gamescom latam 2024: Hands-on: Arranger: A Role-Puzzling Adventure traz simplicidade e desafio em um puzzle bem-bolado

em 02/07/2024

Arranger: A Role-Puzzling Adventure , criação da desenvolvedora argentina Furniture & Mattress LLC, foi um dos finalistas do prêmio Best... (por Juliana Paiva Zapparoli em 02/07/2024, via GameBlast)


Arranger: A Role-Puzzling Adventure
, criação da desenvolvedora argentina Furniture & Mattress LLC, foi um dos finalistas do prêmio Best Game Latin America de 2024. Obviamente, o jogo esteve presente para demonstração na primeira edição da gamescom latam, que aconteceu nos dias 26 a 30 de junho, e eu tive a oportunidade de experimentar esta aventura em primeira mão.

A busca pelo autoconhecimento

Neste simpático e colorido indie, controlamos a garotinha Jemma, que é considerada uma “desajustada” por todas as pessoas da cidadezinha em que vive. Certo dia, a protagonista decide partir em uma jornada de autoconhecimento, deixando todo mundo para trás.

Porém, o “mundo lá fora”, embora possa trazer as respostas que Jemma busca, não é acolhedor. Há perigos ocultos e nossa protagonista precisa encontrar meios para lidar não apenas com eles, mas também com seus próprios medos e incertezas — e tudo isso em uma campanha de duração de oito a dez horas, segundo a página do jogo no Steam.


Obviamente, a demo disponibilizada na gamescom não me deixou explorar todo o potencial deste curioso título, mas que me deixou com vontade de continuar jogando, deixou; de acordo com a página do jogo no Steam, a campanha principal dura entre oito e dez horas. No entanto, uma coisa que achei bem bacana é que o jogo traz cutscenes em forma de histórias em quadrinhos que ilustram alguns acontecimentos-chave da narrativa.

Também quero comentar que o estilo visual de Arranger é colorido e carismático, com boa variação de cenários e desafios. Além disso, do que pude perceber, o jogo parece possuir uma competente localização para o português brasileiro, com diálogos bem-humorados e linguagem acessível, o que aumenta ainda mais o alcance do game não só pelo seu gênero, que é um pouco nichado, mas também porque mais pessoas poderão aproveitar a aventura de Jemma.

Um puzzle para colocar a caixola para funcionar

Já de início me senti cativada com a jogabilidade de Arranger: a movimentação se dá em uma grade única e interconectada, isto é, sempre que movemos Jemma, os objetos dos cenários na mesma linha mudam de lugar. Essa escolha de gameplay ajuda a reforçar a natureza do jogo, já que todo e qualquer movimento gera novos quebra-cabeças que temos que resolver para avançar, seja superando obstáculos, seja transportando itens de um lugar para outro.

Apesar de fazer menção ao gênero RPG, este título da Mattress & Furniture apenas pega emprestado o sistema de missões para deixar a jogatina mais diferenciada. Existem também algumas porções de combates, nas quais precisamos achar um meio de levar uma espada ao espaço ocupado pelo inimigo.


Fora esses combates simplificados, também precisei resolver puzzles dentro de puzzles. Na demo, alguns deles envolveram posicionar objetos em cima de chaves para habilitar passagens e remover obstáculos que me impediam de atacar os inimigos.

A princípio, as coisas me pareceram bem simples e meu progresso foi rápido, mas, depois de um tempo, recorri a meu amigo Ivanir, que me acompanhou durante essa experiência, para pedir dicas — ou seja, em Arranger, nada é, de fato, como parece ser. Ao menos, o jogo é altamente customizável em termos de dificuldade, nos deixando ativar ou desativar indicadores de caminho, log de quests e outras ferramentas.

Promissor em vários sentidos

Com lançamento previsto para 25 de julho no PC (via Steam), MacOS e PS5, Arranger: A Role-Puzzling Adventure é uma ótima pedida para fãs de puzzle e aventura, especialmente para as pessoas que adoram quebra-cabeças diferenciados. Aqui, cada passo que damos muda as coisas de lugar, e nos resta descobrir como avançar sem atravancar o caminho.


Revisão: Davi Sousa
Fotos: Ivanir Ignacchitti
Siga o Blast nas Redes Sociais

Também conhecida como Lilac, é jornalista e atualmente trabalha com assessoria de imprensa. Fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por Heru.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).