Rafael Grassetti, diretor de arte de God of War, relembra trajetória no painel dos 20 anos da franquia

Diretor brasileiro fala um pouco do início de sua carreira e trajetória no Santa Monica Studios no desenvolvimento de God of War.

em 26/05/2025
Comentários
Rafael Grassetti, responsável pelo atual visual de Kratos, ganhou notoriedade quando migrou para a modelagem 3D e trabalhou em Mass Effect antes de assumir a direção de arte de God of War (2018) e God of War Ragnarök.

Grassetti postou o trecho legendado em seu perfil no Instagram @rafagrassetti e o vídeo completo do painel pode ser assistido no canal da PlayStation no YouTube acima (o trecho específico do brasileiro vai de 6:00 a 8:15).

Sobre sua jornada no Santa Monica, relembra:
"Acho que entrei logo na transição depois de Ascension, e estávamos começando o novo God of War com Cory [Barlog] de volta no estúdio. Tive a oportunidade de trabalhar de perto com Cory, Dela Longfish e José Cabrera como principais artistas por trás do novo elenco junto de Kratos e Atreus e trabalhei junto de Eric Williams como diretor de arte de God of War Ragnarök, além de contribuir para o DLC Valhalla."
Sobre sua carreira profissional:
"Eu cresci no Brasil, comecei a trabalhar com arte muito jovem fazendo esculturas e quando a indústria migrou para esculturas digitais, eu fiz também essa transição e comecei a trabalhar com ZBrush e criar personagens. Eu tive alguns destaques dos meus personagens que me levaram a mudar para o Canadá e trabalhar para a Bioware. Eu sempre mantive contato com a Sony enquanto estava no Canadá e acabei indo para San Diego trabalhar no Sony Visual Service Studios (Sony VSG) que trabalhou para a Santa Monica, eles estavam trabalhando em um novo projeto e tudo se alinhou [para que eu fosse trabalhar com eles]."
Além de God of War e Ragnarök, Grassetti também contribuiu para:
  • Mass Effect 2
  • Dragon Age: Inquisition
  • Killzone: Shadowfall
  • Infamous: Second Son
  • The Order: 1886
Atualmente, ele é diretor de arte na Naughty Dog, trabalhando em Intergalactic: The Heretic Prophet, junto de Neil Druckmann (The Last of Us, Uncharted), nova IP do estúdio ainda sem data de lançamento.



Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Simões
Designer por amor!(?) Curto motores, jogos e tecnologia. Nintendista de araque que joga Playstation e sadomasoquista do universo Souls. Estou sempre criando alguma coisa!