Jogamos

Análise: Nyaaaanvy (PC/Switch) é sobre se divertir sem levar o resto a sério

Divertido, porém simplório, este curioso jogo te coloca para trocar tapas com felinos que lutam sumô.


OK… Este talvez seja o jogo mais estranho que eu já peguei para produzir uma análise nestes últimos anos aqui no GameBlast. Em outras matérias já devo ter comentado que algo que chama minha atenção na hora de escolher jogos para esta atividade é se eles trazem propostas inusitadas ou mesmo ridículas o suficiente para, pelo menos, me divertir durante o processo.

Foi quando Nyaaaanvy surgiu em nossa redação e prontamente estendi meu braço, tal qual Katniss Everdeen esbravejando em meio ao povo se oferecendo como tributo no lugar de sua irmã em Jogos Vorazes, para ceder meu tempo e minha sanidade para esta cabulosa tarefa.

O jogo se vende como um jogo de luta entre gatos com corpos alongados que usam técnicas de sumô em um ambiente 3D para até quatro jogadores, incluindo modos multiplayer local e online. Pronto! Não preciso de mais nada! Apenas compartilhar minhas impressões sobre esta pérola na análise a seguir.

Conheça os Nyanvy

Nyaaaanvy oferece uma variedade de modos de jogo para entreter tanto os jogadores que preferem jogar sozinhos quanto aqueles que, como é recomendado aqui, optam por jogar com outras pessoas. No modo história, acompanhamos nosso simpático Nyanvy em uma jornada cujo objetivo é descobrir quem é o gato supremo, o Nyanvy mais poderoso do mundo.


Os Nyanvy são conhecidos — pelo menos neste universo — por sua expertise em sumô. Iniciamos uma trama que inicialmente se assemelha a um combate felino estilo Street Fighter, visando vencer um torneio e provar que nosso protagonista é o mais forte de todos.

Contudo, a história logo toma rumos absurdos, com doses de nonsense que arrancam algumas risadas e nos lembram que este jogo foi concebido para nos divertir. A trama revela uma conspiração interplanetária envolvendo pinguins alienígenas, os quais, de fato, criaram os Nyanvy para fazer companhia ao último gato da Terra. Sim, é uma trama bastante maluca.


Ao fim desse modo, já temos uma boa quantidade de moedas coletadas para serem gastas na lojinha do jogo para desbloquear inúmeros visuais para customizar nosso gato. Os demais modos também proporcionam esse dinheiro virtual como recompensa, nos estimulando a continuar jogando para comprar os itens para montar o visual supremo de nosso gato.

O jogo busca inspiração no sumô, como mencionado anteriormente, em que o objetivo é enfrentar um ou mais gatos aplicando golpes que usam os movimentos do corpo para empurrá-los e expulsá-los da arena. Dependendo da fase ou das regras aplicadas, é necessário vencer uma quantidade específica de rounds para ser declarado vencedor. Simplificando, é como o Super Smash Bros., porém com gatos que se parecem com bisnagas de mortadela e dão porrada girando seus corpos molengas.

No modo Arcade, assim como em qualquer outro jogo de luta, enfrentamos uma série de adversários em combates para alcançar a vitória. Por fim, uma terceira opção de jogo, chamada Sub Game, inclui modos de sobrevivência, de coletar moedas e o próprio sumô, em que a única regra é: acerte o outro gato e jogue-o para fora!

É altamente recomendado jogar com um controle. Embora seja possível jogar com o teclado sem grandes problemas, a natureza do gameplay, que utiliza os analógicos esquerdo para movimento e direito para ataques no controle, torna a experiência mais intuitiva e menos caótica. Os botões frontais podem emular o movimento da alavanca direita, caso prefira essa configuração.

Dois é bom, três é melhor, quatro é bagunça

Nyaaaanvy revela seu potencial na jogabilidade online. Para esta análise, a Phoenixx Inc. gentilmente nos forneceu duas cópias do jogo: uma para PC, utilizada por mim para produzir este artigo, e outra para o Switch, recebida por nossa colega de redação do Nintendo Blast, Thais Santos, para sua avaliação da versão para o console da Nintendo.

A razão principal para a empresa fornecer duas cópias do jogo foi garantir que pudéssemos explorar o ambiente online, onde Nyaaaanvy brilha. Eu e Thais combinamos um horário para jogar e testamos a facilidade em encontrar partidas e a qualidade da conexão, ambas bem-sucedidas. Mesmo jogando em plataformas diferentes, desfrutamos de momentos divertidos experimentando várias configurações de regras, incluindo a presença de bots controlados pelo computador e modificações nas arenas, como armadilhas, itens e eventos aleatórios.

Essa experiência confirmou que Nyaaaanvy é muito mais cativante quando jogado com outras pessoas. Foi uma pena não conseguirmos encontrar outros jogadores durante nossas partidas. Apesar de adicionarmos bots configurados com dificuldade mais alta, eles continuaram bem lerdinhos e serviram mais para tumultuarem o jogo, ao contrário do que teríamos com jogadores humanos, utilizando-se de estratégias e artimanhas.


Quanto à jogabilidade, o título é acessível para jogadores de todos os níveis de habilidade, porém o controle é desajeitado e impreciso. Realizar combos ou manobras habilidosas muitas vezes é uma questão de sorte. Embora seja possível dominar algumas técnicas, frequentemente é necessário mover os analógicos freneticamente para atingir um alvo.

Considerando a proposta divertida do jogo, pode-se relevar esse aspecto, porém é importante destacá-lo para avaliação. Com um preço acessível em ambas as versões, levando em conta a quantidade de conteúdo e diversão que Nyaaaanvy oferece, é uma ótima opção para quem procura um jogo multiplayer para se divertir com os amigos, tanto localmente quanto online.

Vale um sachê!

Nyaaaanvy se destaca como um jogo multiplayer com potencial para proporcionar momentos divertidos, especialmente quando jogado online ou localmente com amigos. Sua proposta única, que combina gatos de corpos alongados com um ambiente de sumô (ou quase isso), oferece uma experiência incomum e até cativante. No entanto, o jogo possui suas falhas, como controles desajeitados e imprecisos, que podem prejudicar a jogabilidade, e a falta de jogadores online disponíveis para partidas, o que pode limitar a experiência multiplayer se você não tiver um grupo fixo para suas jogatinas.

Apesar de suas imperfeições, Nyaaaanvy oferece uma experiência de jogo divertida e acessível, especialmente para aqueles que procuram por uma diversão descompromissada com amigos. Com seu preço convidativo e variedade de modos de jogo, é uma escolha válida para quem busca um jogo multiplayer para se divertir em grupo.

Prós

  • O contexto totalmente nonsense é diversão garantida;
  • Variedade de modos de jogo, tanto para solo quanto em grupo;
  • Suporte para até quatro jogadores em partidas multiplayer local e online;
  • Ambiente online bem estruturado e fácil de organizar partidas;
  • A coleta de moedas para investir na customização do visual dos gatos estimula a jogatina.

Contras

  • Controles desengonçados e imprecisos, dificultando a execução de combos e manobras;
  • A inteligência artificial, mesmo no nível mais alto, não supre a falta de mais jogadores;
  • Sem um grupo para jogar online fica bem difícil encontrar partidas.
Nyaaaanvy — PC/Switch — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Ives Boitano
Análise produzida com cópia digital cedida pela pela Phoenixx Inc.

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google