PC

Half-Life (PC): Valve lança documentário comemorando os 25 anos do jogo

Em rara aparição, Gabe Newell entra em detalhes sobre o adiamento de um ano que o título sofreu antes de chegar ao mercado em novembro de 1998.

em 18/11/2023


Comemorando os vinte e cinco anos de Half-Life completados no último dia 8 de novembro, a Valve lançou em seu canal de YouTube um documentário que revela algumas informações sobre o desenvolvimento do título. Nele, membros do time de produção prestam depoimentos a respeito do lançamento do game, incluindo o próprio guru da Steam, Game Newell.


Dentre um dos principais destaques do filme, Newell, inclusive, detalha uma decisão que foi adiar o lançamento do título, que se encontrava em uma espécie de caos organizacional por conta da desconexão entre os vários departamentos do time de desenvolvimento. Previsto para chegar às lojas inicialmente em novembro de 1997 no intuito de competir contra Quake II, o primeiro jogo produzido pela Valve foi adiado em um ano. 

"Atrasar é apenas por um tempinho, [um jogo] não prestar, ficará pela eternidade" foi como Gabe se posicionou a respeito da situação no documentário, ecoando uma frase cuja autoria é supostamente atribuída a Shigeru Miyamoto. “Poderíamos tentar forçar a barra e lançar essa coisa, mas essa não é a empresa que queremos ser, essa não é o tipo de gente que queremos ser. Esse não é o relacionamento que queremos ter com nossos clientes”, completou.

Além do documentário, Half-Life está sendo disponibilizado gratuitamente na Steam até o dia 20 de novembro. Além disso, o título recebeu um graúdo update comemorativo a fim de aprimorar a qualidade de vida útil do jogo. 


É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.