Rumor: Gearbox, estúdio de Borderlands, pode ser vendido em breve pelo Embracer Group

Reportagem da agência Reuters sugere que a venda do estúdio é cogitada após interesse de terceiros como parte do plano de reestruturação do grupo.


O Embracer Group é uma empresa sueca detentora de diversos estúdios de desenvolvimento de jogos, incluindo nomes famosos como THQ Nordic, Deep Silver, Coffee Stain Studios e Gearbox Software. Esta última, responsável pelo desenvolvilmento da franquia Borderlands, segundo reportagem exclusiva do agência de notícias Reuters, pode ser vendida em breve por conta do novo plano de reestruturação da Embracer.

O plano de reestruturação do grupo, anunciado em junho por meio de uma carta aberta assinada por Lars Wingefors, CEO da Embracer, explicou sobre a mudança de foco da empresa, que agora o foco é mudar de um “modo de investimento pesado para um negócio altamente gerador de fluxo de caixa”. A medida, ainda segundo o documento exigirá “o fechamento ou desinvestimento de alguns estúdios e o encerramento ou pausa de alguns projetos de desenvolvimento de jogos em andamento”. O fechamento da Volition e da Campfire Cabal foram alguns dos estúdios afetados por esta reestruturação.

Segundo a reportagen da Reuters, a Embracer está trabalhando com a Goldman Sachs e a Aream & Co para explorar uma venda. A Embracer comprou no ano passado vários estúdios de desenvolvimento e os direitos de propriedade intelectual de vários jogos, incluindo um novo jogo Tomb Raider, cujos direitos foram comprados pela Square Enix em 2022 por um preço relativamente baixo para os padrões do mercado.

A reportagem afirma ainda que o grupo está avaliando vender a Gearbox Software, de Borderlands, após receber interesse de terceiros. Nenhum represetante da Embracer e da Goldman Sachs confirmaram a informação, por isso, a história ainda está categorizada como um rumor.


Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege