Jogamos

Análise: The Jackbox Party Pack 10 (Multi): uma festa caótica agora em português

Party game estará disponível com dublagem, legendas e adaptações culturais para o Brasil a partir do dia 16 de novembro.

The Jackbox Party Pack 10
é o mais recente lançamento da Jackbox Games, trazendo um conjunto de cinco minigames caóticos que podem ser bem divertidos para reunir a galera. Embora tenha sido lançado no dia 19 de outubro, uma atualização amanhã (16/11) adicionará a opção de língua de português do Brasil. Tivemos a oportunidade de jogá-la antecipadamente para avaliar a experiência neste texto.

Cinco minigames bastante diversos

Ao todo, The Jackbox Party Pack 10 conta com cinco minigames: Tee K.O. 2, Timejinx, FixyText, Dodo Re Mi e Hypnotorious. Cada um deles traz uma ideia bem diferente entre si, numa tentativa de oferecer mais diversidade e ter pelo menos algum deles que chama mais atenção para cada grupo de jogadores.
Tee K.O. 2 é uma espécie de evolução de um dos desafios presentes no Pack 3. O conceito dele envolve a elaboração de camisas com desenhos e frases dos outros jogadores. As pessoas então votam em qual delas foi mais bem-feita. Em comparação com o primeiro Tee K.O., temos mais opções de customização, como escolha de fonte para os textos e a possibilidade de fazer um moletom.

Já Timejinx é um jogo de perguntas de conhecimentos gerais em que as respostas estão sempre relacionadas a um certo período do passado. A maior parte das questões envolve escolher um ano específico. Quanto mais próximo do ano correto, menos pontos o jogador recebe. Ao final, ganha quem tiver menos anos acumulados.
FixyText brinca com o conceito de editor colaborativo de texto. Recebemos uma situação e precisamos construir juntos uma resposta. Sem a possibilidade de apagar o que escrevemos e podendo colocar o nosso cursor em qualquer ponto da mensagem, o texto logo vira um show de horrores. Os jogadores então escolhem quais palavras acharam mais engraçadas, dando pontos para os seus escritores.
 
Dodo Re Mi é um jogo rítmico no qual escolhemos uma música e cada jogador assume o controle de um instrumento específico. Todos precisam então se esforçar para ter uma boa performance para ganhar pontos e derrotar o chefão que come músicas. Ao final, ganha quem fizer mais pontos, mas a quantidade de rodadas não é definida, dando aos jogadores a liberdade de participar várias vezes do desafio.

Por fim, Hypnotorious é um jogo de adivinhação um pouco diferente. A ideia é que cada jogador recebe um “papel” e depois eles precisam se agrupar em caixinhas, tentando entender quem faz parte de cada grupo. Ele exige um mínimo de quatro jogadores para ser aproveitado.

O que muda jogando em português?

A atualização com português do Brasil chega no dia 16 de novembro nas várias plataformas, exceto o Switch, que receberá a tradução no dia 25. A adição é bem significativa para deixar o jogo mais acessível e fácil de aproveitar com a família e os amigos.
 
Não se trata apenas de colocar o texto em português, mas de uma adaptação que inclui legendas, dublagem e aspectos culturais. As falas dos narradores de cada jogo são bem naturais, fazendo com que seja até difícil pensar na obra como algo traduzido. É como se o português sempre estivesse ali e o título já tivesse sido pensado assim desde o início.

Em particular no caso do Timejinx, temos questões baseadas no contexto cultural do Brasil. Temos referências à Xuxa, canções brasileiras e outros elementos de cultura pop que fazem com que a experiência seja mais natural e orgânica. Ainda há algumas perguntas cujo contexto é muito específico dos Estados Unidos, o que pode dificultar a escolha da resposta certa, mas nada grave.

Vale destacar que se o jogador quiser reduzir as perguntas de contexto brasileiro, é possível ajustar esse fator nas configurações. Seria interessante poder fazer o contrário e reduzir as norte-americanas também, mas, pelo menos na build que pude jogar, essa opção não está presente.

Ajustes e considerações

Em termos dos jogos em si, há algumas questões que precisam ser levadas em consideração. Primeiramente, o título roda nos servidores da Jackbox e é necessário que cada usuário acesse o canal jackbox.tv por meio de seu dispositivo pessoal (geralmente um celular). 
 
Por um lado, isso facilita consideravelmente a experiência multiplayer com muitos jogadores de forma local ou online. Ao todo, cada minigame permite até oito pessoas (ou nove, no caso de Dodo Re Mi) e basta transmitir a tela para que indivíduos distantes peguem o código e participem da brincadeira. Até mesmo há o mecanismo de plateia para jogá-lo em transmissões em sites como YouTube e Twitch.

Por outro lado, a dependência desses fatores externos pode ser um dificultador no longo prazo. Durante as partidas que joguei, tivemos uma ocasião em que uma de minhas amigas teve que fechar o site e abrí-lo novamente para poder desenhar no Tee K.O. 2. Uma de nossas jogadas de Dodo Re Mi também não carregou apropriadamente a performance conjunta, forçando que a gente pulasse o replay para ver a avaliação do nosso desempenho.
Dodo Re Mi também teve ocasiões em que a animação das notas agarrou no meu celular. Como um minigame que exige precisão, esse tipo de erro pode ser fatal e quebrar completamente a experiência dos jogadores.
 
Também destaco como uma pequena crítica o fato de FixyText deixar os jogadores verem quem está escrevendo quais palavras. Graças a isso, é muito fácil manipular os resultados para favorecer uma pessoa, especialmente em grupos pequenos de jogadores. Há até a opção de esconder as palavras com filtros de moderação para evitar que palavras impróprias para a idade apareçam, mas seria interessante ter a opção de não poder ver os cursores para adicionar um fator surpresa à experiência.

Apesar desses elementos que mereciam melhorias, há boas opções de acessibilidade e ajustes que permitem moldar a experiência. É possível adicionar fatores de moderação e linguagem imprópria, garantir que o conteúdo seja para todas as idades, adicionar legendas, estender e até remover o cronômetro para que todos possam jogar no seu ritmo, etc. Tudo isso faz com que seja muito fácil garantir uma experiência mais agradável para todos os jogadores e para transmissões online.

Uma festa com diversão garantida

Como primeiro lançamento da série em português, The Jackbox Party Pack 10 oferece uma experiência muito boa e diversa. A dublagem e a adição de elementos culturais brasileiros são recursos bem-colocados que ajudam a deixar a experiência natural como um bom jogo de festa deveria ser. Fica a expectativa de o Brasil receber os convites para se divertir também nos próximos anos.

Prós

  • Boa diversidade de jogos faz com que seja bem provável que pelo menos algum deles agrade ao grupo de jogadores;
  • A tradução para o português com legendas, dublagem e adaptações culturais relevantes faz com que a experiência seja muito agradável;
  • Várias opções de acessibilidade e moderação fazem com que seja fácil adaptar a experiência;
  • Grande quantidade de jogadores podem participar juntos por meio de dispositivos próprios, seja presencialmente ou online.

Contras

  • O minigame Dodo Re Mi pode agarrar ocasionalmente no celular, dificultando a precisão exigida para um jogo de ritmo;
  • Uma parcela pequena de questões do Timejinx continua sendo bem específica do contexto norte-americano, dificultando a escolha de respostas;
  • FixyText indica com clareza os autores que estão escrevendo as palavras, fazendo com que seja fácil manipular os resultados.
The Jackbox Party Pack 10 — PC/PS4/PS5/XBO/XSX/Switch — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Jackbox Games

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google