Full Throttle: um dos grandes clássicos do PC completa 30 anos

Jogo vendeu mais de um milhão de cópias em uma época que ter computador em casa era raro.

em 24/05/2025
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LucasArts foi uma empresa criada por George Lucas, criador de Star Wars, que era responsável por desenvolver e lançar os games da franquia espacial. Entretanto, a companhia ia além e sempre criou outras propriedades focadas nos jogos eletrônicos e, com isso, há exatos 30 anos lançou um dos maiores clássicos dos games de PC: Full Throttle.


O jogo foi desenvolvido na famosa engine SCUMM, que alimentou os mais diversos jogos da desenvolvedora durante a década de 1990. Além desse motor gráfico, Full Throttle trazia vídeos com uma ótima qualidade para a época, feitos na INSANE (uma engine específica para vídeos). Entre outras inovações, também foi o primeiro jogo da LucasArts a ser distribuído em CDs.

As novidades de Full Throttle não pararam por aí. Diferente dos outros jogos desenvolvidos pela empresa até então, o game contou com um elenco de profissionais para a dublagem. Em outros jogos, eram os próprios funcionários que emprestavam suas vozes para os personagens. Entre os principais dubladores, apareciam Mark Hamill, Roy Conrad, Hamilton Camp e Kath Soucie.


Acelerando nas estradas

Full Throttle é um jogo clássico de point and click, em que o jogador utiliza o mouse para mostrar o caminho para o personagem interagir com o cenário ou com os NPCs. Entretanto, nem tudo gerava alguma reação, o que aumentava a exploração a ser feita. E a partir dessas interações, a história se desenrolava, geralmente servindo as dicas necessárias para o que se fazer na sequência, qual item era necessário etc.


Como um representante fiel da década de 1990, o game trazia todo aquele “charme” (na falta de palavra melhor) de instalação de jogos nos ainda novos computadores pessoais. Vale ressaltar que é muito por causa de lançamentos dessa época que se criou o estigma de que games no PC eram complexos para jogar, pois a instalação acabava tendo vários problemas. Por exemplo, os requisitos mínimos e recomendados às vezes não eram tão específicos, causando lentidão e travamentos.


Já a história era cativante e, embora fosse curta, surpreendia desde o início com bastante ação. Os personagens eram carismáticos, inclusive os vilões, e isso fez com que ficassem marcados na memória de quem jogou na época. Basicamente, o jogador controla Ben, líder de uma gangue de motociclistas que sofreu uma emboscada e precisa investigar quem armou para ele e, ao mesmo tempo, salvar uma das únicas empresas que ainda produzem motos e peças.

O legado de Throttle

O game foi desenvolvido por Tim Schafer, que já havia trabalhado em outros jogos da LucasArts parecidos com Full Throttle, como: Day of the Tentacle, The Secret of Monkey Island e Monkey Island 2: LeChuck’s Revenge. Mas, pela primeira vez, Schafer assumia o assento de diretor, além de roteirista e designer, sendo esse o jogo que o colocou como um dos mais conceituados e adorados nomes do mundo dos games.


A LucasArts tinha uma expectativa de vendas de 100 mil cópias para Full Throttle. No entanto, todas as barreiras foram quebradas e o jogo rapidamente superou a marca do milhão de unidades vendidas — sendo o primeiro da empresa a conquistar esse feito. E isso em uma época na qual o PC gaming estava praticamente engatinhando. O jogo foi amado por crítica e público, conquistando uma pontuação de 86% no agregador de críticas Metacritic.

Atualmente é possível jogar a versão remasterizada, que está disponível nas lojas online. Sem muitas firulas e sem querer reinventar a roda, a nova edição de Full Throttle ainda entrega a diversão de três décadas atrás.


Full Throttle foi um divisor de águas para a LucasArts e para os jogos do PC, tendo sido um grande sucesso e um clássico instantâneo. Além disso, provavelmente foi a primeira experiência de muitos jogadores com o gênero. E, caso você ainda não conheça, não perca mais tempo e vista sua jaqueta de couro, coloque seus óculos escuros, pegue o PC ou videogame mais próximo e acelere ao máximo com Full Throttle.

Revisão: Ives Boitano


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Moreno Valerio
Jornalista, Técnico no papel, engenheiro não praticante e mestre Pokémon nas horas vagas. Passa 80% do tempo falando de games. Nos outros 20% torce para alguém falar sobre games, só para poder falar mais um pouco.
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