Calendário de eventos de junho: confira as transmissões que vão rolar a partir do dia 6

O hype de junho vai começar.


A cada ano, o início de junho era um momento de alvoroço na indústria de videogames, pois era quando acontecia a E3. A feira que era o grande palco para revelar as maiores novidades e para deixar as pessoas experimentarem os jogos anunciados. Muitos passos importantes de consoles e jogos foram mostrados ao público naqueles auditórios, em uma competição para se sobressair sobre os concorrentes. Era costumeira a pergunta: quem ganhou a E3? 

Esse evento não existe mais, mas deixou uma marca forte o bastante para muitos ainda chamarem o período de "não-E3". A questão é que a indústria continuou com suas próprias pernas e, nesta era digital, muitas novidades continuam sendo concentradas no começo de junho.

Em 2024 não será diferente. Teremos o Summer Game Fest, realizado por Geoff Keighley, agregando outras apresentações além dela. Haverá também diversas transmissões produzidas por grandes empresas e por comunidades independentes. Algumas delas possuem trailers mostrando parte do catálogo que pretendem exibir, confira abaixo. 

Ao longo de cinco dias, entre 6 e 10 de junho, serão mais de dez apresentações para ficar ligado. Por isso, organizamos um calendário para você acompanhar a "não-E3" 2024, já no horário de Brasília e com os links disponíveis para assistir. Nós também estaremos de olho para fornecer as muitas notícias que surgirão.

Vale lembrar que a PlayStation já fez o State of Play no dia 30 de maio e hoje (4) ocorreu a OTK Games Expo e a Best Indie Games Summer Showcase. A Nintendo já confirmou que fará uma Direct neste mês, mas ainda não divulgou a data, afirmando apenas que não tratará do sucesso do Switch.

6 de junho

Guerrila Collective: 14h



A apresentação da Guerrila Collective iniciou em 2020, quando a E3 foi suspensa devido à pandemia de covid-19. Em seu quinto ano, o evento voltado a divulgação de jogos independentes trará diversos títulos e, em seguida, continuará a transmissão para destacar jogos das publicadoras Joystick Ventures, Assemble Entertainment e Top Hat Studios. O evento também terá uma versão presencial em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assista aqui.

7 de junho

Access-Ability Summer Showcase: 12h



Esta será a segunda edição do evento da Access-Ability, organizado por Laura Kate Dale, cujo foco estará em demonstrar o design de acessiblidade de cada jogo exibido. A transmissão abordará 20 games e terá a participação de jogadores com deficiências e consultores de acessibilidade. Assista aqui.

Summer Game Fest: 18h


A transmissão deverá ter cerca de duas horas, trazendo mais conteúdo de jogos já anunciados do que  títulos inéditos. Entre eles, estão Dragon Ball: Sparking! Zero, Metaphor: ReFantazio, Monster Hunter Wilds, Kingdom Come: Deliverance 2 e The First Descendant. Já entre as novidades só sabemos que a 2K Games revelará seu próximo jogo de uma série famosa. 

Para gerenciar o hype, Keighley também fez questão de mencionar alguns títulos que NÃO aparecerão no evento: Grand Theft Auto VI, Metal Gear Solid: Delta, Kingdom Hearts 4 e Wolf Among Us 2.  Assista aqui.

Days of the Devs: 20h




Desde 2012, a desenvolvedora Double Fine e a produtora iam8bit realizam o Day of the Devs, um  evento de curadoria para promover jogos independentes. Ele será transmitido na sequência da Summer Game Fest. Assista aqui.

Devolver Direct: 21h



A irreverente publicadora anunciou que o evento será a celebração do 15° aniversário de Volvy, sua mascote, mas é a própria empresa quem completa essa marca no mês de junho. Além de trailers de jogos, esperamos a sátira bem humorada que a Devolver Digital faz com os próprios eventos de games. Assista aqui.

Metaphor ReFantazio: Atlus Exclusive Showcase 02: 22h



Na noite de abertura da Summer Game Fest, A Atlus fará uma nova apresentação voltada a seu JRPG que será lançado em 11 de outubro. Nos dias 8 e 9 a empresa fará no Japão a primeira ATLUS Fes, com demos disponíveis ao público tanto para Metaphor: ReFantazio como para Shin Megami Tensei V: Vengeance. Assista aqui.

8 de junho 

Future of Play Direct: 12h


Inspirada no formato do programa de animações Toonami, a apresentação do movimento GLITCH de criadores de jogos terá sua quinta edição. Entre os jogos mostrados estará o próximo título da desenvolvedora brasileira Studio Pixel Punk (de Unsighted). Assista aqui.

Wholesome Direct: 13h



Como em anos anteriores, a apresentação será recheada de jogos: são mais de 70 prometidos, então esperamos ver dúzias de games no estilo do evento: aconchegantes e sadios (em inglês: wholesome). Assista aqui.

Latin American Games Showcase: 14h

Dedicada a títulos de desenvolvedores da América Latina, a transmissão mostrará mais de 70 jogos em 90 minutos, com apoio de publicadoras como Devolver Digital, Raw Fury e Fellow Traveller. Assista aqui.

Women-Led Games: 15h30



Ainda não temos mais detalhes de como será, mas, como o nome diz, a apresentação será voltada a jogos de desenvolvedoras lideradas por mulheres. Assista aqui.

Future Games Show: 16h

O evento digital da GamesRadar promete ser o mais ambicioso que já fizeram e contará com mais de 40 títulos. Os apresentadores serão os dubladores em língua inglesa Roger Clark (Arthur Morgan, de Red Dead Redemption 2) e Britt Baron (Tifa, de Final Fantasy 7 Rebirth). Assista aqui.

9 de junho

Xbox Games Showcase & Call of Duty: Balck Ops 6 Direct: 14h



A vez da Microsoft promete jogos da casa, incluindo títulos da recém-adquirida Activision-Blizzard, Bethesda e Xbox Game Studios. Assim como fez com Starfield em 2023, desta vez Call of Duty: Black Ops 6 terá os holofotes com uma Direct dedicada que acontecerá na sequência. Assista aqui.

PC Gaming Show: 17h

O evento da PC Gamer completará 10 anos com uma transmissão envolvendo mais de 70 jogos, como Citizen Sleeper 2, Streets of Rogue 2 e Windblown, além de anúncios inéditos. Assista aqui.

10 de junho 

Ubisoft Forward: 16h

A Ubisoft fará seu evento para mostrar mais de seus jogos, focando principalmente em três deles: Star Wars Outlaws, Assassin's Creed Shadows e XDefiant. Assista aqui.

14 de junho

Yacht Club Games Presents: 13h30



Shovel Knight completa 10 anos agora em junho e a Yacht Club Games vai celebrar com uma transmissão de 20 minutos que promete anúncios e surpresas. Por enquanto, não há mais detalhes, mas pode haver alguma novidade sobre Mina the Hollower, o novo jogo da desenvolvedora. Assista aqui.

12-16 de junho

Tribeca Games Gallery



Tribeca Festival é um evento de filmes que expandiu sua abrangência para outras mídias, incluindo videogames. Ele ocorre presencialmente em Nova York, onde as pessoas poderão testar várias demos de jogos como Arranger: A Role-Puzzling Adventure, darkwebSTREAMER, Skate Story e Neva. No dia 14, às 20h30, haverá o evento especial From Fira to Firaga: Remaking Final Fantasy VII, com o diretor naoki Hamaguchi e o produtor Yoshinori Kitase. Esperamos que o conteúdo do festival também chegue à web.

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google