PlayStation 5 recebe hoje (31) versão beta com as novidades da próxima atualização de sistema

O teste beta é apenas para usuários convidados.


O PlayStation Blog detalhou as melhorias implementadas na versão beta do próximo firmware do PlayStation 5. Como da última vez, o teste será restrito a usuários convidados dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Alemanha e França, que serão avisados por e-mail.

A atualização tem previsão de chegar ao público ainda em 2023. Confira um resumo das novidades divulgadas, lembrando que podem ser alteradas ou ficar de fora da versão final.

Novos recursos de acessibilidade

Use um segundo controle para assistência: Agora você pode atribuir um segundo controle a uma conta como controle auxiliar e usar dois controles para operar seu console PS5 como se estivesse usando um único controle. Esse recurso apresenta uma nova maneira de você aproveitar jogos em colaboração com outras pessoas ou ajudar um amigo ou filho a navegar em uma seção particularmente desafiadora de um jogo.

Feedback tátil da interface do usuário do sistema: Quando ativado, os efeitos sonoros do sistema para determinados eventos também serão refletidos fisicamente por meio do tátil, como mover o foco, atingir o limite final de uma seção rolável, marcar uma caixa ou quando você receber uma notificação ou inicializar um jogo. Esse recurso opcional aumenta a imersão e é particularmente útil para jogadores com algum nível de deficiência visual ou auditiva, que apreciam o feedback adicional em seus comandos.

Recursos de facilidade de uso

Pesquise jogos em sua biblioteca: Agora você pode procurar jogos em sua biblioteca de jogos.
Melhorias na ajuda do jogo: Os cartões de ajuda do jogo foram aprimorados. Além das atividades em andamento, agora você pode ver as atividades disponíveis, disponíveis anteriormente, futuras e concluídas. Quando um cartão é selecionado, seus detalhes agora são exibidos no lado direito do cartão, facilitando a localização de objetivos e suas dicas correspondentes.

Descubra novos recursos: Procure dicas úteis para aproveitar ao máximo seu PS5 e aprenda sobre os novos recursos na nova seção Descubra dicas.

Silencie o som do bipe do PS5: Agora você pode silenciar ou ajustar o volume do som do bipe do PS5 ao ligá-lo ou desligá-lo ou colocá-lo no modo de repouso.

Aprimoramentos de recursos sociais

Atualização da interface do usuário da party: Agora você pode convidar um jogador para um grupo fechado sem adicionar automaticamente o jogador ao grupo ou criar um novo grupo. Além disso, os jogadores agora podem enviar convites de parties abertas ou fechadas para grupos em vez de apenas jogadores individuais.

Compartilhe a visualização da tela: Quando alguém está compartilhando sua tela em um grupo do qual você pode participar, agora você verá uma imagem de visualização da tela de compartilhamento, mesmo antes de entrar no grupo.

Participe facilmente das sessões de jogos de amigos: Agora você pode ver facilmente quais de seus amigos estão em uma atividade na qual você pode participar. O ícone de se unir será exibido ao lado de Amigos que estão jogando um jogo do qual você pode participar.

Bloco de torneios do Game Hub: No hub do jogo, agora você pode ver em quantos torneios você entrou e a posição mais alta que você alcançou, bem como o horário de início do próximo torneio. Você pode selecionar a peça para ver a lista completa de torneios.

Reaja às mensagens com emojis: Agora você pode adicionar reações às mensagens com emojis, o que torna a comunicação com os amigos mais rápida e fácil.

Suporte para dispositivos de áudio habilitados para Dolby Atmos compatíveis

O áudio 3D desenvolvido pela Tempest 3D AudioTech agora pode ser apreciado por aqueles que possuem dispositivos HDMI compatíveis com Dolby Atmos, como barras de som, TVs ou sistemas de home theater. O Tempest 3D AudioTech renderiza especificamente para os dispositivos de áudio Dolby Atmos em uso – incluindo canais aéreos – permitindo níveis ainda maiores de imersão nos audioscapes dos jogos PS5.

Suporte para SSDs M.2 de maior capacidade

Agora você pode usar um SSD M.2 com capacidade máxima de 8 TB (acima do limite anterior de 4 TB) para expandir o espaço de armazenamento em seu console PS5.
Pessoalmente, gostei da perspectiva de regular o volume do som emitido ao ligar o console. É algo que já procurei como desligar, pois, se vou jogar após colocar os filhos para dormir, o menor ouve o "bipe" inicial e vem à sala conferir, adiando o início da minha jogatina.


Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.