Impressões: Maliki: Poison of the Past brinca com o tempo em um RPG promissor

O título promete trazer uma aventura leve e bem-humorada, além de um sistema de combate por turnos bastante curioso.

em 24/02/2025
Desenvolvido pela Blue Banshee e com lançamento previsto para PC e Nintendo Switch em 11 de março, Maliki: Poison of the Past é um RPG que promete trazer a manipulação do tempo como um elemento crucial nos combates e na resolução de puzzles. Tivemos a oportunidade de explorar uma parte do jogo em uma demo antecipada e viemos compartilhar nossas impressões.

Vegetais ameaçam o mundo

A trama de Maliki: Poison of the Past começa em um dia aparentemente comum, com pessoas e carros circulando normalmente pelas ruas. De repente, vinhas emergem do chão e monstros com aparência de plantas começam a atacar os cidadãos.

Em meio ao caos, conhecemos Sand, uma jovem que, prestes a ser alcançada por uma dessas criaturas hostis, é misteriosamente transportada para um local seguro. Lá, ela se depara com um grupo de personagens excêntricos liderados por uma enigmática garota chamada Maliki.

Após alguns eventos e muita conversa, descobrimos que o local em que fomos parar está fora do tempo e que o responsável pela catástrofe que assola o mundo humano é Poison, um monstro vegetal que ameaça destruir o equilíbrio do espaço-tempo.

Com a introdução de Sand, o grupo embarca em uma jornada para restaurar o fluxo temporal e impedir que Poison destrua a humanidade. De acordo com os materiais de divulgação, essa aventura nos levará a explorar diferentes eras.

Com base no que experimentamos na demo, a trama de Maliki: Poison of the Past é leve e recheada de humor. Além disso, os personagens apresentados até agora são carismáticos e interessantes, com destaque especial para Maliki, que parece esconder segredos importantes. Vale destacar ainda que o título está legendado em português.


Manipulando o tempo para resolver enigmas

A jogabilidade de Poison of the Past se divide entre exploração e combates por turnos. Durante a navegação, encontramos diversos puzzles que exigem a manipulação temporal para serem resolvidos.

Até o ponto em que jogamos, os desafios foram bastante simples, consistindo principalmente em avançar ou retroceder o tempo de objetos para acessar diferentes ambientes. Um detalhe interessante é a presença de alguns enigmas opcionais que rendem recompensas úteis.

Outro sistema que merece ser mencionado é o gerenciamento do Domínio, a base onde o grupo dos “salvadores temporais” se refugia. Nessa área, podemos plantar diferentes hortaliças e utilizá-las para preparar refeições que concedem bônus durante os embates.

O tempo também é relevante nos combates

O sistema de batalha de Maliki: Poison of the Past segue o modelo tradicional por turnos, com a ordem das ações sendo exibida em uma linha do tempo. Na demo, tivemos a oportunidade de controlar Sand e uma garota chamada Fang.

Além dos ataques padrão, cada personagem possui habilidades especiais associadas a diferentes elementos. Como de praxe em jogos do gênero, resistências e fraquezas desempenham um papel fundamental nos confrontos.

O grande diferencial das lutas está em uma mecânica que nos permite manipular a linha do tempo para criar situações variadas. Isso inclui sincronizar os aliados para realizar combos e até manipular os turnos enviando inimigos para o passado ou para o futuro.

Embora a demo tenha sido curta e não tenha revelado todos os detalhes do sistema de combate, a expectativa é de que, com um grupo completo, a manipulação do tempo e as diferentes especializações dos personagens ofereçam possibilidades estratégicas ainda mais interessantes.


Algumas preocupações

Maliki: Poison of the Past apresenta diversas qualidades que o tornam um título promissor e nos deixam com boas expectativas. No entanto, a demo também revelou alguns aspectos que merecem atenção.

O principal deles são os bugs. Com certa frequência, nos deparamos com um erro em que a personagem ficava “flutuando” em determinados pontos do cenário. Outro problema recorrente ocorreu na interface, na qual a troca das ferramentas agrícolas não atualizava corretamente a imagem do objeto em mãos.

Além disso, o sistema de plantio pareceu um pouco superficial. Embora seja possível criar alimentos, o conteúdo relacionado ao Domínio deixou a impressão de ser pouco relevante e facilmente ignorável. Resta torcer para que essa sensação não se mantenha no jogo completo.

Um RPG promissor

Maliki: Poison of the Past se apresenta como um RPG promissor, combinando uma narrativa interessante e bem-humorada, personagens carismáticos e uma curiosa mecânica de manipulação do tempo que promete ser relevante tanto na exploração quanto nos combates. Desde que a boa premissa seja bem aproveitada e que os pequenos bugs sejam corrigidos até o lançamento, o título tem tudo para oferecer uma experiência divertida.

Revisão: Ives Boitano
Texto de impressões produzido com demonstração cedida pela Ankama Games
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Lucas Oliveira
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