Jogamos

Análise: EA Sports FC 24 (Multi) muda sem mudar, mantendo seu futebol previsível com contratações boas e ruins

Embora em essência seja o mesmo de sempre, ao menos tivemos alguns lampejos positivos em meio a grandes furadas.


O anúncio da mudança no título parecia uma oportunidade única: ao deixar o nome “FIFA” de lado, EA Sports FC 24 tinha tudo para ser uma virada para a franquia retomar o bom futebol de outros tempos. Infelizmente, o resultado em campo é pífio e traz poucas novidades, nenhuma delas suficiente para mudar um jogo até divertido, mas datado. Vista seu uniforme e tome bastante isotônico, pois essa análise futebolística vai começar!

Apostando nos medalhões

Com o final da parceria com a entidade maior do futebol, parecia que as coisas iriam mudar. A própria EA destacou isso, salientando, inclusive, que a sociedade limitava as possibilidades de novidades no game. Os vídeos e as imagens divulgados apontavam para uma produção semelhante ao EA Sports FIFA 23, mas ainda assim a expectativa positiva seguia firme.
Será que é um realmente um novo time em campo?

Lançado no dia 29 de setembro de 2023 para PC e todos os consoles da geração atual e anterior, EA Sports FC 24 decepcionou quem esperava por uma transformação. Com novidades modestas, embora em sua maioria bem-vindas, o game pode ser considerado mais do mesmo visto nos últimos anos. Ainda que isso seja positivo em alguns pontos, no geral essa questão é preocupante.

Sim, esses são visuais de um grande lançamento para PS5
Talvez o mais crítico seja a produção visual: jogadores recorrentes sabem que os gráficos são praticamente os mesmos desde o FIFA 19 – quiçá FIFA 17 – e parecem cada vez mais datados. As animações até receberam algumas atualizações, incluindo no presente título, mas nada que realmente valha a pena destacar.

Ao menos ainda temos aquelas jogadas plásticas
Uma das poucas e bem-vindas mudanças são as tomadas das câmeras, que agora focam em torcedores, banco de reservas, staff dos clubes, etc. Isso torna as partidas mais próximas das transmissões reais e aumentam a imersão. Por exemplo: faltas duras que geram cartão ganham uma visão em primeira pessoa do juiz. Claro que isso às vezes salienta os gráficos datados do game, mas ainda assim é bem legal.

Dentro das quatro linhas

Vamos falar agora do que mais importante em um game de futebol: a jogabilidade e as mecânicas de jogo. A primeira continua a mesma dos últimos anos, com comandos intuitivos e uma boa quantidade de opções para customizar a jogatina. Já a segunda necessita de uma divisão inescapável: partidas online, que podem ser muito frustrantes, e partidas off-line, que funcionam bem e são um dos destaques do título.
Jogar localmente é a melhor opção

Focando nas partidas online, EA Sports FC 24 é o pior que já joguei nos últimos anos. Mesmo que ele tenha poucas semanas de vida e muitas atualizações pela frente, o input lag é quase insuportável na maioria das partidas. Isso inviabiliza botes, passes e chutes precisos. Além disso, os jogadores parecem feitos de chumbo, com movimentos limitados e sem reflexos.

Para piorar, o quesito microtransações, parte intrínseca do Ultimate Team, cria um desnível gigantesco para quem gasta dinheiro ou não. Para quem não sabe, esse modo coloca o jogador para colecionar cartas de jogadores e com elas montar o seu time supremo. A questão é que o custo para isso é alto, sendo que as missões e desafios com recompensas gratuitas são mais exigentes e menos valiosos.
As chamadas Evoluções permitem aprimorar cartas, mas são caras e sazonais
Ou seja, quem não coloca dinheiro no FUT tem que lidar com dois problemas: conexão e desnível financeiro. Estimo que apenas 30% das partidas são divertidas e competitivas na medida certa; os demais 70% ficam por conta de disputas travadas e/ou contra equipes como Ronaldo, Messi e cia. Não me considero um craque virtual, mas asseguro ao leitor que essa estimativa é coerente e leva em conta que alguns adversários são, pura e simplesmente, melhores do que este redator.

Bola na trave não altera o placar

Para fazer justiça, vou trazer alguns dos pontos positivos do Ultimate Team, certamente o mais famigerado modo de EA Sports FC 24. Os menus foram completamente mudados (finalmente!) e agora oferecem atalhos que facilitam ao jogador acessar todas as opções disponíveis. Além disso, temos a integração do futebol feminino no FUT por meio de cartas das jogadoras.
Cada vez mais destaque para o futebol feminino
Isso mesmo: agora é possível ter o Rei e a Rainha do futebol dividindo os gramados, algo inédito até então. Com essa mudança positiva, agora temos um leque enorme de opções para montar os nossos times, sem contar que a presença das mulheres ajuda na divulgação do trabalho delas. Confesso que é uma novidade relativamente simples para o FUT, mas que nunca tinha pensado e que chegou de forma competente.

Lembra dos 30%? Pois é, quando eles acontecem, fica claro o porquê o Ultimate Team é tão popular. Montar equipes com táticas personalizadas e disputar partidas competitivas é realmente viciante. O jogo é outro nas partidas offline, quando temos elencos equilibrados e os problemas inerentes às conexões online somem, e um futebol eletrônico divertido surge. Mesmo os já comentados bugs se tornam aceitáveis, pois afetam os dois lados igualmente e se tornam risadas entre amigos.

O jogo de "todo mundo"

A jogatina offline pode ser disputada de várias formas. Por exemplo, podemos jogar contra os amigos em partidas convencionais, modos com direito a poderes especiais e até partidas de rua, no melhor estilo Fifa Street. Essas últimas não chegam no nível clássico, mas são divertidas o suficiente e proporcionam situações vantajosas para ver dribles e jogadas mais estilosas.
Mesmo contando com uma carreira, o modo Volta é mais divertido de forma eventual
O leque de opções para disputar as partidas inclui a grande maioria das equipes do mundo. Infelizmente, existem algumas exceções de peso como a Seleção Brasileira e os times italianos Roma e Napoli, sem falar nas equipes do Brasileirão e seus elencos. Esse é um problema crônico da disputa com eFootball e provavelmente nunca terá uma solução definitiva.

Outras opções de jogo incluem dois modos para criar uma carreira completa no mundo do futebol, cada um com uma proposta distinta: numa atuamos no campo, como um jogador; na outra, atuamos na casa mata, como um técnico. As duas são divertidas e oferecem uma experiência sólida para quem quer se dedicar e construir uma trajetória única.

Como treinador (e quase um manager), construa o futuro do seu clube
A primeira é interessante pela customização completa do atleta, incluindo a sua posição em campo e relação com imprensa e torcida. Já a segunda se aproxima da hoje clássica Master Liga, na qual contratamos jogadores de acordo com os recursos do clube e com as prospecções de olheiros e categoria de base. Destaque pelo sistema que permite, a qualquer momento, simular partidas, assisti-las e assumir o controle do time.

Esperando a janela para reforçar

Finalmente, é possível criar copas e ligas personalizadas, além de curtir a maioria das opções anteriores no papel das mulheres. Falando agora na produção técnica, EA Sports FC 24 mais uma vez apresenta um comportamento dual. Por um lado, temos carregamentos muito breves que permitem partidas rápidas, mesmo nos modos online. Por outro lado, temos uma presença significativa de bugs e problemas funcionais.
Alguns exemplos incluem goleiros falhando constantemente, jogadores trombando e caindo em excesso, erros em renderizações e objetos aleatórios surgindo em vários momentos. Certamente, essas questões serão corrigidas com o passar do tempo, mas não consigo ver isso num horizonte próximo. Afinal, são muitas coisas para corrigir ou ajustar, várias delas interdependentes.
Novas informações dinâmicas são exibidas durante as partidas
Mais um exemplo: defender, de maneira geral, é algo bastante complicado, com jogadores ágeis conseguindo driblar e tabelar facilmente. Uma mudança fora do ponto pode ajudar a defesa, mas comprometer o ataque. O mesmo serve para tantas outras coisas, como cruzamentos rasteiros na área e excesso de trombadas no estilo Video Cassetadas.
Prepare-se para muitas trapalhadas, sobretudo nos modos online
Quero deixar claro que o game não está quebrado ou injogável. Pelo contrário, pois ele se mantém como uma das referências no gênero esportivo eletrônico e tem potencial para muita diversão e competição. A questão é ter as expectativas no lugar, entendendo os pontos fortes e fracos para, assim, desfrutar adequadamente da versão eletrônica do esporte mais popular do mundo.

Mais um ano de sofrimento para o torcedor

Como aquele time que fica no empate após desperdiçar um pênalti no último minuto, EA Sports FC 24 acabou basicamente ficando na mesma dos últimos anos. Na realidade, o saldo é levemente negativo: se por um lado as partidas de futebol ainda guardam uma boa dose de diversão e temos uma boa variedade de modos de jogo, por outro os visuais continuam datados, a jogabilidade online é ruim e a dependência de compras é cada vez maior.
Mais do mesmo, seja no que é bom ou no que é ruim
Ou seja, caso o jogador queira focar nos modos competitivos na internet, ele precisa se preparar para encarar microtransações e controles travados. Pior, mesmo com telas de carregamento rápidas, bugs aparecem eventualmente durante a jogatina. Fica a dica somente para fãs do gênero, que ainda esperam por uma verdadeira reformulação no elenco para, finalmente, curtirem um bom futebol. Para os demais, o negócio é aguardar um desconto nas lojas.

Prós

  • Futebol eletrônico de boa qualidade geral;
  • Partidas locais entre amigos e modos carreira são as melhores formas de aproveitar o game sem estresse;
  • Telas de carregamento bastante breves;
  • Boa quantidade de conteúdo e modos de jogo, como o famigerado Ultimate Team;
  • Novidades pontuais, como novas câmeras e valorização do futebol feminino, são positivas.

Contras

  •  Título não trouxe nenhuma mudança significativa, sobretudo nos visuais;
  • Muitos bugs e problemas técnicos, como falhas defensivas gritantes, permeiam o jogo;
  • Modo Ultimate Team depende cada vez mais das microtransações.
EA Sports FC 24 — PC/PS5/PS4/Switch/XBO/XSX — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Thais Santos
Análise produzida com cópia obtida pelo redator


é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google