Jogamos

Análise: Gimmick! Special Edition (Multi) é um criativo plataforma noventista

Ajude um boneco de pelúcia a salvar sua dona em uma dimensão colorida e cheia de brinquedos bravos.

Muita coisa do NES permaneceu escondida por décadas, só ganhando destaque recentemente. Gimmick! tem uma história de distribuição curiosa, já que foi lançado em 1992 somente no Japão e na Suécia, que não são duas das localidades mais típicas para exclusividades.

Três décadas se passaram e o clássico da Sunsoft pode finalmente ser jogado pelo resto do mundo com a chegada de Gimmick! Special Edition.

A vingança dos esquecidos

Uma menina ganhou de aniversário do pai um boneco de pelúcia verde, chamado Yumataro. A felicidade dela foi tanta que os demais brinquedos foram colocados em uma caixa e deixados de lado.

O problema é que eles não gostaram muito da atitude da garota e a sequestraram, levando-a para uma outra dimensão. Agora cabe a Yumataro resgatar sua dona das garras dos brinquedos nervosos.

A história fica implícita pela abertura, mas nada mais é mencionado até o final do jogo. É algo estranho, mas bastante corriqueiro para a época. Para saber dos detalhes basta ler os manuais, que estão incluídos digitalmente no menu. Mas para isso, você tem que saber japonês, ou sueco.

Aliás, todas as explicações possíveis (como as poções e itens que encontramos pelo caminho) estão apenas nesses registros digitais. Seria bom se houvesse pelo menos uma legenda em inglês, que é um idioma mais amistoso para os jogadores.

O poder da grande estrela

No mais, e lembrando que ele foi lançado para o primeiro NES, Gimmick! tem uma física excelente e uma mecânica criativa. Diferente de outros muitos jogos plataforma da época, aqui não é possível pular na cabeça dos inimigos para derrotá-los. Se saltamos conseguimos ficar sobre eles, como se fossem um apoio.

A única maneira de destruí-los é com a grande estrela de Yumataro. Ele cria essa estrela e a arremessa para o chão. Então, além de dispará-la, temos que calcular onde vamos atirar para que ela acerte a todos enquanto quica pela tela. Isso dá uma camada extra de dificuldade para a progressão do jogo, pois não é tão fácil assim eliminar os perigos que vêm ao seu encontro.

Além disso, a própria estrela pode ser usada como uma plataforma móvel, ajudando a pequena criaturinha verde a alcançar lugares mais distantes e escondidos. É algo bastante engenhoso e único para a época e que foi muito bem emulado para os dias de hoje.

Como todo bom port, foi incluído neste o recurso de rebobinar. Ele é bem vindo sim, embora valha ressaltar que ter o poder de refazer seus passos para ter uma jogada impecável deixa o jogo bastante curto, podendo ser concluído em aproximadamente 30 minutos.

Para quem não gosta de utilizar essa vantagem, está à disposição o Serious Mode, que desativa a opção de rebobinar, bem como o Quick Save e o Quick Load. É basicamente jogar no estilo clássico. Inclusive, somente neste modo é possível conseguir as conquistas que foram adicionadas.

Há também o Speed Run Mode, que é destinado para aqueles que querem terminar o jogo da maneira mais rápida possível. Os tempos são registrados em um ranking global uma vez quando chegamos ao final normal e uma segunda vez após conseguirmos o final verdadeiro.

Simples, mas arrumadinho

Apesar de ser um jogo interessante, a apresentação de Gimmick! é bem simples. Além do jogo em si, temos apenas uma pequena galeria, com as páginas dos manuais e as fotos dos cartuchos.

Um pouco mais de riqueza nos detalhes faria bem. O visual das fases é bem bacana, então incluir alguns conceitos e artes da época seria uma boa sacada. O mesmo vale para os inimigos comuns, os chefes e o próprio Yumataro.

A trilha sonora também merecia um destaque decente. Poder ser escutada fora do jogo, em uma jukebox virtual, poderia ser uma opção.

O brinquedo perfeito

Gimmick! Special Edition traz um charme interessante com o ranking global para um título conhecido por poucos. Ainda assim, vale a pena dar uma chance, principalmente pela sua jogabilidade que se mantém diferenciada mesmo nos dias atuais.

Prós

  • O esquema de usar inimigos e o próprio poder como plataformas é bem interessante e diferenciado;
  • Os visuais coloridos são bem bacanas para a época;
  • Três modos de jogo diferentes;
  • Recurso de rebobinar e ranking global.

Contras

  • A apresentação de tudo é bem simples;
  • O jogo é curtíssimo;
  • Os itens da galeria não possuem legendas em inglês.
Gimmick! Special Edition — PC/PS4/Switch/XBO — Nota: 6.5
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise feita com cópia digital cedida pela Bitwave Games

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google