Jogamos

Análise: Spells & Secrets (Multi): entre erros e acertos, este roguelike nos leva para uma aventura mágica em uma escola de bruxaria

Mesmo com algumas boas ideias, este jogo sofre com muitos problemas comuns do gênero.


Em Spell & Secrets, estamos no controle de um estudante novato da Academia de Greifenstein, uma famosa escola de magia. Após a invasão de um grupo de bruxos malignos, a escola se encontra toda dominada por criaturas mágicas e só você é capaz de acabar com o perigo. De posse da nossa varinha, precisamos explorar todos os cantos do castelo para derrotar criaturas mágicas, descobrir segredos e acabar com os bruxos que dominaram o local.

Bem-vindo à Academia Greifenstein

Em Spell & Secrets, nós somos um estudante recém-admitido na Academia Greifenstein. Logo no início do jogo, somos apresentados ao sistema de customização para criar nosso personagem. Temos as opções para modificar sua aparência, roupas e adicionar acessórios, além de dar um nome a ele. Apesar das opções limitadas, ainda somos capazes de criar personagens criativos e únicos.




Após a nossa chegada à Academia, somos apresentados a alguns personagens importantes para a nossa jornada, os quais irão nos fornecer os mais variados itens e melhorias. Logo na nossa primeira noite, a escola é invadida por bruxos poderosos que querem tomar o controle da instituição. Mesmo dotado apenas com as magias mais básicas, nosso personagem toma a frente para explorar o castelo e acabar com o perigo.

Spells & Secrets é um roguelike, ou seja: suas principais características envolvem fases criadas proceduralmente, mortes constantes, upgrades temporários ou permanentes e a disposição aleatória de inimigos, habilidades, itens e desafios. Nossas partidas se passam em quatro áreas distintas da escola, sendo elas os dormitórios, salas de aula, área de plantações e o último estágio no qual enfrentamos The Prince, o chefe final.




Os mapas são construídos proceduralmente a partir de salas conectadas por portas. Para prosseguir precisamos derrotar todos os inimigos da área, como slimes, dragões e fantasmas, até encontrarmos o chefe de cada andar. Além de inimigos, há outros tipos de eventos disponíveis como puzzles para coletar recompensas, resgate de alunos presos e compra de melhorias.

Explorando os poucos espaços do castelo

Spells Secrets é um roguelike que peca, essencialmente, em não ser ousado em suas escolhas. A começar pela sua história (ou falta dela) que é vaga e desinteressante. Mesmo apresentando algumas referências e semelhanças com a saga Harry Potter — como a presença de facções de estudantes, irmãos gêmeos comerciantes e xadrez de bruxo —, nada que o jogo apresenta chega perto da história desenvolvida por J.K. Rowling. 




Os NPCs são genéricos, sejam eles professores, alunos ou vilões, não tendo nenhum desenvolvimento ou real importância significativa para o jogo. A mesma coisa ocorre com a história do castelo, que é aprofundada a partir de documentos espalhados pelas fases, mas que não acrescentam nada de interessante à aventura. Para acompanhar esse problema, temos uma trilha sonora tão genérica que parece ter saído de pacotes de músicas gratuitas da internet. A música tenta ser divertida, mas não empolga, não diverte e nem cria um clima de tensão, considerando que temos uma escola invadida por vilões.

O que considero mais grave, no entanto, é a ausência de elementos que amenizem o problema comum de repetitividade de jogos do gênero roguelike. As fases são construídas a partir de poucas salas, dando aquela constante sensação de déjà vu. A pouca diversidade de inimigos também intensifica essa sensação: eles se repetem entre os andares, modificando apenas alguns detalhes como cor e ataque elemental.



Escolha suas magia e vá para o combate

Mesmo com a série de defeitos e limitações apresentados, Spells Secrets ainda possui uma qualidade que torna o gameplay agradável e atrativo: a enorme variedade de magias que podemos usar em combate. Durante a jogatina, podemos equipar nosso personagem com os mais variados tipos de feitiços, que nos dão habilidades ofensivas e passivas.

Eles são os mais diversos possíveis: há magias elementais, como ataques de fogo, elétricos e de gelo; habilidades para criar escudos, refletir projéteis, transmutar, levitar, controlar inimigos, atirar projéteis de magia ou cristais, dentre tantas outras opções. As magias são desbloqueadas gastando pontos que coletamos ao derrotar inimigos. Dessa mesma forma, podemos dar melhorias ao protagonista como aumentar sua vida e aperfeiçoar sua estamina, usada para executar as magias.




Essas opções são essenciais para que o jogo tenha um mínimo de diversidade de gameplay, pois permitem diferentes abordagens durante o combate. Por exemplo, a principal habilidade do primeiro chefe é atirar projéteis que espalham veneno pelo chão. Eu posso enfrentá-lo com ataques diretos, refletir os projéteis de volta para ele ou até mesmo controlar sua movimentação e deixá-lo em cima do veneno por algum tempo. A sua criatividade é o limite.

Por fim, vale mencionar que o jogo possui multiplayer para jogar com mais um amigo, o que facilita muito a aventura e a deixa mais interessante e dinâmica. Em vez de executar combos sozinho, você pode, por exemplo, elaborar estratégias com seu amigo e planejar ataques combinados, deixando os combates mais dinâmicos e variados, ou então deixar um personagem distraindo os inimigos enquanto o outro ataca. 



Interessante, porém muito limitado

Apesar de possuir algumas qualidades, Spell & Secrets sofre com o problema de repetitividade comum em jogos do gênero roguelike e não apresenta muitas alternativas para contorná-lo. A sua história é desinteressante, fazendo-o parecer uma cópia genérica de Harry Potter, e seus desafios são pouco diversos, deixando-o sem graça e previsível rapidamente. No entanto, as opções de magias conseguem assegurar um pouco de qualidade ao gameplay, permitindo diferentes abordagens de combate, assim como o multiplayer, o que o deixa mais dinâmico e divertido. Neste caso, acredito que Spells & Secrets possa ser recomendado caso você tenha um amigo para jogar contigo.

Prós

  • A vasta quantidade de magias permite que cada jogador elabore sua estratégia de combate;
  • As batalhas contra chefes fornecem bons momentos de ação;
  • A opção de multiplayer deixa o jogo mais divertido e dinâmico.

Contras

  • A trilha sonora é totalmente dispensável;
  • A história, assim como seus personagens, é totalmente genérica e pouco explorada;
  • A baixa variedade de salas, inimigos e puzzles tornam o jogo repetitivo rapidamente.
Spells & Secrets — PS5/XSX/Switch/PC — Nota: 6.0
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise feita com cópia digital cedida pela rokaplay 

É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google