Spectre Divide encerrará servidores antes de 12 de abril; estúdio responsável também fechará

Decisão foi atribuída à falta de jogadores ativos e dificuldade para cobrir custos.

em 13/03/2025

Spectre Divide
, jogo de tiro gratuito em primeira pessoa de modelo 3v3, está com os dias contados. A Mountaintop, desenvolvedora do título, anunciou ontem (12) que seus servidores serão encerrados em trinta dias, citando problemas financeiros como motivo. O estúdio também será fechado no fim desta semana.

Em mensagem ao público, o co-fundador e CEO da Mountaintop, Nate Mitchell, afirmou que a quantidade de jogadores ativos de Spectre Divide durante sua primeira temporada ficou aquém das expectativas do time. 

O fim do serviço do game foi anunciado apenas duas semanas após seu lançamento para consoles e início da primeira temporada: ambos ocorreram em 25 de fevereiro de 2025. 

Confira abaixo a declaração completa de Mitchell, traduzida para o português:

Já se passaram duas semanas desde que lançamos Spectre Divide, Temporada 1: Flashpoint. Somos incrivelmente gratos pela positividade e apoio que vocês mostraram neste tempo curto.

Infelizmente, o lançamento da Temporada 1 não chegou ao nível de sucesso que precisávamos para sustentar o jogo e manter a Mountaintop em pé.

Estávamos otimistas a respeito da primeira semana. Cerca de 400 mil pessoas jogaram nosso jogo, e o pico de jogadores consecutivos foi de cerca de 10 mil, somando-se todas as plataformas. Mas com o passar do tempo, não recebemos jogadores ativos ou receita suficientes para cobrir os custos diários de Spectre Divide e do estúdio.

Desde o lançamento para PC, nós fizemos o impossível com o capital que nos sobrava, mas, a este ponto, estamos sem fundos para apoiar o jogo. Isso significa que a Mountaintop estará fechando as portas ao fim desta semana.

Esperamos tirar Spectre Divide do ar dentro dos próximos 30 dias, mas planejamos desabilitar novas compras e reembolsar qualquer dinheiro gasto desde o início da Temporada 1 via plataformas. Daremos mais informações a respeito disso em breve.

Tentamos todas as alternativas possíveis para seguir em frente, incluindo procurar por uma publicadora, investimento adicional, e/ou uma aquisição do estúdio. No fim das contas, não conseguimos fazer nada dar certo. A indústria está em maus bocados atualmente.

Dói muito ter de dar esta atualização. Amamos Spectre Divide e estamos incrivelmente orgulhosos do que construímos com a nossa comunidade.

Representando o time inteiro da Mountaintop, eu quero agradecer à comunidade de Spectre Divide por todo o suporte que recebemos nesses últimos anos. Nós adoramos cada minuto, e vamos sinceramente sentir falta de vocês. Agradecemos especialmente aos nossos maravilhosos investidores, também. Sem vocês, Spectre Divide não poderia ter saído do papel.

Esse sempre foi um projeto de paixão para nós, nascido do nosso amor pelo gênero FPS. Nós fomos um time indie de pessoas insanamente talentosas que se juntaram a partir de cada canto do mundo para fazer um jogo no qual acreditávamos.

Queríamos entregar algo inovador e original em um gênero cheio de opções, algo que juntaria amigos ao redor de momentos inesquecíveis. Nós agitamos o formato, criamos um estilo de arte e universo estimulantes, e fizemos parcerias com alguns dos nossos heróis. Todos nós sabíamos desde o começo que a sorte não estava do nosso lado, mas foi esse o risco que tomamos. Nunca foi uma aposta certeira. Fomos atrás mesmo assim.

Sofremos algumas provações duras bem no começo, quando lançamos o jogo em setembro. Mas nosso time recobrou as forças e deu tudo de si para abordar o feedback importantíssimo de vocês durante a Temporada 1. Fizemos grandes mudanças e melhorias para praticamente todas as áreas do jogo e o trouxemos para consoles. Mesmo não tendo sido o suficiente para alcançar o sucesso financeiro, nós não caímos sem lutar com tudo que tínhamos.

Desenvolver jogos é algo cheio de reviravoltas e surpresas, e a indústria mudou dramaticamente desde que começamos o projeto em 2020. Apesar de termos errado a mão desta vez, não trocaríamos essa jornada por nada.

Isso é tudo que temos a dizer. Nos vemos por aí.

- Nate Mitchell e a equipe da Mountaintop

Fonte: Gematsu

Siga o Blast nas Redes Sociais
Hiero de Lima
Jornalista formada pela PUC-SP e eterna apaixonada por videogames, especialmente aqueles japoneses de mistério. Sempre tem alguma redação gigante para escrever depois que zera um Yakuza.