Ubisoft libera ferramenta open-source Chroma para desenvolvimento de experiências inclusivas para pessoas com daltonismo

Ferramenta pode ser obtida no Github e usada para ajudar na testagem e desenvolvimento de jogos.

em 14/04/2025
Como parte da Game Accessibility Conference, Ubisoft liberou o acesso à ferramenta Chroma. Utilizado há anos pela empresa para auxiliar no desenvolvimento de experiências acessíveis a pessoas com daltonismo, o programa está disponível não apenas de forma gratuita, mas também com o seu código aberto no Github para que outros desenvolvedores possam trabalhar em cima do modelo.

O Ubisoft Chroma foi desenvolvido pela equipe de controle de qualidade da Ubisoft na China para tentar melhorar a experiência de pessoas com daltonismo nos jogos da empresa, detectando potenciais problemas. A ideia da ferramenta é simples: ela aplica filtros de daltonismo em tempo real sem comprometer o desempenho para que a equipe de testes possa fazer a sua avaliação.

De acordo com a página do Github, o programa não está restrito a uma engine específica e pode simular todos os tipos de daltonismo. A principal vantagem da ferramenta é a sua capacidade de tirar screenshots e capturar a tela de gameplay em tempo real para auxiliar na detecção dos problemas.

Fonte: Ubisoft (press release)

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Ivanir Ignacchitti
é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.