Blast Test

Impressões: Seablip traz ideias familiares para um promissor mundo de piratas

Mesmo em Acesso Antecipado, este RPG mostra como suas ideias já estão bem estruturadas.

em 11/06/2024

Lançado em Acesso Antecipado para PC no mês passado, Seablip é um RPG de mundo aberto com temática de pirata focado na exploração e no combate entre navios. Com um pouco de Terraria e um tanto de Stardew Valley, este jogo chama a atenção pela variedade de mecânicas e possibilidades dentro de seu mundo e nos convida para uma relaxante e agradável aventura de piratas.

Um mundo aberto de piratas

Seablip se passa em uma região tomada por piratas. No entanto, um dos grandes perigos que presenciamos é a Octopus Company, uma organização que caça e mata milhares de baleias e um dos grandes mistérios que temos que desvendar é o motivo por trás disso. No controle de um pirata iniciante, acabamos entrando no meio de uma confusão entre a organização e o nosso avô William.




Sendo um dos principais opositores à empresa, William rouba uma importante carta dos vilões e acaba se sacrificando para que o segredo presente nela fique seguro conosco. Na posse da carta, começamos a procurar uma forma de acabar com a Octopus e vingar a morte do nosso avô enquanto crescemos em meio a esse mundo hostil.

Logo a princípio, podemos personalizar nosso personagem a partir de algumas opções de roupas e características físicas. Além disso, devemos escolher alguns elementos para o nosso navio, como diferentes canhões para defesa. Sendo um RPG, ele nos dá liberdade para tomar algumas decisões em relação à evolução do protagonista, tendo efeitos diretos, principalmente, no combate com outros piratas.




Antes mesmo de partir para os sete mares, somos apresentados a uma série de mecânicas que vão influenciar diretamente na jogatina. E aqui as semelhanças com jogos como Terraria e Stardew Valley já começam a aparecer, principalmente nos visuais. As ilhas são construídas em 2D e em gráficos pixel art, lembrando muito o RPG da Re-Logic, enquanto os elementos da interface se assemelham com o simulador do Eric Barone.

Além disso, mecânicas de pesca, mineração e colheita também estão presentes. O grande diferencial é que sua utilidade está voltada para a vida pirata, sendo possível comprar melhorias para o nosso barco, trabalhar o relacionamento com a nossa tripulação e comercializar itens, atividade necessária para ganhar dinheiro. 



Combate tático e bem desenvolvido

Seablip é o nome de uma das ilhas que compõem o mundo aberto que exploramos. Quando lançados ao mundo aberto, podemos navegar livremente pelas águas, sendo possível interagir com outros piratas e entrar nas demais ilhas. Cada uma delas é cheia de NPCs com quem podemos dialogar e receber missões, estas nos recompensado com itens e dinheiro.

As missões podem estar relacionadas à caça de piratas malvados, levar uma carta para outros NPCs ou realizar consertos de portos e crafting de itens. Na atual versão, elas são variadas o suficiente para nos dar uma jogatina diversa e relaxante. Navegar pelo mundo é divertido e mesmo com o perigo relacionado com a Octopus, não há elementos que nos dão aquele senso de urgência.




O grande destaque, no entanto, fica para o combate em tempo real. Nestes casos, a tela é dividida ao meio exibindo os dois barcos e nossa interação passa a ser como um point-and-click. Nossa responsabilidade passa a ser gerenciar a tripulação do barco, de forma que todas as necessidades sejam atendidas.

Por exemplo, enquanto um personagem fica responsável por atirar com o canhão, outro começa a consertar os estragos e um terceiro bombeia água para fora da embarcação. Esse é só o exemplo mais simples, pois à medida que compramos barcos maiores, teremos mais tripulação e funções para exercer. Para infligir dano, basta selecionar qual parte do barco inimigo queremos acertar, sendo que cada alternativa nos leva a resultados diferentes.

Uma ressalva que fica é o tutorial, que não é intuitivo para ensinar o combate. Precisei de umas três tentativas até começar a entender o que estava acontecendo, visto que o texto não era claro para explicar como agir. Apesar disso, consigo ver muito potencial nesse sistema, principalmente com mais opções de canhões e estruturas de embarcações.



Vocês estão prontas, crianças?

Mesmo em Acesso Antecipado, Seablip mostra que sua combinação de mecânicas pode dar um resultado divertido. Mesmo com a inspiração em jogos populares, acredito que este RPG tem potencial para se tornar marcante, principalmente levando em conta o que as futuras atualizações podem trazer, como novas ilhas com missões e piratas para caçar. Sua versão final ainda não tem data de lançamento, mas deixo minha recomendação para quem for entusiasta do gênero.

Revisão: Beatriz Castro
Texto de impressões feita com cópia digital cedida pela Vibedy


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.