Blast from the Past

Show do Milhão: o jogo que foi febre no início dos anos 2000

Jogo de perguntas e respostas fez sucesso entre os jogadores que sonhavam em participar do programa de televisão.




Se você, assim como eu, também era um gamer no início dos anos 2000, provavelmente teve contato com um dos jogos que mais fizeram sucesso na época: Show do Milhão. Baseado no programa exibido no canal SBT, o jogo tinha como objetivo responder todas as perguntas corretamente, utilizando as ajudas disponíveis, para ganhar o prêmio máximo de um milhão de reais.


A primeira versão do jogo foi lançada em 1999 pela SBT Music e Abril Music, exclusivamente para PC. Já no ano 2000, a empresa brasileira TecToy fez o lançamento para o console Mega Drive. Nesta primeira versão, o banco de dados possuía apenas 600 questões, que com o tempo eram facilmente decoradas, dando assim uma grande vantagem para quem jogava repetidas vezes.

Os prêmios do programa, que na televisão eram pagos em barras de ouro (que valem mais do que dinheiro, lembra?), obviamente eram meramente fictícios nos jogos, mas serviam para aumentar o nosso ego e desafiar os amigos e familiares. Os jogos da série venderam milhões de cópias, alcançando inclusive um lugar no Guinness Book.

Relação de jogos

  • Show do Milhão (600 perguntas) - um jogador
  • Show do Milhão Volume 2 (1000 perguntas) - um jogador
  • Show do Milhão Volume 3 (3000 perguntas) - um jogador
  • Show do Milhão Volume 4 (4000 perguntas) - dois jogadores
  • Show do Milhão Volume 5 (10.000 perguntas) - dois jogadores
  • Show do Milhão Júnior (800 perguntas) - um jogador
  • Show do Milhão Colecionador (coletânea dos quatro primeiros volumes) - um jogador (volumes 1 a 3) e dois jogadores (volume 4)
  • Show do Milhão Júnior Volume 2 (800 perguntas) - dois jogadores
  • Show do Milhão 2006 (20.000 perguntas) - oito jogadores

A versão de Mega Drive

A TecToy fez o lançamento do jogo para o Mega Drive no ano 2000 e, embora a versão mais desejada e com melhores gráficos seja a dos computadores, esta também fez grande sucesso entre o público do console da Sega. Mil perguntas faziam parte do jogo inicial. Em 2002 foi lançado o Volume 2, com atualização do banco de dados de perguntas.




Do mesmo modo que na versão para computadores, a grande atração aqui também era a voz digitalizada de Silvio Santos, com as já clássicas frases “você está certo disso?” e “posso perguntar?”. Confira na gameplay abaixo o caminho completo do início do game até a conquista do prêmio máximo:

O único vencedor do milhão

Sidiney de Moraes, um ex-funcionário bancário aposentado de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi o único participante a ganhar o prêmio principal, respondendo corretamente a todas as perguntas. Ele afirmou que se dedicava a estudar para o programa todos os dias e que tinha conhecimento da resposta para a pergunta valendo um milhão de reais: "Qual é a data de nascimento e a data de registro do presidente Lula?". Conforme as últimas reportagens, Sidiney continua residindo na capital sul-mato-grossense, onde desfruta de uma vida tranquila e modesta.


Lançamento das versões mobile

Além dos jogos para PC e Mega Drive, em 2016 o jogo foi lançado para celulares, tendo sido relançado em 2021 com um novo design, em parceria com o Laboratório de Inovação de Games e Apps (LIGA Facens).

Atualmente, o SBT enfrenta uma batalha judicial contra a Sony Pictures, detentora dos direitos do reality "Quem Quer Ser um Milionário", que acusa a emissora de Silvio Santos de plágio. 

E você, caro leitor, quantas vezes você já ganhou um milhão de reais neste clássico jogo?

Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut

Advogado e graduando em ciência de dados. Atualmente passando raiva na ranked do Call of Duty Warzone. Pode me encontrar na PSN como diegofester e no Instagram @diegodias_10.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google