Dez anos sem inFamous: o que aconteceu com a franquia?

Enquanto os fãs ainda mantêm esperanças por um novo jogo, a Sony permanece calada sobre o futuro da série.

Uma das maiores franquias da PlayStation Studios, inFamous completou recentemente dez anos desde o lançamento de seu último grande jogo. Mesmo com o êxito alcançado com inFamous: Second Son, por motivos desconhecidos a Sony simplesmente decidiu não dar continuidade para a saga. Enquanto isso, a desenvolvedora, Sucker Punch, embarcou em um novo projeto e lançou seu maior sucesso: Ghost of Tsushima. 

Mas se por um lado os fãs dos consoles da Sony puderam comemorar o surgimento de uma nova franquia, por outro lado quem aguardava por uma sequência de inFamous: Second Son ficou ainda mais preocupado. 

Então, nada melhor que relembrar alguns momentos da série para tentar entender como ela chegou na situação atual, enquanto ainda persistem dúvidas sobre seu futuro.

O estabelecimento da franquia

Juntamente com títulos como Uncharted, Resistance, LittleBigPlanet e The Last of Us, a série de jogos de inFamous é parte de um grupo seleto de franquias da Sony que consolidaram a marca japonesa como plataforma de exclusivos na geração do PlayStation 3.

Lançado em maio de 2009, inFamous era a nova aposta da Sucker Punch, até então um estúdio independente conhecido pelo desenvolvimento de Sly Cooper. O jogo trouxe o conceito de unir o gênero de ação em mundo aberto com a temática de heróis, mas com uma abordagem um pouco fora do convencional.

Claramente inspirada por clássicos dos quadrinhos, a história de Cole MacGrath começava como na maior parte dos contos dos heróis. Um jovem mensageiro, sem muita perspectiva de vida, foi atingido por um surto elétrico que causou uma explosão na cidade de Empire City. Ao recuperar a consciência, ele descobriu possuir poderes elétricos.


Conforme a campanha evoluía, Cole teria que aprender a dominar esses poderes ao mesmo tempo em que seria colocado diante de situações nas quais muitas das decisões tomadas afetariam sua moral. 

Esse sistema de karma era o grande atrativo do jogo por influenciar no comportamento dos habitantes da cidade em relação ao jogador, bem como também na forma com que as habilidades e a história se desenvolveriam. Dependendo do caminho escolhido, ao final da história Cole se tornaria um herói ou assumiria o papel de vilão. 

Além desse contraste que o sistema de karma proporcionava, inFamous também contava com uma jogabilidade divertida e uma construção de mundo aberto que, naquela época, ainda era uma tendência do mercado de jogos.

A sequência e o fim da história de Cole

Dois anos após, em junho de 2011, inFamous 2 chegava trazendo uma série de novidades e uma conclusão para a história de Cole MacGrath. Desta vez situado no distrito de New Marais, o jogo fez questão de introduzir diversas variações de poderes, estreitar a relação de Cole com personagens remanescentes do primeiro jogo, assim como apresentar novos personagens.

A história mantinha as características de inFamous, com seu desenvolvimento influenciado pelo karma do jogador. Porém, algumas decisões ao longo da jornada seriam mais chocantes, resultando não apenas em surpreendentes reviravoltas, mas também em momentos capazes de sensibilizar a maioria dos jogadores. Independente do karma alcançado no final, a conclusão da história de Cole foi satisfatória.

Alguns meses depois, um DLC chamado de inFamous: Festival of Blood foi lançado. Considerada como não-canônica, a expansão apresentou uma versão vampírica de Cole e trouxe novos poderes e uma nova história. Essa expansão também se caracterizou por abrir mão do sistema de karma em prol de uma melhor abordagem da trama, já que Cole deveria se alimentar de humanos para recuperar sua energia vital.




Apesar da manutenção das características de jogabilidade dos jogos principais, a expansão não obteve o sucesso almejado. Isso serviu como um alerta de que a franquia passava por um momento delicado, no qual os próximos passos seriam fundamentais para determinar o seu futuro.

O ressurgimento com novos protagonistas

Muitos ficaram receosos sobre o rumo narrativo que a Sucker Punch daria para a série após os eventos do final de inFamous 2. Ainda que houvesse suspeitas sobre a continuidade da franquia, em fevereiro de 2013 a Sony anunciou inFamous: Second Son como um dos títulos de lançamento do PlayStation 4.

Por mais que se passasse no mesmo universo, sete anos após os eventos de inFamous 2, o jogo era considerado como um recomeço para a série. Desta vez se mudando para a cidade de Seattle, a história tinha um novo protagonista: Delsin Rowe, um jovem problemático que descobriu ser capaz de drenar os poderes de outros conduítes.





A jogabilidade e a parte gráfica foram melhoradas consideravelmente. A história também foi renovada, trazendo temas mais relevantes para a juventude, como problemas sociais, depressão e o uso de drogas.

Recepcionado pela crítica especializada com entusiasmo, o game permanece, até hoje, como um dos melhores títulos de estúdios da Sony na geração do PlayStation 4. 

O DLC inFamous: First Light chegou meses depois, e permitiu ao jogador que assumisse o controle e se aprofundasse na origem de uma das personagens principais de Second Son: Abigail “Fetch” Walker. Uma conduíte capaz de controlar o neon, Fetch possuía um passado assombrado por memórias da morte de seu irmão e pelo uso abusivo de drogas. 

Mesmo lançada em formato stand alone, a expansão não atingiu o mesmo nível de seu antecessor. Apesar disso, o saldo deixado pelos novos jogos serviu para comprovar que ainda havia espaço para a continuidade da franquia.

O estado atual e o futuro

Porém, não foi bem o que aconteceu. Desde o lançamento de inFamous: First Light, não houve mais notícias sobre a série. 




Atualmente, não há nenhuma confirmação oficial de que inFamous tenha chegado ao fim, mas a Sucker Punch já deu declarações de que deseja continuar focada em Ghost of Tsushima, que, aliás, pode ter sua sequência anunciada em breve.

Além disso, a Insomniac, outro grande estúdio da marca PlayStation, parece ter se firmado no posto de desenvolvedora de jogos de heróis da Sony após o sucesso da série Marvel’s Spider-Man. Inclusive, um novo jogo da desenvolvedora está sendo amplamente aguardado para 2025: Marvel’s Wolverine.

Todos esses fatores podem ser apontados como justificativas para o não lançamento de novos jogos da franquia inFamous. Em um futuro próximo, quem sabe a Sucker Punch resolva trabalhar em um novo projeto da série. Ou, até mesmo, a Sony o redirecione para outro de seus estúdios.

Para os fãs, resta apenas aguardar. O certo é que, mesmo enfrentando um longo hiato, inFamous é frequentemente lembrado como uma das grandes franquias das plataformas PlayStation.

Revisão: Vitor Tibério

Formado em Engenharia Civil e estudante de Jornalismo por puro prazer, vive em constante luta contra um backlog de jogos que parece não ter fim.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google