Jogamos

Análise: KONOSUBA - God's Blessing on this Wonderful World! Love For These Clothes Of Desire! (Multi): humor, fanservice e um caos divertido

Brincando com o conceito de vestimentas e comportamento, o jogo faz uma combinação competente de visual novel e simulador.

Baseado na série de light novel e anime, KONOSUBA - God's Blessing on this Wonderful World! Love For These Clothes Of Desire! traz uma história original para o isekai cômico. Com o conceito de roupas de fetiche e inversões de desejos, o jogo monta uma história engraçada e curiosa dentro do universo criado por Natsume Akatsuki.

Um misterioso artefato mágico

A história do jogo começa com a equipe de aventureiros da série derrotando monstros e encontrando uma tabuleta preta e uma gema escarlate. Enquanto o protagonista Kazuma já sente que há algo errado no ar, a feiticeira Megumin, a “deusa inútil” Aqua e a paladina Darkness querem muito desvendar os mistérios desses artefatos.
 
Rapidamente, a equipe descobre que, embora a gema não tenha nada demais, a tabuleta é capaz de transformar itens variados em roupas de alta qualidade; porém, ao usá-la, uma das pessoas envolvidas na produção terá os seus desejos invertidos e só poderá voltar ao normal quando tiver o seu corpo e a sua mente satisfeitos.
É claro que os nossos personagens não podiam evitar essa maldição e ativam a tabuleta, o que começa a causar transtornos variados. Para piorar a situação, um nobre da região acusa o grupo de roubo e os força a usar o artefato para criar itens complexos se quiserem provar sua inocência e continuar vivos.

Humor e carisma

De forma geral, KONOSUBA - God's Blessing on this Wonderful World! Love For These Clothes Of Desire! consegue aproveitar muito bem a ambientação da série. Dentro da trama, chamam a atenção em especial as interações dos personagens, que sempre usam uma quantidade generosa de humor.

O estilo da série, especialmente por conta do tratamento das personagens femininas por parte do protagonista Kazuma, pode ser um pouco desconfortável para algumas pessoas que não tenham familiaridade com a série; porém, pessoalmente, sinto que o carisma dos personagens e os diálogos de piada bem pensados conseguem se sobressair aos elementos mais negativos.

Inclusive, apesar do toque de fetiche no tópico de roupas, as ilustrações são geralmente tranquilas. As artes das personagens são bem agradáveis e o toque de fanservice é bem aproveitado para trabalhar tanto as personalidades das garotas quanto a do Kazuma olhando para elas.

Infelizmente, apesar do texto em inglês fluir muito bem, temos uma alta quantidade de erros de escrita, em especial defeitos causados por falhas na digitação. Embora não seja algo que prejudique o entendimento dos diálogos, a falta de um QA adequado acaba levando a pausas frequentes para os leitores mais atentos.

Um mundo de roupas para descobrir

Um detalhe curioso do jogo é o fato de que ele mistura visual novel com simulador de rotina. Em cada capítulo, temos um prazo fixo de dias para produzir duas roupas específicas, uma delas como forma de eliminar a maldição e a outra para agradar ao nobre. Para cumprir essa missão, temos que planejar o dia-a-dia dos nossos personagens em semanas de cinco dias.
Nos três primeiros dias, as opções de ação envolvem escolher trabalhos individuais na cidade ou quests que dependem da cooperação de todos; já no fim de semana, temos eventos com as personagens que incluem as três aliadas de Kazuma e algumas garotas secundárias, como Yunyun, Wiz e Chris.

Os trabalhos que podemos fazer antes dos dias de descanso rendem materiais e dinheiro, que pode ser usado na loja da Wiz para comprar mais itens. Toda receita de roupa para dar fim ao capítulo depende de pelo menos um item muito caro da loja, e caso o jogador não consiga completar essa tarefa, receberá um game over; do contrário, também é possível encerrar um capítulo mais cedo entregando o item necessário.
Além das roupas necessárias, o jogo conta com receitas secundárias, cada uma das quais rende uma cena na qual Kazuma deve convencer a personagem adequada a vestir a roupa nova. Escolher a opção correta de fala aumenta a barra de afeição específica, enquanto as outras podem diminuí-la ou mantê-la igual. Completar a missão pode render novas opções de trabalho na cidade e um pouco de dinheiro para compensar o esforço.

Embora esses sistemas sejam, de forma geral, simples, é divertido tentar se organizar para conseguir materiais específicos e liberar as roupas com eficiência. Podemos dar aos personagens os trabalhos que eles preferem, aumentando a chance de uma performance melhor com recompensas melhores de dinheiro e materiais, mas para ter mais chance em quests externas, é necessário dar mais dias consecutivos de exploração.

Uma rotina de diversão

KONOSUBA - God's Blessing on this Wonderful World! Love For These Clothes Of Desire!
é uma divertida combinação de simulador de rotina e visual novel. Se aproveitando ao máximo do carisma dos personagens e do humor característico da série, a obra consegue ser uma excelente pedida do gênero.

Prós

  • Personagens carismáticos e diálogos bem-humorados;
  • Sistemas simples de quests e criação de itens que geram um microgerenciamento divertido;
  • As ilustrações de evento são bem agradáveis e o elemento de fanservice é bem usado para trabalhar os personagens.

Contras

  • O humor da série, especialmente no que tange o tratamento das personagens femininas, pode incomodar alguns jogadores;
  • Há vários erros no texto em inglês, especialmente de digitação.
KONOSUBA - God's Blessing on this Wonderful World! Love For These Clothes Of Desire! — PC/PS4/Switch — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PC
Revisão:Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela PQube

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google