Jogamos

Análise: Mr. Run and Jump (Multi) oferece bem mais que apenas correr e pular

O título traz o estilo clássico dos jogos de plataforma, mas com um charme totalmente próprio.

Para quem começou a curtir videogames, agora ou a muitas décadas, há dois movimentos primordiais desde os tempos de Atari: correr e pular.

Mr. Run and Jump traz a essência dos jogos de plataforma em seu nome, mas sem pecar oferecendo um desafio simples.

Bem mais que correr e pular

Nosso personagem tem um cachorro, chamado Leap, que acaba entrando em um portal e se perde em um mundo coberto pelas trevas. Agora temos que percorrer seis áreas diferentes para salvar nosso amigo de quatro patas.

Tudo começa com uma introdução feita nos moldes do antigo Atari 2600, onde realmente só é possível saltar sobre os obstáculos. Após chegarmos ao final da sessão tudo se transforma, com uma explosão de cores neon, e aí sim o jogo começa… e a real dificuldade também.

Para atravessarmos as 24 fases, temos que dominar a arte de escorregar pelas paredes, nos transformar em uma bola para passar por espaços estreitos e dar mergulhos e saltos em pleno ar após já estarmos em movimento.

Sempre que um novo elemento de movimentação for adicionado, um olho aparecerá para dar uma breve explicação de como executá-lo.

Sim, Mr. Run and Jump exige bastante dos nossos reflexos e cada uma das áreas, identificadas por uma cor, tem seu grau de dificuldade elevado. E claro que há itens para serem coletados também!

Ao longo do trajeto, precisamos ficar de olho em pequenos relâmpagos azuis que estão espalhados. Pegar todos nos rende uma orbe azul. Por fim, toda fase tem três portais, cada um com uma orbe amarela, protegida por uma sequência de obstáculos bem mais complexa que o restante que já foi encontrado.

Tudo neste jogo é bem direto ao ponto, o que nesse caso não é ruim. Mr. Run and Jump foi feito como uma espécie de homenagem ao trazer o estilo clássico dos jogos de plataformas dos anos 1970/1980, com recursos de jogabilidade mais modernos (após os anos 1990), como walljump, pulo duplo e locomoção rápida em formato de bola.

Entretanto, vale avisar que a dificuldade inicial já não é das mais brandas. Então, para quem acha que o visual neon e músicas eletrônicas são sinais de um jogo tranquilo está bem enganado. 

Para atiçar o fato dos colecionadores de plantão, a Atari também lançará o jogo para o Atari 2600. Será o primeiro cartucho que o console receberá em mais de 30 anos.

Bem-vindos ao Neonverso

Parece que a Atari resolveu investir pesado na temática neon para tudo, incentivando todos os estúdios que replicam suas IPs, ou as usam como inspiração, a adotar este estilo. E está dando muito certo!

As cores chamativas e vibrantes não servem somente pelo apelo estético. Além do básico, que é o de inimigos e armadilhas terem cores destacadas, o próprio personagem tem indicativos por coloração.

Sempre que saltamos uma vez mantemos a mesma cor, que varia de acordo com a fase, para indicar que podemos realizar mais um salto na sequência. Quando fazemos o segundo salto nossa cor muda, e esses indicativos deixam o ritmo mais instintivo para o jogador.

Treinar a memória muscular para jogar Mr. Run and Jump é a melhor alternativa, pois algumas fases são longas e um pouco exaustivas. Logo, é fácil começar a embaralhar os comandos na cabeça após repetir muitas vezes o mesmo trecho.

A trilha sonora das fases também tem seus pontos positivos, com temas que buscam mais combinar com um ambiente divertido do que criar um clima de frenesi e correria. O único ponto negativo nesse quesito é que uma mesma área repete a mesma música, mesmo que em fases diferentes.

Um "velho-novo"

Mr. Run and Jump consegue fazer uma boa combinação da vibe dos plataformas antigos, com elementos modernos e sem apelar para a nostalgia de fato. Mesmo com a sua dificuldade elevada logo de início, é um ótimo título para quem só quer curtir um bom desafio à moda antiga.

Prós

  • A jogabilidade é fácil de assimilar;
  • As cores neon foram uma ótima escolha para unir o ambiente com os elementos visuais;
  • Desafio justo para quem se dedicar a dominar o game;
  • Trilha sonora consegue chamar a atenção sem roubar o foco da ação.

Contras

  • A dificuldade elevada pode afastar jogadores mais inexperientes;
  • Os trechos mais longos e complexos exigem bastante da memória muscular.
Mr. Run and Jump - PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX - Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise publicada com cópia digital cedida pela Atari

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google