Capcom Fighting Collection 2 — Guia de troféus e conquistas

Nada melhor que relembrar jogos clássicos e ainda colocar mais uma platina na coleção.

Como já era de se esperar, Capcom Fighting Collection 2 traz uma boa quantidade de conquistas. A exemplo da primeira coletânea e de Marvel vs. Capcom, basicamente temos que jogar todos os títulos utilizando cada membro disponível nos elencos, além de uma ou outra missão mais específica.

Para ajudar nessa tarefa nostálgica, o GameBlast elaborou mais um guia caprichado para ajudar vocês. Vamos lá!

Obs.: Mesmo que o Switch não tenha um sistema de troféus/conquistas, elas são todas baseadas nas missões que estão dentro do menu do jogo. Logo, esse guia serve para elas também. Entretanto, algumas delas, como as indicações para ver todos os finais de Rival Schools, estão trocadas. Indicaremos o caminho correto ao longo do guia.

Obs. 2: Todos os troféus que envolvem acertar um golpe especial, combo ou interagir com o cenário não podem ser obtidos no treino. É necessário jogar no Arcade, em lutas online ou no Versus local.

Dados gerais

Dificuldade: 40/100

Tempo médio para obter todos troféus e conquistas: 15 horas (poderá variar de acordo com a habilidade do jogador).

Total de Troféus: 41 (18 de bronze, 20 de prata, 2 de ouro e 1 de platina).

Número de troféus perdíveis: Nenhum.

Troféus com bug ou glitch: O troféu “Um item rarefeito” pode precisar de mais de uma tentativa para ser desbloqueado, pois pode acontecer de não ser computado de primeira. 

O nível de dificuldade afeta os troféus? Não.

Mínimo de jogadas: É necessário fechar todos os jogos com todos os personagens disponíveis em cada um.

Fãs de jogos de luta, alegrem-se! (Bronze)
Jogue Capcom vs. SNK: Millennium Fight 2000 Pro.

Todos falaram, ninguém acreditou (Prata)
Conclua Capcom vs. SNK: Millennium Fight 2000 Pro com qualquer personagem. O uso de continues está liberado.

Outro eu (Bronze)
Jogue Capcom vs. SNK: Millennium Fight 2000 Pro com uma equipe feita de personagens iguais. Para isso, basta ir na configuração do jogo no menu principal, ir na opção Tipo de Batalha e selecionar “Partida de Par”. Assim, todos os lutadores ficarão com ratio 2, e escolhas duplicadas serão possíveis.

Precisão exata de comando (Bronze)
O comando do Raging Storm é o mais complexo do jogo todo, então é mais fácil ir na configuração de botões e deixar um destinado apenas para esse golpe. 

Assim que a barra de especial encher, é só finalizar um oponente em qualquer partida de CvS.

Desafia isto! (Prata)
Durante o modo Arcade de CvS, encontre o desafiante secreto. Para que ele apareça, é necessário cumprir três condições até o final da terceira luta:

Não usar continues ou deixar um segundo player entrar na partida;
Terminar pelo menos quatro rounds com uma finalização de supercombo;
Estar com pelo menos 60 pontos de groove (mostrados na parte inferior central da tela).

Se essas condições forem alcançadas, Evil Ryu, Morrigan, Nakoruru ou Orochi Yori irão aparecer na quarta fase, junto com o troféu.
Amor à primeira luta (Bronze)
Jogue uma partida de Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001.

O ano em que fizemos contato (Prata)
Conclua o modo Arcade de CvS 2. Usar continues é liberado.

Foto de Encerramento (Prata)
Para esta conquista, é necessário realizar um Nocaute Dramático em qualquer oponente em CvS 2. Existem dois cenários possíveis para ele ser executado:
  1. Usar seu supercombo ou supercombo MAX para interromper o supercombo do seu oponente;
  2. Usar seu supercombo ou supercombo MAX enquanto seu oponente te provoca.
Para realizar esta conquista sem maiores dores de cabeça, dê preferência ao modo Versus contra um segundo jogador, acumule o máximo da sua barra de especial e execute o supercombo MAX durante a provocação do player 2. Assim o troféu vem rapidinho.

A raiz de todo o mal (Prata)
M. Bison e Geese Howard são os subchefes de CvS 2. Para encontrá-los, você deve cumprir com as seguintes condições até a terceira luta:
  1. Não ganhe ou perca um round por time out;
  2. Não deixe que o oponente acerte o primeiro ataque por mais de seis vezes;
  3. Não sofra mais do que três nocautes por supercombo.
Ou seja, mantenha-se agressivo e vença normalmente, sem a necessidade de finalizar com supercombos e golpes especiais. Bison ou Geese aparecerão no quarto estágio e, assim que forem derrotados, a conquista aparecerá.
A batalha final (Prata)
CvS 2 conta com alguns chefes secretos. Rugal e Akuma podem ser enfrentados após a batalha final e, para encontrá-los, é necessário cumprir com pelo menos duas das quatro condições abaixo até a quinta luta:
  1. Obtenha até 1.000 pontos de Groove (GP);
  2. Finalize pelo menos quatro rounds com supercombos. Pode ser do mais fraco até o MAX;
  3. Derrote M. Bison ou Geese Howard;
  4. Derrote pelo menos dois oponentes utilizando seu supercombo MAX em K-Groove.
Se tudo der certo, uma animação de Rugal e Akuma lutando no alto de uma torre será exibida e um deles irá te desafiar. Basta vencer para conseguir esse suado troféu.
A (Verdadeira) Batalha Final (Prata)
Para quem quer um desafio de verdade, Shin Akuma ou Ultimate Rugal podem ser encontrados em Capcom vs. SNK 2 como os chefes supremos do modo Arcade. Para ter o azar de cruzar com eles, cumpra duas das seguintes condições:
  1. Obtenha pelo menos 1.500 pontos de Groove (GP). Para alcançar essa meta, finalize seus oponentes o mais rápido possível, de preferência usando supercombos e sem levar dano (Perfect).
  2. Termine pelo menos um round com um nocaute dramático
  3. Vença Geese Howard ou M. Bison
Uma nova animação entre Rugal e Akuma, em que um absorve o outro após o duelo entre eles, mostra que deu certo. Aqui não é necessário vencer, pois a conquista é desbloqueada assim que Shin Akuma ou God Rugal começar a nos espancar. Boa sorte.

Isso é o que eu chamo de luta! (Bronze)
Jogue uma partida de Capcom Fighting Evolution.

Testemunhaste o poder (Prata)
Conclua o modo Arcade de Capcom Fighting Evolution pelo menos uma vez, com ou sem continues.

Filha de submarinista! (Bronze)
Em Capcom Fighting Evolution, escolha Demitri e acerte Hydron com o golpe Midnight Bliss — aquele especial em que o vampiro transforma seu oponente em uma donzela e rouba sua energia.

Encontrar Hydron como oponente no modo Arcade pode ser uma tarefa difícil, já que a aparição de oponentes é aleatória, então dê preferência a escolher o crustáceo como oponente no modo Versus. Depois é só executar o golpe, seja pelo comando tradicional ou colocando ele para ser aplicado com um botão, que a tarefa é concluída.
Mensageira das estrelas (Prata)
Esta conquista é obtida após derrotar Ingrid, a personagem estreante de CFE no Arcade. Para encontrá-la, finalize dois rounds com golpes EX, superartes ou combos místicos antes da terceira fase. 

Caso o número de rounds seja alterado para um, basta finalizar um oponente dentro das condições mencionadas; da mesma forma que, se o jogador decidir que cada luta deve ter três assaltos, será necessário finalizar cinco deles dessa maneira.
Arrisque tudo, triunfe ou morra (Bronze)
Jogue Street Fighter Alpha 3 Upper.

Gwoooooooaaaaahh!! (Prata)
Conclua Street Fighter Alpha 3 Upper pelo menos uma vez, com ou sem continues. 

A melhor dupla (Bronze)
Ao iniciar SFA3U, segure os três botões de chute ainda na tela de abertura (demo) e vá para a seleção de personagens. 

Se a introdução do personagem não for exibida e o mostrador indicar que o seu lutador está acompanhado de um parceiro, você entrará no Dramatic Mode. Assim que finalizar o primeiro combate, o objetivo é concluído.

Direto ao ápice (Bronze)
Diferente dos outros jogos, Alpha 3 tem um macete para ir direto para a batalha final. Primeiro selecione seu lutador e, assim que chegar a hora de escolher seu ISM (A, X ou V), segure soco fraco, chute médio, soco forte e start. 

Se feito corretamente, você irá direto para a décima fase, contra M. Bison.

Até o último suspiro (Prata)
Para entrar no modo Survival de SFA3U, pressione os três botões de soco na tela de abertura (demo) e inicie o jogo. Se feito da maneira correta, aparecerá “Survival Mode” no canto superior direito da tela.

Agora basta derrotar todos os 27 integrantes do elenco para colocar mais um troféu na prateleira.

Boas-vindas ao mundo The Power Stone! (Bronze)
Jogue Power Stone pelo menos uma vez.

O poder de realizar sonhos (Prata)
Conclua Power Stone uma vez, usando continues ou não.

Briga de taverna (Bronze)
Em Power Stone, entre em combate no estágio Dullstown e jogue o seu oponente na prateleira à esquerda, como no vídeo abaixo.

Pode ser feito com um golpe normal ou agarrão. Se o modo Arcade não estiver facilitando, também pode ser feito no Versus.
Indo com tudo (Prata)
Conclua qualquer round em Power Stone sem receber dano.

Começo sólido (Bronze)
Jogue Power Stone 2.

Final perfeito (Prata)
Conclua Power Stone 2 pelo menos uma vez, com ou sem continues

Hijacking Hijinx (Bronze)
Em Power Stone 2, chegue no subchefe Pharaoh Walker. Para conseguir esta conquista, é necessário entrar na cabine que fica na parte superior e atirar alguns lasers. 

Primeiro cause dano em duas de suas patas, para que ele abaixe, e então pule e retire o capanga que está na cabine.
Um item rarefeito (Prata)
Power Stone 2 permite que itens sejam coletados durante a partida e o mais raro deles é a Light Stone, um diamante transparente. Como a aparição dos itens é aleatória, não há um método que garanta que a gema surja durante o modo Arcade.

Por isso, a tática aqui é sempre ficar de olho nos baús à medida que eles surgem e abrir o máximo possível antes de a luta ou o tempo acabar. A segunda parte da fase do avião é um bom lugar para tentar encontrar a joia, visto que há um córrego à esquerda que flui com diversos baús continuamente.

Obs.: Para esta conquista especificamente, não é recomendado utilizar o modo Versus. Há uma falha que não mostra a conquista no sistema de troféus, apesar de ela ser obtida, além de não computar dentro dos prêmios da própria coletânea. 
Deixe a amizade prevalecer! (Bronze)
Jogue Project Justice uma vez.

Unindo-se para a vitória (Prata)
Conclua Project Justice com qualquer trio, usando continues ou não.

A união faz a força (Bronze)
Em Project Justice é possível realizar golpes em equipe, chamados de Team Up Techniques, assim como contra-atacá-los também. Assim que a CPU realizar uma dessas técnicas, revide utilizando um soco e um chute de mesma intensidade para iniciar a animação de interrupção. Agora basta acertar seu oponente primeiro dentro da janela de tempo indicada para um revide bem-sucedido.


Uma verdadeira história de justiça (Prata)
O modo história de Project Justice tem diferentes finais, e alcançar alguns deles exige condições especiais, então aqui sugerimos que as lutas sejam feitas sempre com dois rounds. Confira a lista completa abaixo de cada episódio:
  • Taiyo High School A: Roy aparece
Escolha o trio de Taiyo High School e vença o capítulo 2 sem perder nenhum round.
  • Taiyo High School B: Batsu fujão
Escolha o trio de Taiyo High School e perca um round qualquer antes de concluir o capítulo 2.
  • Gorin High School A: Encontre Shoma
Escolha o trio de Gorin High School e no capítulo 2 use Shoma e Momo como sua dupla.
  • Gorin High School B: Encontre Natsu
Escolha o trio de Gorin High School e no capítulo 2 selecione Natsu e Robert como sua dupla.
  • Pacific High School
Basta concluir com o trio da Pacific High School.
  • Gedo High School A: Resgate Daigo
Escolha o trio da Gedo High School e finalize o capítulo 4 com um Team Up ou Party Up Technique. Use o mapeamento de controle para colocar ambos para execução com apenas um botão. 
  • Gedo High School B: Tragédia
Escolha o trio da Gedo High School e finalize a luta com qualquer outro golpe.
  • Justice High School
Basta finalizar a história com o trio de Justice High School.
  • Seijyun High School A: Resgate Daigo
Escolha o trio da Seijyun High School e finalize o capítulo 4 com um Team Up ou Party Up Technique.
  • Seijyun High School B: Capacete do irmão
Escolha o trio da Gedo High School e finalize a luta com qualquer outro golpe.
  • Darkside Student Congress
Conclua a história do trio Darkside Student Congress.

O Bilstein contra-ataca (Bronze)
Jogue Plasma Sword: Nightmare of Bilstein pelo menos uma vez.

Nada que eu não possa cortar (Prata)
Conclua Plasma Sword: Nightmare of Bilstein, usando continues ou não.

Quanto menor... (Bronze)
Em Plasma Sword, Gore e Luca podem encolher com o golpe Composition Reduction. Para realizá-lo, basta fazer o comando ↓↓→→←← + Start (provocação), ou alocar o movimento em um botão.

Assim que um deles ficar pequenino, o trofeuzão aparece na tela.
Ataque Shinobi (Prata)
Para encontrar Kaede ou Rai-on no modo Arcade de Plasma Sword, é necessário cumprir as seguintes condições:
  1. Não use continues;
  2. Derrote seu oponente dentro do limite de tempo;
  3. Vença pelo menos um oponente usando o Plasma Field;
  4. Nocauteie pelo menos três oponentes com o golpe especial de medidor de Plasma;
  5. Obtenha duas vitórias perfeitas (sem levar dano).
Se feito corretamente, um dos dois poderá aparecer nas fases 3, 4, 6 ou 7.
Obtendo o futuro verdadeiro (Prata)
Veja o final verdadeiro de qualquer personagem em Plasma Sword. Para conseguir o objetivo, acumule pelo menos 95.000 pontos até a fase 8 (jogando com dois rounds). Uma animação especial, seguida de uma luta, confirma que deu certo.

Sem correr e nem se esconder (Bronze)
Jogue todos os jogos da coleção pelo menos uma vez.

Dê tudo de si sem arrependimentos (Ouro)
Conclua o modo Arcade de todos os jogos da coleção pelo menos uma vez.

Lutadores perfeitos! (Ouro)
Para esta conquista, é necessário concluir todos os jogos com todos os personagens, incluindo os secretos. Eles podem ser selecionados utilizando os macetes originais ou habilitando sua escolha no menu principal. Ainda assim, alguns estão escondidos. Confira abaixo onde e como selecionar cada um:

Capcom vs. SNK: Millennium Fight 2000 Pro
Todos os personagens secretos ficam visíveis na tela se a escolha fácil estiver habilitada.

Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001
Todos os personagens secretos ficam visíveis na tela se a escolha fácil estiver habilitada.

Capcom Fighting Evolution
Todos os personagens secretos ficam visíveis na tela se a escolha fácil estiver habilitada.

Street Fighter Alpha 3 Upper
  • Shin Akuma: habilite a escolha de personagens secretos no menu EX, coloque o cursor sobre Akuma, segure Start e confirme sua escolha;
  • Final M. Bison: habilite a escolha de personagens secretos no menu EX, coloque o cursor sobre M. Bison, segure Start e confirme sua escolha.
Power Stone
  • Kraken: está escondido à esquerda de Falcon;
  • Valgas: está escondido à direita de Ryoma.
Power Stone 2
Todos os personagens secretos ficam visíveis na tela se a escolha fácil estiver habilitada.

Project Justice
Todos os personagens secretos ficam visíveis na tela se a escolha fácil estiver habilitada.

Plasma Sword: Nightmare of Bilstein
Todos os personagens secretos ficam visíveis na tela se a escolha fácil estiver habilitada.

Para poupar tempo, salve antes de iniciar a batalha final. Conclua o jogo, depois carregue o save, perca para o chefão, retorne para a tela de seleção de personagens e salve novamente. Assim, é só concluir com um novo personagem e recarregar a tela de seleção de lutadores com uma nova escolha direto na batalha final.

Vale lembrar que os jogos nos quais você pode escolher mais de um personagem (CvS, CvS 2, Capcom Fighting Evolution e Project Justice) sempre contam a conclusão para todos os membros da equipe, mesmo que eles não sejam utilizados de fato.

Esse macete não precisa ser utilizado em Street Fighter Alpha 3 Upper, já que há um código que leva direto a M. Bison, como mostrado no troféu “Direto ao Ápice”. Também não é muito útil utilizá-lo em Project Justice, pois inevitavelmente iremos utilizar todos os trios para ver todos os finais do modo História, não sendo necessário repetir a dose no Arcade.

Em Power Stone 2, essa técnica não é tão útil, já que o jogo não salva na tela de seleção de personagens e, sim, na animação que antecede a batalha final. É necessário sempre jogar, perder, escolher outro personagem, concluir, carregar o save de novo, perder mais uma vez e, aí sim, selecionar um novo lutador. É o título que toma mais tempo para ser concluído, seja com esse atalho, seja pelo método convencional.
Mestre do Capcom Fighting Collection 2 (Platina)
Após desvendar cada detalhe deste compilado nostálgico, o troféu de platina é conquistado com bastante merecimento. Parabéns!


Revisão: Ives Boitano

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Carlos França Jr.
é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no @carlos_duskman
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