Dicas e Truques

Atelier Marie Remake: The Alchemist of Salburg (Multi): dicas para se tornar uma grande alquimista

Seguem algumas dicas simples para iniciantes.

Atelier Marie foi originalmente lançado no PlayStation em 1997 e finalmente chegou ao Ocidente em um remake para os consoles atuais. De modo geral, Atelier Marie Remake: The Alchemist of Salburg é um dos jogos mais simples da franquia e há várias adições de qualidade de vida que podem facilitar consideravelmente a experiência para novatos.

Mesmo assim, separamos algumas dicas para iniciantes não terem tantos problemas durante a campanha. Confira-as a seguir.

Entenda a alquimia

Como de praxe na série, o foco principal da jornada está na alquimia. Trata-se de um sistema de criação de itens utilizando ingredientes específicos e é fundamental usá-lo para obter dinheiro, enfrentar inimigos e produzir outros artefatos ainda mais poderosos.

No caso de Atelier Marie, só é necessário prestar atenção na quantidade de ingredientes e no tempo que será gasto. Em vez de usar números inteiros, o jogo opta por números decimais que são então arredondados para cima, fazendo com que a produção em maior quantidade possa ser mais vantajosa em alguns casos.

Caso uma receita peça “1,3” de um determinado ingrediente, ela gastará duas unidades dele, mas o dobro, “2,6”, demanda três. Porém, se fizermos aquele item apenas uma vez e depois fizermos novamente, são gastas quatro unidades por conta do arredondamento. O mesmo vale para o tempo, sendo possível economizar dias com uma produção inteligente.

Cabe ao jogador então experimentar com os números para poder chegar a soluções ideais de acordo com a quantidade de material que possui. Sempre que for possível, aconselho utilizar múltiplos de dez, que são a melhor opção para todos os números.

Aproveite os menus

Uma adição do remake são menus que indicam tarefas para fazer, a localidade dos itens e até mesmo como desbloquear cenas da história. Ter todos esses elementos à mão melhora consideravelmente a qualidade de vida do jogo, tendo sido um aprendizado de muitos anos da série. Usá-los como referência ajuda a não ficar perdido nas múltiplas opções de ação e a ter uma noção clara de progresso.

O tempo não para

Atelier Marie Remake conta com dois modos, o Normal e o Unlimited. Embora o segundo remova o prazo do jogo e acabe afetando outros fatores da experiência, na prática, em ambos os casos, o tempo continua seguindo em frente.

A produção de itens, a coleta de ingredientes e as batalhas sempre acarretam o avanço dos dias de jogo. Planeje-se bem para fazer as melhores escolhas possíveis e evitar arrependimentos.

Não volte para casa de mãos vazias

Embora sair de casa não acarrete penalidades, voltar para ela leva à perda de um dia inteiro, mesmo que o jogador retorne imediatamente sem fazer nada. Sempre que sair de casa, tente aproveitar o seu tempo explorando Salburg e até mesmo indo à floresta vizinha, já que ela só acarreta a perda de um dia de volta além das atividades que forem feitas por lá.

Quests são uma fonte indispensável de dinheiro

A população de Salburg necessita de vários itens e deixam seus pedidos com o dono do bar. Sempre que sair para ir à cidade, é interessante visitar o local para conferir se tem alguma nova tarefa que possa ser feita. Tanto ingredientes quanto itens produzidos via alquimia são requisitados e essa é uma forma importante de conseguir dinheiro no jogo.

Só é importante tomar cuidado com a viabilidade das tarefas. Nem todos os itens solicitados são fáceis de conseguir, sendo possível que alguns deles sejam sazonais e estejam fora de época. Isso acontece em especial com algumas receitas mais avançadas, cujos ingredientes só podem ser conseguidos no período mais frio (outono-inverno) ou mais quente (primavera-verão).

Também é necessário tomar cuidado com os prazos, já que os itens precisam ser entregues rapidamente e a síntese pode demorar vários dias, extrapolando o tempo se o jogador não prestar atenção. Ainda há um breve prazo para entrega atrasada, com um valor bem inferior de recompensa em dinheiro e reputação. Caso o jogador falhe totalmente, perde pontos de reputação.

Mantenha os laços com seus aliados

Marie não deve sair de Salburg sozinha. Para poder enfrentar os inimigos, ela conta com a ajuda de vários aventureiros e até mesmo de sua amiga de infância que não tem uma saúde muito boa e do aluno prodígio irritante do colégio.

Porém, para fazer uso dos serviços dos guerreiros que vivem da venda de sua mão de obra, é necessário pagar. Manter uma equipe específica tem a vantagem de reduzir os custos pouco a pouco, conforme o vínculo de amizade entre Marie e esse aliado aumenta um passo de cada vez. Com mais amizade, também é mais improvável que um personagem se negue a fazer parte da equipe.

Junte dinheiro para comprar os utensílios de alquimia na promoção

Nos dias 8 e 9 de março, a lojinha da academia entra em promoção. Esse é o período perfeito para comprar utensílios. Tente juntar o máximo de dinheiro possível para poder gastar nesses dias, pois a aquisição desses itens fará a diferença na hora da alquimia, reduzindo drasticamente a chance de falha.

Fique por dentro das fofocas

Conversar com os moradores de Salburg é uma forma de obter “rumores”. Mais do que simplesmente saber sobre a vida dos outros e o mundo ao seu redor, esses diálogos são fonte de pequenas doses de “conhecimento”, um parâmetro que também pode ser aumentado com a alquimia, geralmente sendo a segunda uma fonte de mais pontos.

Sempre que possível, use essa mecânica, já que o conhecimento é um fator que influencia positivamente o seu final. Com um valor alto, é possível acessar novas receitas na biblioteca da academia, chegando cada vez mais perto do poderoso item desejado para a graduação.

Quer fazer todos os finais? Evite chegar no nível máximo

Esta dica pode até parecer contraprodutiva, mas em Atelier Marie Remake, o ideal é controlar o nível de Marie para que a personagem não chegue ao máximo. Como acontecia na trilogia Arland, neste jogo temos múltiplos finais e não podemos selecionar qual desejamos. Por conta disso, a ativação das flags (os requisitos de desbloqueio dos finais) faz com que opções alternativas não sejam mais possíveis.

O nível 50 é um dos requisitos de um final que possui alta prioridade, impedindo que o jogador possa acessar os outros encerramentos. Tendo um save sem o nível máximo e sem ter feito sequer um item de nível quatro ou superior, o jogador ainda terá chance de fazer tudo que o jogo tem a oferecer em uma única tentativa.

Bem-vindos a Salburg

Atelier Marie Remake é o título mais simples da série dentre os que eu joguei e não há grandes mistérios para aproveitá-lo. Fora prestar atenção no jogo em si, aconselho a quem jogar que dê uma chance aos outros títulos da série, independentemente se gostou ou não da experiência, para ver os caminhos que a desenvolvedora Gust trilhou desde suas raízes.

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.