Hands-on

Summer Game Fest 2023: Foamstars (PS4/PS5) hands-on

Tendo recentemente a chance de experimentar o futuro título Foamstars da Square Enix no Summer Game Fest, posso atestar a aventura selvagem... (por Pablo Pirata em 17/06/2023, via GameBlast)


Tendo recentemente a chance de experimentar o futuro título Foamstars da Square Enix no Summer Game Fest, posso atestar a aventura selvagem que aguarda os colegas gamers. Um divertido jogo multiplayer de quatro contra quatro, Foamstars apresenta uma inovação ao gênero, lembrando-me do amado Splatoon da Nintendo, mas com um toque único: espuma em vez de tinta.

Assim como em Splatoon, a mecânica central em Foamstars gira em torno de cobrir o palco com uma substância colorida específica - neste caso, espuma. Porém, em vez de se transformar em uma lula e nadar pela tinta, em Foamstars, você tem a possibilidade de surfar na espuma. Esta, por vezes, pode se acumular em determinados locais, criando elevações que tornam a mecânica de surfar ainda mais divertida. Além disso, o objetivo principal do jogo difere: em vez de simplesmente dominar a área com a espuma do seu time, o objetivo aqui é eliminar o Star Player do time adversário - falaremos mais sobre isso mais tarde.


Star Rush: Um deathmatch reimaginado

O modo principal de Foamstars, apelidado de Star Rush, mistura a intensidade de um deathmatch com o poder estratégia de Fortnite, mais ou menos. Você pode escolher entre uma variedade de personagens, cada um trazendo poderes e armas únicas para o campo de batalha. Para eliminar um oponente, você deve prendê-lo em uma grande bola de espuma, então surfar em cima dele para estourá-la ou esperar que ele exploda sozinho, se os membros da equipe adversária não o resgatarem a tempo. Por conta disso, os desenvolvedores nos incentivaram a operar em pares durante a batalha, mas coordenar isso ao meio da trilha sonora estilo eletrônica e uma explosão de espuma colorida provou ser um desafio.

Além disso, dependendo do personagem que você escolher, é possível criar barreiras de espuma para proteger seus membros da equipe, introduzindo um elemento à la Fortnite na mistura.


Pequenas mudanças, grandes impactos

Em Foamstars, quando você ou os membros do seu time conseguem eliminar com sucesso sete jogadores do time oponente, um dos integrantes dessa equipe adquire o status de Star Player. Nesse momento, a partida se transforma em uma corrida frenética, com todo o foco do seu time voltado para derrubar este adversário coroado e garantir a vitória. No entanto, tenha cautela! Se você for derrubado, haverá um atraso de três segundos para renascer antes de poder se juntar novamente ao frenesi do jogo.

Aqui é onde a verdadeira revolução de Foamstars se manifesta. A mudança no objetivo principal do jogo, comparado a Splatoon, pode parecer insignificante à primeira vista, mas acredite em mim, é uma mudança que impacta profundamente a dinâmica do jogo.

Vamos analisar uma situação comum: a partida está em pleno andamento, seu time está gradualmente dominando o cenário com a própria cor, eliminando os adversários, similar ao que acontece numa partida de Splatoon. Mas, de repente, a partida dá uma reviravolta. O time oponente agora tem um Star Player.


Neste momento crítico, tudo se torna um frenesi estratégico com todos os olhos e esforços voltados para um único objetivo: eliminar aquele Star Player. A quantidade de espuma espalhada pelo palco, antes tão importante, agora é deixada em segundo plano.

Isso desencadeia uma mudança radical na estratégia e no foco do time, colocando a equipe em uma situação de alta pressão e tornando o jogo ainda mais emocionante. Independentemente de quanta espuma seu time conseguiu espalhar, a única coisa que importa agora é a eliminação do Star Player inimigo. Este é o elemento revolucionário que Foamstars traz para o gênero, e é precisamente essa pequena mudança que pode ter um impacto tão grande na experiência geral do jogo.

Expectativa para o lançamento

Na minha experiência, o caos colorido e frenético de Foamstars foi uma verdadeira adrenalina. Nas cinco partidas que joguei, ganhamos três vezes, mas, pra ser honesto, não posso dizer que tinha total controle do que estava fazendo. Muitas vezes me peguei meio perdido, sem ter certeza sobre minhas habilidades especiais e as melhores estratégias. Mas, sabe de uma coisa? Essa bagunça toda, essa imprevisibilidade do jogo, era justamente o que o tornava tão empolgante.

Tivemos a sorte de estar entre os primeiros jogadores a experimentar este inovador jogo, que está programado para ser lançado em 2023 ou 2024, exclusivamente para PS4 e PS5. Jogar Foamstars foi uma das experiências mais divertidas que tive no Summer Game Fest.


É sempre gratificante ver empresas tentando uma nova abordagem de um gênero de jogo já consolidado. Embora possa exigir algum tempo para se habituar, as mecânicas únicas e o charme caótico tornam-no um título bastante aguardado. Mal posso esperar para ver o que os outros jogadores pensarão quando ele finalmente chegar ao mercado.

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.