Dicas e Truques

Persona 3 Reload (Multi): dicas para iniciantes

A vida dupla de estudante e guerreiro pode ser complicada, mas a aventura fica mais fácil com algumas orientações.


Em Persona 3 Reload, um rapaz alterna entre duas realidades: de dia ele estuda e fortalece amizades, de noite ele explora uma misteriosa torre infestada de monstros. Reimaginação do JRPG de PS2, Reload introduz muitas mecânicas e melhorias dos títulos mais recentes da série, o que resulta em uma jornada mais elaborada. É fácil acabar se perdendo no meio de tantas opções e atividades, então separamos algumas dicas para avançar com maior tranquilidade pela jornada.

De dia, dê prioridade aos Vínculos Sociais

No sistema de Vínculos Sociais, o protagonista cria relacionamentos com diferentes pessoas a fim de fortalecer o poder das Personas criadas por meio de fusão. Para melhorar os laços, basta aceitar os convites dos colegas para passar tempo junto. No começo da aventura, praticamente todos os Vínculos Sociais só estão disponíveis de dia; sendo assim, priorize essas atividades em um primeiro momento.

Para fazer os relacionamentos evoluírem mais rápido, leve consigo uma Persona do mesmo Arcano do Tarô da pessoa em questão. Além disso, escolha as respostas certas às perguntas: notas musicais aparecem no personagem quando a opção correta é escolhida e, em último caso, carregue novamente o último arquivo e tente novas respostas. Por fim, também é possível aumentar o nível de afeição no templo.



De noite, melhore os Atributos Sociais

O protagonista tem três Atributos Sociais: Charme, Coragem e Intelecto. Muitas das atividades e Vínculos Sociais exigem níveis mínimos dessa características, como coragem para entrar na boate ou charme para conseguir chamar certos indivíduos para sair. Há inúmeras oportunidades para melhorar esses atributos, mas um ótimo momento para isso é durante a noite, pois a maioria das pessoas não está disponível.

Algumas atividades são melhores que outras para adquirir pontos de Atributos Sociais. Normalmente as ocupações pagas, como jogar no fliperama, comer em algum restaurante ou assistir a filmes, costumam dar dois pontos de experiência. Já outras possibilidades aumentam diferentes características simultaneamente, como trabalhos de meio período. Sendo assim, dê prioridade para essas atividades.


Na escola, também é possível melhorar os atributos. Responder corretamente uma pergunta aumenta um ponto de Charme, ficar atento às explicações do professor aumenta o Intelecto, já cochilar durante a aula melhora a Coragem. Note que o Intelecto exige mais pontos de experiência que os outros atributos, então é importante dar atenção redobrada a ele.

No entanto, quando boa parte dos Vínculos Sociais tiverem começado, volte a dedicar tempo de dia para os Atributos Sociais, pois os relacionamentos mais avançados exigem níveis altos das características.



Procure pelas Lascas do Crepúsculo

Uma das novidades de Reload são baús trancados no Tártaro que só podem ser abertos por meio de Lascas do Crepúsculo. Vale muito a pena abrir esses cofres, pois eles guardam itens e equipamentos poderosos. As Lascas também podem ser utilizadas em relógios espalhados pelo calabouço para curar completamente o grupo, mas o custo é alto demais — use itens de cura no lugar.

A melhor maneira de obter lascas é explorando as diferentes áreas da cidade: procure pelo brilho azul nos cenários. Além disso, Elisabeth, a assistente da Sala de Veludo, dá de presente Lascas do Crepúsculo ao avançar nos Vínculos Sociais, lembre-se de visitá-la com frequência para obter mais. Por fim, ao explorar o Tártaro, procure por objetos destrutíveis azuis, pois eles contêm lascas.



Explore o máximo possível do Tártaro

O objetivo do protagonista e seus amigos do S.E.E.S. é desbravar o Tártaro, um imenso labirinto no formato de torre. O local só pode ser adentrado na Hora Sombria e os mapas mudam completamente a cada incursão e só é possível salvar o progresso no lobby.

Como essa atividade ocupa o período da noite e o tempo disponível é limitado, é prudente sempre explorar o máximo possível do Tártaro, voltando para o dormitório somente quando o grupo estiver completamente esgotado de pontos de energia. Avançar no calabouço é importante para fortalecer o grupo para os chefes, que sempre aparecem na lua cheia.


Um detalhe importante é que o progresso da exploração depende do andamento da história: novos andares são liberados somente após derrotar os chefes na lua cheia. Mesmo alcançando o ponto bloqueado, não deixe de voltar ao Tártaro para explorar novamente os pavimentos, pois é possível encontrar itens, dinheiro e equipamentos valiosos no processo.

Domine os combates

Persona 3 Reload utiliza o tradicional sistema de combate da série no qual exploramos as fraquezas dos inimigos para ganhar turnos extras. Confira algumas dicas para se dar bem nas batalhas:
  • Concentre-se em explorar as fraquezas dos inimigos para derrubá-los. Quando todo o grupo de Sombras está incapacitado, é possível ativar o Ataque Total, que inflige grande quantidade de dano em todos os alvos;

  • Observe os ataques dos oponentes para inferir suas fraquezas. Por exemplo, uma Sombra que usa feitiços de gelo possivelmente é vulnerável a fogo, já aquelas que usam vento devem ser suscetíveis a dano elétrico;
  • Não subestime o poder de aflições negativas, como Medo ou Angústia. Além de atrapalharem as ações dos inimigos, elas os deixam mais suscetíveis a golpes críticos, que também derrubam os oponentes. Caso encontre um monstro que não tem fraquezas elementais, possivelmente ele é vulnerável a aflições;
  • Abuse das habilidades que alteram atributos dos heróis e inimigos, como aumentar força, diminuir defesa ou melhorar a evasão. Essas técnicas costumam ter custo pequeno, mas suas vantagens são poderosas;

  • Sempre leve consigo itens para curar aflições. No início da jornada os heróis ainda não têm as habilidades para curá-las e esses estados negativos podem ser fatais em certas situações;
  • Fique de olho nos atributos das Personas do protagonista. Cada criatura tem atributos, resistências e fraquezas diferentes, algumas são capazes até mesmo de anular certos golpes, então lembre-se de mudar de acordo com a situação;
  • Ainda sobre as Personas, faça fusões com frequência. Normalmente as criaturas resultantes têm atributos melhores, o que, por consequência, fortalece o protagonista. Lembre-se de ter uma seleção versátil com um feitiço de cada elemento para dar conta de diferentes tipos de inimigos;
  • Os ataques Teurgia são poderosos e capazes de alterar completamente o rumo de uma batalha. Porém, não é uma estratégia inteligente ficar guardando para momentos específicos, pois a barra de energia é preenchida com rapidez, especialmente se você fizer as ações recomendadas de cada personagem. Sendo assim, não tenha receio de utilizá-los;
  • O protagonista é o único que tem acesso a diferentes tipos de Teurgia. Para liberar novos ataques, é necessário obter Personas específicas — mais um motivo para fazer fusão de criaturas.

Adquira dinheiro com facilidade

Os equipamentos e itens do jogo são caros, então é sempre bom ter dinheiro disponível. Confira as melhores maneiras de conseguir fundos:
  • Participe de algum emprego de meio período, como trabalhar no café. Fique atento às mensagens, a loja avisa quando a demanda está alta, o que resulta em pagamento melhor;
  • Venda na delegacia todos os itens valiosos coletados no Tártaro. Esse tipo de objeto é destinado a somente isso, então pode se desfazer deles sem medo;
  • Ao vencer combates, às vezes acontece a Hora das Cartas, que oferece recompensas adicionais. Um dos cartões dá quantidades generosas de dinheiro, então aproveite para selecioná-lo quando ele aparecer.

Use o computador compartilhado do dormitório para liberar possibilidades

No térreo do dormitório, há um computador que pode ser utilizado para rodar programas e acessar sites. Boa parte das opções aumenta Atributos Sociais, mas há algumas coisas mais interessantes, como habilitar novos itens para compra ou até mesmo liberar técnicas inéditas para o protagonista. Com isso, é vantajoso gastar algumas noites na frente do PC aprendendo algo novo.

Há dois lugares que vendem conteúdo para o computador. Na lan house há programas diversos que aumentam características do protagonista. Já um indivíduo suspeito dentro da boate do Kiki Shopping vende urls de sites que dão acesso a informações que liberam novas opções pelo mundo do jogo.

Sempre participe dos Eventos Vinculados

Uma das novidades de Reload são os Eventos Vinculados. Neles, passamos tempo com os outros membros do S.E.E.S. em atividades variadas. Além de desenvolver melhor a relação entre os personagens, esses eventos dão recompensas diversas, como itens ou pontos de Aptidão Social.

Porém, o prêmio mais valioso dos Eventos Vinculados são habilidades passivas para os heróis. Essas técnicas costumam melhorar características do personagem em questão, como diminuir o custo dos feitiços de cura de Yukari ou aumentar a eficiência das técnicas de melhorias de atributo de Akihiko, o que faz muita diferença na exploração e no combate. É necessário participar de várias cenas para liberar as técnicas, por causa disso, sempre dê prioridade aos Eventos Vinculados.



Use o recurso de retroceder o progresso

Além do salvamento manual, Persona 3 Reload grava automaticamente o progresso frequentemente. Por meio do menu, é possível acessar esses pontos de salvamento e voltar para algum ponto do passado. Esse recurso é muito útil para desfazer erros ou até mesmo para treinar melhor os personagens antes de lutas contra chefes. Não há penalidades ao utilizar essa opção, logo, sempre que necessário, retroceda o progresso.




Alternar entre a vida de estudante e caçador de Sombras é longe de simples, mas com essas dicas o dia a dia pode ficar um pouco mais fácil. Tem dúvidas ou outras dicas? Não deixe de mencionar nos comentários.
Revisão: Vitor Tibério

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google