Jogamos

Análise: Touhou Luna Nights (Multi) tem facas, uma empregada poderosa e bastante idas e vindas

Chegou a hora dos donos de PS4 e PS5 ajudarem Sakuya Izayoi a sobrreviverem aos caprichos da dona da mansão Scarlet Devil.

A série de jogos Touhou Project é muito extensa, com títulos que variam do bullet hell para os tradicionais combates de 1x1. Então é claro que também tem espaço para spin-offs. Como é o caso de Touhou Luna Nights. Este metroidvania já havia sido lançado para Xbox e Switch lá em 2020 e só agora chega ao PS4 e PS5.

Brincadeira de mal gosto

Sakuya Izayoi é a chefe das empregadas da Scarlet Devil Mansion, na qual vive sua ama, Remilia Scarlet. Para se divertir um pouco, a dona da casa enviou sua serviçal em uma espécie de versão paralela da mansão, e com seus poderes selados. Agora Sakuya tem que escapar dos perigos do local, enquanto recupera suas habilidades e derrota outras diversas personagens famosas da lore de Touhou, como Reimu Hakurei, Nitori Kawashino, Patchouli Knowledge e Marisa Kirisame.

Com essa premissa, temos um metroidvania que consegue as principais características do gênero. Sakuya começa apenas podendo disparar suas facas, mas ao coletarmos itens escondidos, adquirimos alguns outros poderes, como pulo duplo, deslizar por espaços estreitos e parar o tempo, que é um dos nossos recursos principais.

Desde paralisar grandes hordas de inimigos até transpor armadilhas e utilizá-las como plataforma, o recurso de manipulação temporal altera a dinâmica da ação, adicionando uma camada de estratégia muito bem-vinda. O poder conversa muito bem com o ritmo frenético que Luna Nights demanda, pois para lidar com os cômodos cheios de inimigos, é necessário ser rápido e isso é possível graças à jogabilidade, que traz comandos bastante responsivos e fluidos. Até quem não tem muita intimidade com este tipo de jogo irá se adaptar rápido após algumas tentativas.

Muitos quartos para poucos segredos

Claro que outra característica marcante de um metroidvania é o backtracking, e ele se faz bastante presente. Para quem não conhece o termo, é o fato de termos que revisitar diversas áreas do mapa mais de uma vez, pois podem existir segredos escondidos que só podem ser alcançados ou descobertos após conseguirmos algum poder ou habilidade.

Entretanto, em Touhou Luna Nights, o mapa extenso não recompensa os jogadores mais dedicados. São muitos quartos para serem vasculhados, mas com poucos segredos para serem descobertos, o que torna o ritmo um pouco arrastado da metade para o final da aventura.

Quem quiser finalizar a campanha de maneira objetiva, gastará entre 4 e 5 horas. Aos que quiserem vasculhar tudo a fim de buscar a platina, o tempo dobra, mas ainda assim fica a sensação de que o esforço não é válido. 

Não há nada a ser feito após o término da campanha principal. Mais uma vez, metroidvanias são conhecidos por oferecerem um conteúdo extra, com maior dificuldade e maiores recompensas, como a célebre segunda partida em Symphony of the Night. Neste quesito, Luna Nights ficou devendo.

Pelo menos a trilha sonora que embala cada área da mansão é bem empolgante e enérgica, combinando com as milhares de situações nas quais Sakuya tem que exterminar diversas criaturas sobrenaturais, enquanto pula entre plataformas.

A empregada merece um aumento

Por mais que Touhou Luna Nights não seja assim tão novo ao olhar dos jogadores, sempre é válido comemorar a chegada de um bom título a todas as plataformas. Para curtir este jogo basta dedicar algumas horinhas sinceras, e nem é preciso ter um conhecimento profundo de toda a narrativa complexa do Touhou Project para gostar do ambiente e das personagens.

Prós

  • A jogabilidade é rápida e responsiva, ideal para um metroidvania;
  • Mecânica de manipular o tempo casa muito bem com a ação;
  • Ótima trilha sonora.

Contras

  • Muito backtracking para poucas recompensas;
  • Ausência de um conteúdo extra ou algo que justifique vasculhar todos os locais mais de uma vez;
  • É um jogo curto para um metroidvania.
Touhou Luna Nights — PC/PS4/PS5/XBO/Switch — Nota 8.0
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Ives Boitano
Análise feita com cópia digital cedida pela Playism

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google