Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord, remake 3D do primeiro jogo da clássica franquia de RPG, é lançado no PC em acesso antecipado

A releitura do primeiro RPG com um sistema de party promete tornar mais amigável o título ao mesmo tempo em que preserva o apelo da versão original.

em 16/09/2023

A Digital Eclipse, desenvolvedora de, entre outros projetos, The Making of Karateka e Mega Man Legacy Collection, lançou um remake 3D de Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord no PC (via Steam e GOG) em acesso antecipado. Por meio de um comunicado de imprensa, o estúdio revelou que a releitura do RPG em primeira pessoa modernizará os gráficos, o gerenciamento da party, os sons, a navegação, os combates e a invocação de feitiços presentes na versão original.


Por falar no jogo que originou o remake, Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord foi lançado em 1981 para o computador Apple II pela Sir-tech Software e não somente deu início a franquia Wizardry, que possui oito entradas principais além de vários spin-offs, mas também foi o primeiro RPG dungeon crawler a apresentar um sistema de party. Característica que anos mais tarde serviria de inspiração para diversas franquias consagradas dos video games, como Final Fantasy e Dragon Quest.

Visando levar esse importante título tanto para as novas gerações como para os retro gamers, o estúdio tornou mais amigável o combate e o gerenciamento da party no jogo ao mesmo tempo em que preservou o apelo do clássico ao permitir a visualização da interface original e utilizar o código da versão de Apple II como base para criar a releitura. Confira abaixo o trailer de lançamento do acesso antecipado e a descrição do remake do primeiro jogo da série Wizardry presente na página do Steam do RPG, em tradução livre:

Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord é um remake 3D completo do primeiro jogo da lendária série de RPG Wizardry.

O primeiro RPG com sistema de party da história, Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord foi uma inspiração direta para séries como Final Fantasy e Dragon Quest.

O renascimento da Digital Eclipse preserva o apelo do clássico, com muitas atualizações para os fãs dos RPGs atuais.

Dungeon Crawling, Deluxe

Crie a sua própria equipe de aventureiros e dirija-se ao labirinto a mando do soberano louco Trebor, à procura do amuleto roubado pelo maligno feiticeiro Werdna. Enfrente grupos de inimigos desafiadores, fuja das armadilhas escondidas, adentre as profundezas da dungeon enquanto você se prepara para o confronto final. Enfrente o próprio Werdna.

Comprometimento de fidelidade

Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord está sendo criado diretamente em cima do código do game original de 1981. Por mais que pareça um jogo inteiramente novo, no cerne está presente o título original, você consegue até ver a interface da versão de Apple II enquanto joga.

Desafiador na dose certa

Mesmo a reconhecida dificuldade dos inimigos não tendo sido alterada, melhorias de qualidade de vida foram adicionadas em todas as áreas. Gerenciamento da party, navegação, invocação de feitiços, e combate foram todos significativamente aperfeiçoados. 

O renascer de uma lenda

Caso esteja descobrindo a lendária franquia Wizardry só agora, Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord é a porta de entrada perfeita para novos jogadores. Os veteranos da série irão adorar os maravilhosos gráficos e sons novos, e a interface simplificada.
Em uma publicação em seu site, a Digital Eclipse também revelou que a parte “essencial” do remake de Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord pode ser jogada integralmente em acesso antecipado, mas advertiu que existe o risco de que alguns bugs apareçam enquanto a versão completa do título não for lançada, algo que deve ocorrer até o final de 2024. No momento da redação dessa notícia, é possível adquirir o game no Steam por R$ 88,99 e na GOG pelo preço promocional de R$ 74,69.

Fonte: Gematsu

Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.