Jogamos

Análise: Uchikano - Living With My Lovers (PC): tabus e a busca por um lar

Visual novel de uma série de eroges entrega uma história simples, mas envolvente.

Uchikano - Living With My Lovers é a terceira visual novel da série Uchikano. Desenvolvidas pela Argonauts, trata-se de obras curtas do gênero focadas em slice-of-life e evolução de relacionamentos românticos entre o protagonista e garotas que variam a cada jogo.

Os dois primeiros jogos eram focados em dois clichês clássicos do gênero: a amiga de infância gentil e a irmã mais nova que se interessa mais do que o normal pelo protagonista. No terceiro jogo, temos o protagonista se tornando mais íntimo de duas garotas que são carne e unha, criando um trisal que se torna o foco geral da narrativa.

Sorte e oportunidades

Uchikano conta a história de Keisuke Tachibanaki. Recém-formado, o rapaz finalmente saiu da casa dos pais e está trabalhando no escritório de uma empresa relacionada à comercialização de bebidas alcóolicas. O seu dia a dia basicamente se resume ao trabalho e às idas a um bar no qual duas belas garotas trabalham.

As garçonetes são verdadeiras beldades e se chamam Chika e Yuri, mas na verdade elas não têm um comportamento ideal para o serviço. Apesar disso, por algum motivo, elas parecem tratar o protagonista melhor que os demais clientes, e o motivo é algo que vem à tona rapidamente na trama.

Uma vez explicadas as circunstâncias, os três se aproximam de forma pessoal e decidem beber um pouco juntos. Infelizmente, a noite acaba em tragédia e o protagonista se machuca. Porém, isso também se mostra um capricho da sorte, dando-lhe a chance de ter as duas garotas cuidando dele.

Um relacionamento com humanidade

De forma geral, uma leitura rápida do jogo coloca a obra em uma estrutura de fetiches ou tabus sociais. Trata-se de uma fantasia de ter duas belas garotas apaixonadas pelo protagonista em uma condição muito conveniente.

Porém, o que acaba chamando a atenção em Uchikano é a forma como ela consegue mostrar a individualidade e a humanidade dos personagens. As histórias pessoais de ambas as garotas são simples, mas justamente por isso conseguem soar palpáveis, críveis.

O que temos são duas garotas pelas quais é fácil sentir empatia. Mais do que apenas “as gostosas da vez”, temos interações entre seres humanos que estão buscando o seu próprio lugar no mundo.

Juntos, os personagens são bastante carismáticos, especialmente o trio principal. Nosso protagonista é um rapaz bem mediano, mas a história é convincente em mostrar o seu forte senso de responsabilidade e o desejo de ajudar as duas.

Da mesma forma, a dupla tem um jeito bem casual e descolado, mas aos poucos entendemos melhor algumas inseguranças que elas carregam. Embora sejam mulheres decididas, elas possuem certas barreiras e o relacionamento com o protagonista acaba se tornando um porto seguro importante para a evolução de ambas.

Humor e cortes

O tom de Uchikano é majoritariamente leve. Apesar de o passado das duas protagonistas ter alguns pontos sérios, a narrativa é cheia de piadas e falas descontraídas. O resultado é uma leitura geralmente casual, simples e agradável, o que é favorecido pela qualidade do texto em inglês, cuja leitura flui com facilidade e que possui pouquíssimos erros.

Apesar disso, há alguns momentos da história que possuem cortes estranhos. Em vez de ir direto de um ponto à sua sequência natural, há alguns raros momentos de corte para outra situação antes do desenvolvimento dos diálogos que estão sendo antecipados. O resultado causa um pouco de estranheza e não parece trazer resultados úteis para a trama.

Também gostaria de destacar que a obra no geral é bem simples, o que pode deixar alguns jogadores desapontados com o seu desenrolar. Trata-se de uma visual novel da modalidade “kinetic” (ou seja, sem escolhas) e boa parte do desenvolvimento das questões pessoais das garotas é resolvida fora da tela.

O relacionamento dos personagens também é simples, sendo focado em apresentar uma dinâmica de trio na qual ambas as garotas se interessam pelo rapaz simultaneamente sem que isso gere conflitos entre elas. Em termos sexuais, a obra opta por uma estrutura bem “arroz com feijão”, com o protagonista tendo que “dar conta” de ambas, uma de cada vez.

Por um lado, é uma pena que a obra não aproveite o contexto para apresentar conceitos mais complexos de relacionamento a três. Por outro, é possível dizer que há uma intenção aqui de mostrar a possibilidade dessa estrutura que é tão próxima de uma normalidade monogâmica e já é o suficiente para gerar uma série de complicações sociais e julgamentos de valor.

Beleza e comodidade

Em termos estéticos, Uchikano conta com ilustrações de personagens feitas por Yamakaze Ran (Sakura no Mori † Dreamers, Succubus Sessions) e cenários de Atelier Tecchi (Love Sweets). O jogo repete bastante as ilustrações de algumas cenas e é bastante modesto em ambientes, além de ter algumas questões de perspectiva quanto ao rosto das heroínas.

Apesar desses pontos, o traço é muito bonito e as garotas principais chamam a atenção. Junto com o belo trabalho vocal, elas têm as suas personalidades ressaltadas por detalhes que vão das suas expressões faciais até as unhas cuidadosamente pintadas das suas mãos. Os personagens secundários também são uma forma de economia do jogo, que não dubla indivíduos pouco relevantes e, no máximo, concede a uma certa dupla de indivíduos mais velhos silhuetas coloridas.

Já em termos de interface, o jogo é completo. Além do skip (ideal para pular trechos já lidos) e auto (para não precisar apertar nada), temos dois tipos de backlog: um simplificado para ver rapidamente falas anteriores e um completo que permite voltar a um momento anterior da trama. Embora não haja escolhas no jogo, essa habilidade continua sendo útil para rever as cenas.

Além disso, é possível tirar fotos por um sistema interno que até remove as caixas de diálogo se desejado. Ajustes de tamanho da tela, volume das vozes e velocidade dos textos são apenas o topo do iceberg em uma lista de configurações detalhadas e bem úteis.

O tempero de casa


Uchikano - Living With My Lovers é uma visual novel simples, mas que consegue entregar exatamente o que promete com qualidade. É uma história sobre pessoas que acabam montando um lar para si juntas e que consegue respeitar a humanidade de seus personagens em seus vários níveis de detalhe. Com uma trama leve e descontraída, trata-se de uma leitura agradável e uma fácil recomendação para quem busca algo simples dentro do gênero.

Prós

  • Personagens carismáticas e com histórias pessoais simples apresentadas de forma instigante;
  • O bom uso do humor faz a trama ser leve e uma leitura casual agradável;
  • Interface robusta em ferramentas de alta utilidade.

Contras

  • Alguns momentos da trama têm cortes bruscos, pulando o que deveria ser apresentado sequencialmente na ordem natural;
  • Certos aspectos importantes da história das heroínas acabam sendo desenvolvidos nos bastidores e mereciam mais destaque;
  • Economia considerável em aspectos como ilustrações e dublagem de personagens secundários enfraquece a imersão na obra.

Uchikano - Living With My Lovers — PC — Nota: 7.5

Revisão: Heloísa D’Assumpção Ballaminut
Análise produzida com cópia digital cedida pela MangaGamer


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google