Dicas e Truques

Mortal Kombat 1 (Multi): dicas para o modo Invasão

Aprenda a desvendar todos os segredos do novo modo de jogo de MK1.

Uma das novidades de Mortal Kombat 1 foi o modo Invasão, implementado no lugar da Krypta. É nele que conseguimos liberar novas skins e acessórios para os personagens, além de ser ideal para melhorar o nível de maestria dos lutadores e parcerias.

A seguir, daremos algumas dicas para que você consiga passar pelos tabuleiros cheios de desafios deste modo. Vamos lá!

Aprenda a lista de tabelas elementais e fique de olho nas condições das lutas

Em um esquema similar a Pokémon, cada lutador e parceiro têm propriedades elementais. Logo, há uma série de vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração. A tabela é a seguinte:

Para verificar os elementos dos oponentes e se a fase terá algum modificador, é só prestar atenção na parte superior do lado direito da tela.

Sempre tenha itens no inventário

Por mais que, majoritariamente, nosso lutador esteja com um nível mais alto que os adversários, devemos também prestar atenção nos modificadores de cada batalha. Uma disputa que parece fácil pode se tornar um problema devido a uma chuva ácida, serras que aparecem do nada, chão eletrificado, entre outros perigos ambientais. 

Equipar itens que oferecem resistência baseadas nos elementos das condições do estágio pode nos poupar de uma dor de cabeça e impedir que uma luta se torne muito longa. Fique de olho nas lojas sempre, pois elas mudam seus itens de hora em hora.

Um dos objetos mais importantes que devem ser adquiridos de imediato são as seringas, que aumentam a resistência do nosso personagem a um determinado elemento permanentemente. Entretanto, elas só funcionam para o lutador que estamos controlando na hora, então escolha bem em quem usá-la.

Não tenha dó dos seus pontos de experiência

Ao jogarmos a Invasão, podemos atingir o nível 30 de experiência total, e a cada level ganho, recebemos cinco pontos para distribuir entre os atributos do lutador. Acontece que todos os integrantes do elenco ganham esses pontos, mesmo que foquemos no uso de um ou dois.


Por isso, com o passar de cada mesa, ajuste os atributos dos personagens do elenco de acordo com as suas características. Uma dica valiosa é a de manter personagens balanceados, como Liu Kang, Scorpion e Sub-Zero, para as lutas mais longas, e usar os combatentes mais agressivos, como Baraka e Reptile, com seu ataque maximizado; dessa forma, as lutas mais simples podem ser resolvidas com poucos golpes.

Ainda assim, se você fizer alguma escolha da qual se arrependeu depois, basta ir até a mesa da Academia Wu Shi e comprar o item “Núcleo de Enenra Branco”. Ele remove todos os pontos distribuídos para o lutador selecionado e nos dá a chance de fazer novas escolhas.

Invista nos seus talismãs

Os talismãs são ganhos após alguns confrontos e servem para nos dar uma ajuda no meio da luta. Eles podem disparar projéteis, criar uma aura protetora ou modificar nossos socos por um curto espaço de tempo. A cor deles indica qual é o seu elemento e o número de joias serve para mostrar quantas vezes ele pode ser usado em uma luta, podendo variar entre um e nove usos.

Por mais que alguns deles pareçam fracos de início, é sempre importante ter um de cada elemento e com foco baseado no seu estilo de jogo. Eu, por exemplo, me concentrei em coletar talismãs de projéteis, pois, além de causarem dano elemental, eles dão um respiro ao interromper uma sequência adversária.

Outro ponto importante é a Forja. Sempre que possível, visite as forjas disponíveis pelo mapa e melhore os atributos do talismã com os componentes ganhos após cada luta. Talvez eles não façam tanta diferença nos combates normais, mas contra subchefes e chefes eles são uma mão na roda. Um simples talismã pode ter até sete atributos diferentes, como causar dano enquanto o oponente defende, recuperar energia e maximizar os efeitos de ataques elementais em certas condições.

Fique de olho em todos os caminhos possíveis

Em todas as mesas haverá bifurcações e rotas alternativas, que levarão a combates com condições mais severas e complexas. É importante que nada seja deixado de lado, pois é possível achar baús e recompensas diversas, como skins para os lutadores e itens raros.

Inclusive, algumas fases têm pistas que liberam novos caminhos, conforme a lista abaixo:

Vila Fengjian
  • ESURAT O ONDUM (Destrua o Mundo): vença a luta com o fatality de parceria do Cyrax.
Festival de Sun Do
  • Toasty: vença a luta com o fatality de parceria do Scorpion. O personagem é liberado ao atingir o nível 5 de perfil.
  • ÃMISLTA4 (Talismã 4): utilize quatro vezes o seu talismã no meio da luta.
Colônia Tarkatânea
  • Perdendo a compostura: aperte o botão de virar de posição 30 vezes durante a luta.
  • ODIARA: Utilize o segundo fatality de Ashrah. Ele é liberado ao atingir o nível 14 de maestria com a personagem.
Laboratório do Shang Tsung
  • Caminhos brutais: Finalize a luta com qualquer brutality.
  • Outra cobaia: Utilize o segundo fatality de Shang Tsung. O movimento é liberado ao atingir o nível 14. Vale lembrar que Shang Tsung precisa ser adquirido como DLC à parte para quem comprou a versão básica do jogo.
Floresta Viva
  • QUACKX10: abaixe 10 vezes durante a luta.
  • NOMED RENNI (INNER DEMON): finalize a luta com o fatality de parceria de Sareena.
  • ERTECA AOSCH (CREATE CHAOS): finalize a luta com qualquer um dos fatalities de Havik. O personagem é liberado após concluir o modo História.
Templo de fogo
  • KCIRT TAH (HAT TRICK): finalize a luta com o fatality de parceria de Kung Lao.
  • Use o elemento que traz a vida: termine a luta com qualquer um dos fatalities de Rain.
Vale lembrar que as dicas acima são válidas apenas para a atual temporada.

Leve armaduras contra os chefes

No meio das mesas, há lutas com subchefes, marcadas por um demônio no tabuleiro, e, no final, sempre enfrentamos o chefe da mesa, para então prosseguirmos para a próxima. Geralmente, são combates com duas ou três fases, nas quais os chefes abusam de artifícios para dificultar a nossa vida.

Mas nada impede que nós façamos o mesmo: existem itens específicos nas lojas que nos garantem proteção durante toda a luta, como armaduras e máscaras elementais. Por isso, explore as fraquezas do seu oponente, proteja-se dos riscos ambientais com esses itens e use os talismãs para dar um gás extra aos seus ataques. Isso fará a diferença, com toda certeza.

E aí? Conseguiu vencer o modo Invasão de Mortal Kombat 1 com essas dicas? Tem outros truques que não foram mencionados na matéria? Conte para nós nos comentários! 

Abraços e até a próxima!

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.