entre o primeiro e o nono ano do jogo, além de conjuntos cosméticos exclusivos. Importante destacar que os jogadores que já possuíam conteúdos adquiridos anteriormente continuarão com acesso a tudo normalmente.
A principal novidade de Siege X é o novo modo de jogo: Dual Front. Nele, duas equipes de seis jogadores se enfrentam no maior mapa já criado para R6, com o objetivo de conquistar territórios e dominar a base inimiga. Neste formato, os jogadores devem atacar e defender simultaneamente. Qualquer agente, seja ele originalmente de ataque ou defesa, pode ser utilizado, e agentes abatidos retornam à ação continuamente.
O progresso no mapa é feito por meio da conquista gradativa de setores até alcançar a base adversária. Vence a equipe que conseguir invadir e sabotar a base inimiga dentro do limite de 30 minutos. Para isso, os jogadores devem explorar ao máximo as habilidades únicas de seus agentes, equilibrando ofensiva, defesa e controle das áreas dominadas.
Durante a partida, tarefas adicionais surgem para dar uma vantagem estratégica à equipe que conseguir cumpri-las. Cabe aos jogadores decidir como dividir seus esforços, evitando que a realização dessas tarefas prejudique o avanço rumo ao objetivo principal e, ao mesmo tempo, impedindo que os adversários ganhem essa vantagem.
Na estreia de Dual Front, a tarefa secundária consiste em resgatar e escoltar um refém até uma zona de extração aleatória dentro do mapa. Quem completar essa missão recebe uma importante vantagem na captura de novos pontos, aumentando as chances de avanço até a base inimiga.
Dual Front traz uma abordagem inovadora ao jogo, sem perder a identidade da franquia. No entanto, por ser uma dinâmica mais elaborada, que exige constante adaptação das equipes, é provável que leve algum tempo até conquistar espaço definitivo entre os jogadores.
Aos iniciantes em R6, é obrigatório realizar algumas partidas no Siege básico para entender suas mecânicas e dinâmicas para então acessar Dual Front. Essa regra ajuda na progressão do jogador para se familiarizar com o universo de R6 antes de dar os primeiros passos no novo modo.
Naturalmente, com o passar das temporadas o modo passará por ajustes para corrigir eventuais falhas, além de receber um balanceamento específico, visando consolidar sua presença tanto entre a comunidade quanto no cenário competitivo de R6.
Vale destacar que Dual Front está disponível apenas nas versões para PC, PS5 e Xbox Series X|S. Jogadores de PS4 e Xbox One, apesar de receberem as melhorias gráficas do Siege básico, não terão acesso ao modo 6v6.
Ao experimentar todas essas novidades, a sensação é de que é muito positivo ver a Ubisoft dedicar a atenção devida a um de seus títulos mais consolidados, trazendo reformulações e conteúdos relevantes após tentativas malsucedidas em outros projetos, como os encerrados xDefiant, que foi descontinuado em junho deste ano, ou Hyper Scape, fechado em 2022.
O veredito
Rainbow Six Siege X representa um marco importante na história do jogo, consolidando a longevidade da franquia com uma combinação de modernização técnica, inclusão de novos conteúdos e um modelo de acesso mais aberto ao público. As melhorias gráficas, o refinamento do áudio e a chegada do inédito modo Dual Front mostram que a Ubisoft está comprometida em manter o jogo relevante em um mercado competitivo, mesmo após 10 anos de atividade.
A adoção do formato free-to-play, acompanhada de um sistema de progressão mais acessível para novos jogadores, indica uma estratégia clara de expansão da base de usuários. Por outro lado, a introdução de um paywall para os modos competitivos e a exclusividade de alguns recursos para a nova geração de consoles podem dividir opiniões dentro da comunidade, principalmente no aspecto social.
É inevitável que essas mudanças possam ser indícios de uma mudança de foco na proposta que sempre manteve R6 como único para fazer com que se torne algo mais abrangente e agrade um público maior. Ainda assim, apesar do grande elefante na sala que é o modo Dual Front e suas restrições, como o acesso apenas na nova geração de consoles e PC, o cerne da experiência de Siege continua presente e traz melhorias que, mesmo sendo sutis, deixam a qualidade geral do jogo melhor.
Ainda assim, Siege X é um passo sólido para prolongar a vida útil do título, mantendo seu núcleo tático intacto, mas com adições que visam uma renovação na base de jogadores e na popularidade de um título que já conta com uma respeitosa década de existência.
Prós
- O acesso gratuito facilita a entrada de novos jogadores;
- Melhorias visuais significativas, com texturas em 4K e novos efeitos de iluminação e sombras;
- Aprimoramento do áudio, com maior precisão na localização de sons;
- Dual Front traz uma proposta de jogabilidade diferenciada, com foco em estratégia e dinâmica de ataque e defesa simultânea;
- Modelo de progressão simplificado para quem está começando.
Contras
- Modos competitivos separados por acesso pago cria uma barreira social na comunidade do jogo;
- Dual Front ausente nas versões PS4 e Xbox One limita o público que pode experimentar o novo modo;
- O novo modo possui dinâmicas que fogem um pouco da proposta original do Siege, o que pode gerar desconforto para jogadores mais conservadores;
- Curva de aprendizado ainda alta, especialmente para jogadores totalmente novos.
Rainbow Six Siege X — PC/PS5/PS4/XSX/XBO — Nota: 8.0Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ubisoft