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League of Legends: confira os detalhes da temporada de 2025

Novo monstro épico, alterações em Summoner’s Rift e um sistema de recompensas reformulado marcam o início de uma nova era para o título.

em 25/11/2024
Após um ano de experimentações e promessas sobre o futuro do título, League of Legends passará por mudanças significativas em 2025. Buscando revitalizar um jogo que já conta com quinze anos de história, o próximo período trará alterações para mexer nas estruturas conhecidas do MOBA mais popular da atualidade. Vamos conferir o que a Riot Games está preparando para o nosso querido “LoLzinho”.

Uma temporada de novidades

A estrutura de ranqueadas de League of Legends sofreu alterações em 2024, implementando duas temporadas no ano, em vez de apenas uma, como era desde o início. No entanto, para o próximo ano, a estrutura sazonal será dividida em três partes divididas em dois atos, com cada temporada trazendo um tema específico. Para inaugurar essa nova fase, o primeiro tema será Noxus, uma região de Runeterra conhecida por seu império forte e impiedoso.

A temática de Noxus não estará limitada a linhas de skins ou minigames no cliente, como muitos poderiam esperar. Finalmente, Summoner’s Rift receberá alterações não apenas visuais, mas também mecânicas. O mapa principal raramente passa por esse tipo de novidade, dado o impacto que mudanças podem ter no cenário competitivo. Contudo, é animador ver a Riot Games disposta a sair de sua zona de conforto.

Diversos elementos do mapa serão adaptados para refletir o tema noxiano. Os lojistas terão trajes inspirados no povo da região, as torres terão um novo design com animações atualizadas, e toda a estética do campo de batalha será ajustada para se alinhar à identidade de Noxus. Apesar de as alterações respeitarem os limites do que conhecemos de Summoner’s Rift, essa renovação é um sopro de ar fresco para um mapa frequentemente considerado estagnado.

Uma nova mecânica chamada “Proezas de Força” será introduzida nesta temporada, recompensando os jogadores que se arriscarem mais no início do jogo. Realizar feitos como o First Blood, destruir a primeira torre e derrotar três monstros épicos da selva concederá um aprimoramento para as botas de nível 2, desde que ao menos dois desses objetivos sejam alcançados. O bônus substituirá o ganho extra de ouro nesses objetivos iniciais. Além disso, a equipe que acumular as Proezas poderá acessar botas de nível 3, cada uma com benefícios específicos.

Espero que essa mudança seja devidamente balanceada no early game, e a Riot já indicou que o foco será exatamente esse. A implementação da mecânica visa reduzir o impacto de equipes que acumulam vantagens muito cedo, criando uma diferença desproporcional entre os times que estão vencendo e perdendo.

Outra mudança para equilibrar o jogo e evitar situações de backdoor será o renascimento das torres que protegem o Nexus, semelhantemente aos inibidores, após um período. Isso deve minimizar a frequência com que o Nexus fica vulnerável a campeões como Shaco ou outros personagens de alta mobilidade, aliviando a necessidade de monitoramento constante.

Uma adição inesperada à fórmula do jogo é a chegada de um novo monstro épico: Atakhan, o Emissário da Devastação. Ele surgirá na parte superior ou inferior de Summoner’s Rift aos 20 minutos de partida, com base na quantidade de dano e abates ocorridos até os 14 minutos. Vindo diretamente de uma carta poderosa de Legends of Runeterra, Atakhan terá duas variações dependendo do ritmo da partida: Atakhan Devastador para jogos mais intensos e Atakhan Voraz para os mais tranquilos. Derrotar o demônio concederá benefícios distintos, como um bônus de renascimento único para o Voraz e Rosas de Sangue para o Devastador.

As Rosas de Sangue são uma nova planta introduzida na selva. Elas aparecem com Atakhan e oferecem força adaptativa acumulável e um pequeno ganho de experiência para toda a equipe. As Rosas surgem no local onde um campeão foi abatido, próximo ao monstro. A inclusão de Atakhan e das Rosas visa não apenas variar os objetivos das partidas, mas também trazer maior dinamismo ao midgame. Isso resultará em mudanças nos tempos de aparição do Arauto e do Barão, agora previstos para 16 e 24 minutos, respectivamente. Ainda assim, a Riot destacou que o foco não é aumentar a duração das partidas e que monitorará de perto qualquer impacto nesse sentido.

Mudanças de runa, itens, novo modo e ranqueadas

Tradicionalmente, um novo ano significava novos itens e alterações nos elementos sistêmicos de League of Legends. Para 2025, as mudanças incluem novidades significativas nas runas: Orbe Nulificador, Globos Oculares, Sentinela Zumbi e Poro Fantasma sairão de cena para dar lugar às seguintes adições:
  • Arcanista do Axioma: aumenta o dano, escudo ou cura da ultimate do campeão e devolve parte do tempo de recarga.
  • Sentinela Profunda: aprimora as sentinelas invisíveis (wards), concedendo mais um ponto de HP e maior tempo de vida.
  • Sexto Sentido: permite que as sentinelas invisíveis fiquem visíveis e, a partir dos 11 minutos, possam ser destruídas.
  • Recordações Macabras: oferece cinco de aceleração de habilidade de sentinela e concede três de aceleração no tempo de recarga da ultimate no modo ARAM.
No que diz respeito aos feitiços, o destaque foi para o Teleporte, alvo de várias alterações nos últimos anos. Para equilibrar seu uso e reduzir sua função como um “botão de correção de erros”, o Teleporte passará por mudanças importantes: ao teleportar para uma unidade, o movimento do campeão não será mais instantâneo. Agora, o campeão percorrerá visualmente o trajeto até o ponto indicado, sendo esse deslocamento mais rápido caso o feitiço esteja na forma de Teleporte Despertado.

Além desses ajustes mecânicos, um novo modo será implementado: o Jogo Dinâmico, voltado exclusivamente para o público casual. As mudanças incluem ganho acelerado de ouro e experiência, objetivos como monstros épicos surgindo mais cedo, recuperação mais rápida para jogadores em desvantagem, recompensas compartilhadas por abates de minions para aliados próximos, entre outros ajustes.

O objetivo é manter elementos estratégicos de Summoner’s Rift, mas com maior dinamismo, diferenciando-se do ARAM, que foca apenas em batalhas de equipe. Os testes para o modo começarão em janeiro de 2025, no patch 25.S1.1, substituindo o Jogo Rápido.

No competitivo, algumas novidades e retornos estão planejados. O MMR (fator que define a habilidade dos jogadores para o pareamento) voltará ao padrão de reiniciar no começo do ano, como era antes de 2024. Além disso, o sistema de escalonamento e outras características retornarão ao modelo de 2022, o que promete agradar jogadores que sentiam um desgaste nas filas ranqueadas mais recentes.

Ainda no modo ranqueado, as skins vitoriosas terão requisitos mais simples para serem obtidas. Em vez de alcançar o nível Ouro, será necessário apenas jogar 15 partidas no modo ranqueado para garantir o visual. Os cromas, no entanto, permanecerão vinculados aos objetivos tradicionais. Essa mudança é um incentivo bem-vindo para atrair jogadores casuais ao cenário competitivo.

Por fim, para os jogadores de alto nível (Diamante ou superior), o reset de MMR será menos agressivo, garantindo uma transição mais suave entre as temporadas.

Mudanças comerciais e o Arauto da Máquinas

As microtransações e recompensas foram um foco considerável durante a apresentação, um tópico que já vem sendo debatido pela comunidade há algum tempo. O que mais surpreendeu foi o anúncio da remoção do sistema tradicional de baús e chaves, algo inédito até agora. Essa mudança visa simplificar a complexidade gerada pelas diversas formas de recompensas no jogo. Felizmente, os jogadores que optam por não gastar dinheiro continuarão recebendo recompensas, agora por meio de um sistema reformulado, que mantém elementos de aleatoriedade.

O Passe de Temporada será completamente retrabalhado. A partir de agora, sempre haverá um passe ativo, substituindo o modelo atual, no qual passes surgem apenas em eventos específicos. Os jogadores gratuitos terão acesso a nove tipos de recompensas ao jogar e completar desafios. Essas recompensas incluem:
  • Uma skin permanente da temporada vigente;
  • Uma skin aleatória de até 975 RP;
  • Um título;
  • Dois emotes;
  • Dois emotes aleatórios;
  • Três ícones;
  • Dois ícones aleatórios;
  • Quatro cápsulas de campeão;
  • 4.750 Essência Azul, que podem ser adquiridas repetidamente ao concluir o passe.
Para quem optar pelo Passe Pago, a principal novidade será a inclusão da skin prestígio como recompensa final do passe, eliminando a necessidade de tokens específicos para adquiri-la. Além disso, as skins prestígio terão uma temática própria, em vez de serem baseadas em linhas de skins já existentes. Além das recompensas disponíveis no passe gratuito, os jogadores que comprarem o passe também ganharão:
  • Três Centelhas Ancestrais;
  • Uma skin prestígio;
  • Três skins de recompensa;
  • Três bordas;
  • Sete orbes;
  • Um banner;
  • Uma skin de sentinela;
  • Dois emotes;
  • Dois ícones;
  • 1.000 Essência Laranja, com 25 adicionais repetíveis a cada cinco níveis após o nível 50.
Como em outros passes de batalha de jogos similares, será possível comprar níveis caso o jogador precise acelerar o progresso para completar os objetivos.

Por fim, acompanhando a conclusão da animação Arcane, a Riot anunciou o tão aguardado rework VGU de Viktor. Além de apresentar uma nova história mais alinhada com os eventos da série e um visual reformulado, suas mecânicas também passarão por ajustes. No entanto, a desenvolvedora garantiu que seu estilo de jogo característico será preservado, e poderemos experimentar suas novas habilidades no servidor de testes (PBE) amanhã, 26 de novembro.

Uma nova chance para revitalização

Em 2023, foi prometido que o ano de 2025 traria mudanças significativas para League of Legends. Apesar do próprio diretor ter admitido que usou palavras um tanto exageradas na ocasião — especialmente diante dos rumores de uma possível troca de motor gráfico, algo muito solicitado pelos jogadores —, ficou claro que a Riot Games está comprometida em revitalizar um jogo que, mesmo consolidado, sempre pode sofrer com o desgaste. Afinal, estamos falando de um MOBA com quase 15 anos que ainda preserva suas bases originais.

É evidente que promessas precisam ser colocadas em prática, e os resultados dessas iniciativas só serão vistos ao longo dos próximos meses. Contudo, no que diz respeito à diversidade de conteúdo e, principalmente, aos incentivos para jogadores mais casuais (como eu), o jogo parece estar no caminho certo. Seja no “Samuel Rito” ou no meu querido "Aramzinho", há razões para voltar aos campos de batalha de League. Agora resta esperar se a evolução será tão gloriosa quanto o prometido.

Revisão: Beatriz Castro
Texto produzido com informações cedidas antecipadamente pela Riot Games
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Estudante de enfermagem de 25 anos, está nesse mundo dos joguinhos desde criança. Fã de games com vibe mais arcade e arqueólogo de velharias, mas não abandona experiências mais atuais. Acompanha a mídia de podcasts, dublagem e ouvinte assíduo de VGM. Pode ser encontrado como @AlecFull e semelhantes por aí.
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