Blast Test

Impressões: Times & Galaxy (PC) é uma curiosa aventura sobre a rotina de trabalho de um robô repórter

Entreviste a maior quantidade possível de aliens para conseguir as melhores informações para a sua reportagem.


Desenvolvido pela Copychaser Games e publicado pela Fellow Traveler, Times & Galaxy é um jogo de aventura e point and click que nos coloca na pele (ou no circuito) de um robô repórter que acaba de ser admitido como estagiário no jornal que dá nome ao jogo. Nosso objetivo é ir aos locais designados e coletar o máximo de informações possíveis para criar as reportagens mais atrativas e aumentar a reputação do jornal. A demo conta com as primeiras missões da campanha e sua abordagem mostra muito potencial para ser uma das mais criativas do ano.

O estagiário que se vire

Times & Galaxy tem a curiosa proposta de nos colocar como um robô estagiário de um dos jornais mais famosos da galáxia. Logo na primeira tela do jogo podemos personalizar nosso protagonista, colocando nome, pronomes, escolhendo entre três modelos e modificando as suas cores. Mesmo que não seja muito variado, é possível criar variações bem legais.




A história começa quando chegamos na nave da Times & Galaxy. Sem nenhum outro funcionário disponível, Arwin Vates, diretor do jornal, se vê obrigado a nos mandar para cobrir um acidente que ocorreu após uma perseguição policial. Mesmo sendo um estagiário e não possuindo qualquer experiência, pegamos a missão para mostrar nosso potencial como repórter.

No local, aprendemos um pouco das mecânicas do jogo, que são simples. Podemos conversar com os aliens envolvidos na história, observar itens e cenários e, assim, coletar a maior quantidade de informações possível. Entre uma história e outra, exploramos a nave principal e conhecemos mais sobre os demais robôs e aliens trabalhadores do jornal.



Conte a sua história

Todas as missões da demo possuem a mesma estrutura, como explicado anteriormente. O diferencial do jogo é que as informações que conseguimos extrair dos NPCs mudam de acordo com a nossa abordagem. A árvore de diálogos é extensa e pode ser encurtada se a conversa não estiver agradando os entrevistados. 

Os pontos de vista dos NPCs também são distintos em relação a alguns assuntos. Por exemplo, na primeira missão, em que ocorreu o acidente durante a perseguição, os policiais tendem a culpar os aliens baderneiros enquanto os aliens dizem que a polícia não é tão honesta quanto aparenta. 




Com esses diferentes pontos de vista, devemos criar uma reportagem podendo dar foco a três perspectivas diferentes: informação, sensacionalismo e interesse alienígena. Somos livres para escolher qual será a abordagem da notícia e somos avaliados quanto a nossa reputação e o interesse dos leitores. Em determinado ponto da campanha, também temos diferentes opções de acontecimentos para cobrir, nos dando uma liberdade interessante de escolha. Dessa forma, é possível imaginar que a versão final do jogo terá ainda mais possibilidades, aumentando o seu fator replay. Só de ver que na primeira missão eu deixei de conseguir muitas informações, já me deu vontade de repetir várias vezes. A jogabilidade simples de point and click e a curta duração de cada fase ajudam a torná o jogo mais atrativo para ser rejogado.

Por fim, vale ressaltar os gráficos desenhados à mão que criam um aspecto de quadrinho. Os cenários são simples, mas são competentes o suficiente para criar boas ambientações. Além disso, o jogo não se encontra traduzido para português brasileiro e em sua página no Steam não consta que a versão final terá alguma localização. 



Um jogo que vale a primeira página

Times & Galaxy traz uma proposta diferente e interessante para os jogadores. Construir reportagens de acordo com o que conseguimos de informações é uma proposta inovadora e divertida. Além disso, poder ter diferentes abordagens sobre um mesmo assunto é um excelente incentivo para que os jogadores joguem novamente. Após experimentar a versão demo, a expectativa para a versão final fica cada vez maior e tenho curiosidade para ver como essa proposta pode ficar mais complexa e desafiadora.

Revisão: Ives Boitano
Texto de impressões feito com cópia digital cedida pela Fellow Traveler


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google