Impressões: Thronefall (PC) une simplicidade e sagacidade em um interessante roguelite

Construa seu reino durante o dia para conseguir sobreviver a intensos ataques durante a noite.

em 02/08/2023
Chegando esta semana no Steam, Thronefall coloca os jogadores em uma importante tarefa que desafiará suas capacidades de estratégia e de gerenciamento de recursos. A GrizzlyGames gentilmente nos concedeu acesso à versão de acesso antecipado do jogo para conhecermos esta simpática — às vezes nem tanto — experiência roguelite com temática medieval.

Ciclos de construção e destruição

Thronefall coloca o jogador no papel de um valente monarca com a missão de construir e fazer prosperar seu simpático reino. É necessário construir estruturas, como casas, torres, campos de trabalho e guarnições, para que o reino cresça e prospere, enquanto enfrenta invasões inimigas durante a noite.

Cada tipo de construção oferece melhorias tanto para o herói quanto para as outras estruturas, à medida que o castelo principal evolui. Para alcançar esse objetivo, o jogador deve gerar renda, obtida através das estruturas construídas. Se as construções resistirem ao ataque noturno, moedas de ouro serão coletadas para construir novas estruturas ou aprimorar as já existentes.


Durante o dia, o jogador tem todo o tempo necessário para instalar as estruturas consideradas essenciais para enfrentar o inevitável ataque noturno. Apenas quando o jogador dá o comando, o dia se transforma em noite e a tarefa de defender o reino começa.

Antes do anoitecer, ícones informam ao jogador a direção, a quantidade e o tipo de inimigo que avançará em direção ao reino naquela noite. Essa informação é crucial para decidir onde investir o escasso dinheiro disponível, fortalecendo as tropas e as estruturas que farão a defesa do perímetro.

Sendo fundamentalmente um jogo com características de tower defense, ou seja, defesa de territórios, um ponto que pode incomodar os jogadores é que as estruturas precisam respeitar uma regra: a posição pré-determinada para sua construção. Portanto, você não será capaz de criar um paredão de torres ou uma sequência de barricadas. Cada unidade tem seu lugar no mapa.


As tropas podem ser movimentadas ao acionar um comando que faz com que o herói as “capture” e as faça segui-lo para onde o jogador desejar. Essa função é interessante para posicionar unidades em pontos onde se precisa de uma forcinha extra na hora de lutar contra os invasores, além de oferecer certa liberdade na movimentação das tropas para pontos que requerem mais atenção.

A cada estrutura que sobrevive ao ataque da noite anterior e continua gerando renda, moedas de ouro são adicionadas ao bolso do herói, possibilitando a realização de novas melhorias no reino para enfrentar mais uma noite de ataque. Em cada mapa, o objetivo é sobreviver a um número determinado de noites para se obter a vitória.

Parece fácil como andar para frente, mas calma lá

Sim, Thronefall é um título muito fácil de jogar. Os comandos são simples, tanto no teclado e mouse quanto no controle — que, na minha opinião, é ainda mais fácil —, e a forma como devemos preparar o reino contra as invasões é bastante amigável para o jogador. Para aqueles que estão acostumados com títulos do gênero tower defense, essa é exatamente a ideia.

No entanto, temos o elemento roguelite nessa mistura, e é isso que torna Thronefall especial. A cada partida concluída, o jogador acumula pontos que começam a destravar modificadores para o jogo. Existem três categorias: um modificador para o herói, até dois para o mapa e mais, que não possuem limite de ativação, para os inimigos. Os bônus para os inimigos são os únicos que geram uma pontuação adicional, pois, ao deixar o jogo mais difícil, é preferível que valha a pena o esforço extra.

Esses modificadores são opcionais e adicionam um “tempero” especial na experiência de Thronefall. É recomendável que o jogador jogue cada mapa uma primeira vez para conhecer sua dinâmica, as unidades e estruturas disponíveis para usar naquela partida e os tipos de inimigos que enfrentará. Feito isso, a cada vez que o jogador sobe de nível, um novo modificador é adicionado, permitindo jogar o mesmo mapa novamente, mas sempre com uma nova dinâmica a ser enfrentada.


Todos os mapas contam com desafios adicionais que estimulam, inclusive, a ativação de modificadores específicos, como aumento de vida e dano dos inimigos ao mesmo tempo, ou então o uso de uma arma específica do herói. Ainda assim, nada impede que o jogador crie seu próprio desafio para tentar sobreviver às ferozes invasões inimigas.

Embora seja relativamente curto — o que é até descrito pelos desenvolvedores ao abrir o jogo —, essa adição de modificações permite que o jogador jogue o mesmo mapa dezenas de vezes, sempre experimentando algo novo. São muitos mods para serem desbloqueados, então prepare-se para passar boas horas até conseguir obter todos e experimentar inúmeras variações de dinâmicas para se desafiar. Você verá que, mesmo aparentando ser algo bem simples, temos um produto de boa qualidade aqui.

Declaro este jogo uma boa compra

Thronefall se mostra um ótimo custo-benefício para quem busca boas doses de desafio, mas não quer algo muito pomposo ou desnecessariamente elaborado. Seus principais méritos residem na simplicidade de sua apresentação e gameplay, com um nível de desafio com uma curva amigável e facilmente administrável pelo jogador.

Dentre os pontos de melhoria que eu poderia sugerir, um dos mais interessantes seria a adição de um alerta, sonoro ou visual, quando unidades inimigas começassem a atacar as estruturas. Em diversas partidas, senti a frustração de achar que minhas tropas do outro lado do mapa estavam segurando os invasores enquanto auxiliava minha outra infantaria em um ataque no lado oposto.


Ao chegar no outro lugar, meus soldados haviam sido facilmente dizimados e as estruturas já estavam arrasadas. Algum tipo de alerta ou mesmo um minimapa para me ajudar a monitorar a situação já seria uma adição interessante nesse aspecto do jogo, especialmente ao jogar partidas com modificadores que aumentam o desafio. Um modo em que os papéis fossem invertidos, ou seja, o jogador assumisse o papel dos invasores, também seria interessante.

Detalhes à parte, essas melhorias podem fazer com que este simpático indie ganhe mais espaço no cenário e conquiste mais jogadores, como eu que vos escrevo. Deixo minha recomendação para experimentar Thronefall e comprovar as impressões que tive sobre ele.

Thronefall já está disponível em acesso antecipado no Steam.

Revisão: Ives Boitano
Texto de impressões produzido com chave de acesso cedida pela GrizzlyGames

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
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