Desde que o mundo é mundo, diversos tipos de jogos já surgiram, se atualizaram, mudaram, sumiram, mas um se mantém inalterado desde o século XV: o xadrez. Ele é jogado há mais de 1000 anos da mesma maneira de sempre, mas isso não quer dizer que seu escopo não possa ser utilizado para novos desafios.
Chessarama moderniza o “Jogo dos Reis”, trazendo desafios criativos, mas respeitando a essência da mecânica de locomover peças em diferentes direções pelas casas de um tabuleiro.
Xadrez 2.0
Chessarama traz desafios variados nos quais uma ou mais peças do xadrez convencional são utilizadas em tabuleiros temáticos para cumprir missões, divididos em quatro campanhas. São as seguintes:
Farm Life: o cavalo precisa cultivar todos os espaços da fazenda. Sempre que ele pisa em uma casa, ela floresce. Entretanto, passar mais de uma vez pelo lugar faz com que a plantação seja destruída. Por isso, é necessário calcular muito bem onde o movimento em L irá terminar. Nos níveis mais avançados, controlamos dois cavalos ao mesmo tempo, o que exige estratégia e coordenação de ambas as peças, que nem sempre se movimentarão juntas.
Street Soccer: no melhor estilo futebol de bairro, torre, bispo e cavalo precisam trabalhar jogadas para realizar gols no rei adversário. Sempre haverá mais de uma peça no “campo-tabuleiro”. A que estiver com a bola não pode ser movimentada; já as demais podem se movimentar livremente, respeitando seus devidos padrões, para achar a melhor posição para receber o passe e tentar fazer o gol. Assim que cada uma já estiver devidamente alocada, a que está com a posse da bola realiza o passe que pode resultar, ou não, no gol. À medida que os desafios se intensificam, cones aparecem pelo caminho para atrapalhar nosso time.
Lady Ronin: a rainha torna-se um exército de uma mulher só e precisa exterminar todos os soldados inimigos para dar fim ao rei oposto. Ela move-se livremente em qualquer direção, como peça poderosa que é, mas só pode eliminar aqueles que estiverem desprotegidos, sem estarem acompanhados pela casa ao lado ou com acompanhamento na retaguarda.
Dragon Slayers: nesta aventura medieval, o peão precisa seguir pelo caminho principal até alcançar o coração de um dragão, mas, sempre que ele se move, recebe uma rajada de labaredas que pode significar o fim da aventura. Para ajudá-lo, outras peças, como torres e bispos, podem se movimentar por espaços adjacentes para proteger o destemido cavaleiro das chamas do dragão.
Se contarmos todas as fases das quatro campanhas, temos mais de 100 desafios únicos e, assim como uma partida de xadrez tradicional pode ter dezenas de possibilidades, o mesmo vale para esses desafios. Algumas fases têm objetivos secundários que não podem ser cumpridos ao mesmo tempo, então será necessário refazê-las, explorando novos ângulos de abordagem.
Mesmo com números de casas que variam entre uma missão e outra, a orientação tradicional do xadrez de utilizar letras e números que vão do a1 ao h8 para denominar as casas foi mantida. Isso é muito útil para ajudar na familiarização de quem já tem experiência com o tabuleiro tradicional. Especialmente nas campanhas, podemos rotacionar a câmera livremente e mexer no zoom, para tornar o campo de visão mais amplo ou para nos aproximarmos mais de uma área e conferir.
Entretanto, o marcador branco que deveria nos ajudar na orientação some frequentemente, causando uma enorme confusão na hora de escolhermos para onde ir. Como não há um limite de tempo corrido para a conclusão das fases na campanha, esse problema não se torna uma impedimenta para progredir em Chessarama, mas não deixa de ser incômodo o fato de sempre ficar caçando o marcador e posicioná-lo no local correto para não fazer nenhum movimento errado.
Misturando o novo e o antigo
Progredir nas campanhas rende pontos de experiência que desbloqueiam novos modos de jogo. As Batalhas trazem quatro partidas temáticas, uma para cada campanha, com a possibilidade de alternar entre cinco dificuldades diferentes, e com uma lista de missões secundárias próprias. Em todas elas, a partida se encerra ao tomar todas as peças do oponente, ou perder as suas.
Knight Supreme, por exemplo, é uma disputa na qual cada jogador conta com vários cavalos e apenas um rei. Aumentar a dificuldade influencia não só na inteligência da IA, mas também no layout do tabuleiro, que tornará nossa vida mais complicada e, consequentemente, o desafio mais alto. Mas, se você é uma pessoa que gosta do xadrez em sua essência, com certeza irá curtir cada camada de dificuldade oferecida por cada condição aplicada nas batalhas.
O único ponto que eu particularmente considero ruim nas Batalhas é que não é possível mover a câmera, como nas Campanhas. Em Soccer Chess, a Batalha inspirada por Street Soccer, temos que nos atentar não só às peças — aqui torres, bispos, cavalos, rainhas e rei —, mas também ao ato de movimentar a bola e chutar para o gol. Então viria muito bem a calhar a possibilidade de mudar um pouco o ponto de vista quando necessário.
Uma sutileza bastante interessante é que, assim como cada Campanha e Batalha tem seu ambiente temático, as peças também ganham trajes à altura. Ou seja, podemos trajar nossos peões, bispos e torres de fazendeiros, jogadores de futebol, samurais e aventureiros ao melhor estilo RPG — neste último, com destaque para a grande similaridade dos visuais com os personagens de O Senhor dos Anéis.
Mas para que eles servem? Para embelezar seu conjunto virtual, em partidas online contra demais jogadores. Sim, também é possível jogar o bom e velho xadrez tradicional, mas infelizmente ele só está disponível para disputas em rede. Seria bom se fosse possível jogar da maneira comum entre duas pessoas de maneira local, ou enfrentar uma IA de dificuldade crescente sem artifícios no tabuleiro, como ocorre nas Batalhas.
Um tabuleiro para todos
Apesar de alguns deslizes, Chessarama acerta em cheio ao mesclar a movimentação tradicional das peças com desafios específicos e temáticos, conseguindo abraçar tanto os fãs de xadrez quanto quem gosta de puzzles complexos. E vale citar que há diversos tutoriais e explicações para não deixar ninguém de fora, mesmo quem nunca encostou em uma daquelas mesas de praça com o padrão quadriculado ao centro. É um título indicado para quem quer perder a noção do tempo com um desafio após o outro.
Prós
- As campanhas são bem arquitetadas e as missões secundárias conseguem explorar a criatividade do jogador;
- As Batalhas funcionam bem como desafio extra, reforçando o que as Campanhas estabeleceram;
- O apelo visual baseado no tema de cada campanha é divertido na medida certa.
Contras
- O cursor de localização some em meio às casas, o que causa uma certa confusão para encontrarmos sua posição;
- Não é possível mover a câmera nas Batalhas;
- Só é possível jogar o xadrez tradicional online.
Chessarama — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 8.5Versão utilizada para análise: PS5
Revisor: Ives Boitano
Análise feita com cópia digital cedida pela Minimol Games