Dicas e Truques

Genshin Impact (Multi): guia do sistema de orações

Tire todas as suas dúvidas sobre como funciona o gacha em Genshin.

Dentre a enxurrada de conteúdo que Genshin Impact apresenta, a possibilidade de adquirir novos heróis é, com certeza, o que mais engaja e anima os jogadores. Apesar disso, por se tratar de um jogo de gacha, a sorte (ou a ausência dela) acaba influenciando bastante e pode nos desanimar quando as coisas não saem como o esperado. 

Felizmente, conhecendo a fundo o funcionamento das orações, podemos nos preparar adequadamente para adquirir o personagem que tanto desejamos. Pensando nisso, preparamos um guia explicando tudo sobre esse sistema e também separamos algumas dicas que podem te ajudar a se planejar. 

Os tipos de banners

Antes de iniciarmos, precisamos ter em mente que Genshin Impact apresenta três tipos de banners, sendo um permanente, denominado Invocação do Mochileiro, e dois de evento, com um deles destacando personagens e o outro destacando armas. Vale salientar também que, ultimamente, o banner de evento de personagem vem se dividindo em dois, com cada um deles apresentando um herói de cinco estrelas diferente.

Invocação do Mochileiro

Invocação do Mochileiro é um banner permanente e utiliza o item Destino Familiar como requisito. Além de contemplar sete personagens de cinco estrelas fixos (Jean, Qiqi, Keqing, Mona, Diluc, Tighnari e Dehya), ele também inclui todos os de quatro estrelas; no entanto, os novos heróis somente entram nesse banner na atualização seguinte a sua estreia no jogo. 

Além dos indivíduos, algumas armas de cinco estrelas e muitas de quatro e três estrelas também podem ser adquiridas no Mochileiro, com as de maior raridade sendo as seguintes: Arco de Amos, Harpa Celestial, Oração Perdida aos Ventos Sagrados, Atlas Celestial, Orgulho Celestial, Túmulo do Lobo, Lança de Jade Primitiva, Espinha Celestial, Falcão e Espada Celestial.

Banner de evento de personagem

O banner de evento de personagem utiliza o item Destino Entrelaçado, possui uma duração de 20 dias e é dividido em duas opções. Aqui, o destaque fica com um indivíduo de cinco estrelas diferente para cada banner e três de quatro estrelas que se repetem nos dois. Nesse sentido, sempre que o tempo dessa dupla se encerra, uma nova entra em seu lugar com o mesmo prazo.

Apesar de os personagens desses dois banners ficarem disponíveis por um tempo limitado, eles sempre voltam em algum momento, mas, infelizmente, não há um padrão muito claro para sabermos quantos meses vão demorar para o retorno.

Banner de evento de armas

Esse banner possui a mesma duração do anterior e sempre é atualizado ao mesmo tempo que ele. Nele, o realce fica com duas armas de cinco estrelas que geralmente são os melhores equipamentos para os dois heróis que estiverem no evento de personagem. A maior diferença desse banner se deve ao fato de ele não ser dividido, pois as duas armas aparecem juntas no mesmo local de oração. Além desses equipamentos, cinco armas de quatro estrelas também ficam em evidência, com algumas delas podendo ser exclusivas.

O Pity, o 50/50 e a Garantia

Tratando-se de um gacha, não temos controle sobre quais heróis ou armas receberemos em Genshin Impact, com a maior parte das probabilidades das nossas orações sempre apontando para as armas de três estrelas; no entanto, o sistema de Pity existe para nos tirar do escuro e da dependência total da sorte.

Grosso modo, o Pity é o que assegura que dentro de dez orações receberemos um personagem ou uma arma de quatro estrelas. Além disso, ele também confirma que dentro de 90 tentativas obteremos um herói ou uma arma de cinco estrelas. Com isso em mente, podemos partir para as regras individuais de cada banner.

O Pity no banner de evento de personagem

Para explicar melhor a função do Pity, vamos tomar como exemplo o atual evento de personagem: Kazuha e Alhaitham. Como já mencionado, esse banner se divide em dois, com cada um deles evidenciando um dos heróis de cinco estrelas e mais três de quatro estrelas. O Pity existe para assegurar que conseguiremos um drop de cinco estrelas dentro de 90 orações, portanto, para tentar conseguir o Kazuha, o jogador deve utilizar os seus Destinos Entrelaçados nesse respectivo banner. 

Em princípio, estamos diante do famoso 50/50, pois o jogador possui 50% de chance de conseguir o Kazuha e 50% de chance de adquirir qualquer um daqueles personagens de cinco estrelas do Mochileiro. Caso a aquisição seja um dos heróis do Mochileiro, a contagem do Pity irá reiniciar e o sistema de Garantia entrará em ação. Desta vez, dentro das próximas 90 tentativas, o jogador com certeza irá adquirir o Kazuha.

As conquistas de quatro estrelas se enquadram em um Pity próprio, pois a cada dez orações é assegurado que conseguiremos um herói ou uma arma dessa raridade. Nesse sentido, caso a aquisição seja um equipamento ou qualquer indivíduo que não seja um dos três que estão em evidência, é garantido que dentro das próximas dez tentativas será um deles.

É preciso mencionar que o Pity e a Garantia são compartilhados entre os dois banners desse evento. Para exemplificar, caso alguém que já esteja na situação de Garantia faça 80 orações dentro do banner do Kazuha e, posteriormente, resolva mudar para o banner do Alhaitham, a contagem do Pity permanecerá e garantirá que dentro dos próximos dez tiros o Alhaitham será adquirido.

Esse critério também se estende aos banners futuros. Desse modo, caso o jogador tenha feito 70 tentativas nos banners atuais e ainda não tenha recebido nenhum cinco estrelas, esse número permanece no próximo evento de personagem, restando apenas 20 orações para alcançar o limite máximo.

Outro ponto que vale mencionar é que, ainda que o Pity se apresente como uma certeza de 90 orações, é extremamente raro que um jogador alcance esse limite, pois uma conquista de cinco estrelas costuma chegar antes disso, com as maiores chances se apresentando entre as tentativas 74 e 89.

O Pity no banner de evento de armas

O banner de armas apresenta algumas diferenças se comparado ao de personagem. Em primeiro lugar, a certeza de se adquirir uma arma de cinco estrelas ocorre dentro de 80 orações. Além disso, esse banner realça duas armas de cinco estrelas simultaneamente, sem que haja uma divisão, e cinco armas de quatro estrelas.

Nesse banner, o jogador possui 75% de chance de conseguir uma dessas duas armas e 25% de chance de receber qualquer uma das armas de cinco estrelas do Mochileiro. Caso adquira a segunda opção, a Garantia é ativada e a próxima aquisição de cinco estrelas será um dos dois equipamentos em evidência. 

Para ajudar um pouco, esse banner apresenta o sistema de Caminho Divino, que nos permite especificar qual das duas armas desejamos. Com esse mecanismo, caso o jogador adquira uma arma do Mochileiro, receberá também um ponto de destino. Na hipótese de entrar na Garantia e receber a arma de destaque que não foi selecionada, ganhará mais um ponto. Com dois pontos de destino em mãos, na próxima vez que adquirir uma arma de cinco estrelas, ela será a que foi marcada.

Ainda sobre esse banner, também podemos adquirir qualquer personagem de quatro estrelas que esteja no Mochileiro, mas nenhum de cinco estrelas. Nesse caso, a Garantia também se aplica: dentro de dez orações, uma arma ou um herói de quatro estrelas será adquirido e, caso não seja um dos cinco equipamentos em realce, durante a próxima dezena com certeza será.

Para finalizar, é preciso dizer que o Caminho Divino não é compartilhado para eventos futuros, portanto, caso não utilize os pontos de destino no banner em que foram recebidos, eles serão zerados. Apesar disso, o Pity e a Garantia se transferem para as orações futuras.

O Pity no banner do Mochileiro

O Pity no banner do Mochileiro funciona de maneira semelhante aos vistos anteriormente, porém mais simples, pois ele assegura que um dos seis personagens ou dez equipamentos já mencionados seja conquistado dentro de 90 orações. Além disso, a cada dez tentativas também será reservada a aquisição de uma arma ou de um indivíduo de quatro estrelas.

Algumas dicas de planejamento

Como deu para notar, o Pity e a Garantia nos fornecem uma certa segurança de que iremos adquirir personagens de maior raridade, mas ainda pode não ser tão simples conseguir o que realmente desejamos. Em razão disso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se planejar e alcançar o seu objetivo.

Não perca nenhuma oportunidade de ganhar Gemas

Uma boa maneira de conseguir orações é através das missões diárias. Embora sejam um pouco chatas de cumprir às vezes, elas fornecem em média 1800 Gemas Essenciais por mês, o que pode ser convertido em dez Destinos Entrelaçados. Outra forma recorrente de conseguir gemas é por meio do Abismo do Espiral, que é reiniciado a cada 15 dias. Ainda que seja um grande desafio concluir o piso 12, os três anteriores podem ser vencidos com mais facilidade e rendem 450 Gemas a cada quinzena.

Ademais, vale destacar que Genshin Impact sempre tem, pelo menos, uma grande missão de evento ativa por semana e, geralmente, cada uma delas costuma render cerca de 600 Gemas, sendo essa a maior fonte de orações para os jogadores free to play. Para finalizar, é importante mencionar que a exploração também recompensa o jogador. Dessa forma, aumentar o nível da estátua dos sete, resolver puzzles e desafios espalhados pelo mapa e cumprir as missões principais e secundárias são apenas mais algumas das formas de se adquirir orações.

Esteja ligado nas atualizações e guarde as suas orações

As atualizações de Genshin Impact costumam durar 40 dias e, nesse período, apresentam dois eventos de personagens com dois banners em cada. Em praticamente todas as redes sociais, o fandom realiza “previsões” sobre quais serão os heróis das próximas duas ou três atualizações e, surpreendentemente, costuma acertar. Dessa forma, acompanhar as especulações é uma boa forma de identificar se o que você deseja está próximo de chegar. Além disso, alguns dias antes da atualização terminar, a própria miHoYo divulga quais indivíduos estarão presentes na próxima.

Uma outra dica é que você não saia realizando orações em qualquer banner somente porque ainda não entrou na situação de Garantia. Citando um exemplo pessoal, recentemente tive a sorte de driblar a chance de 50% e consegui seguidamente cinco personagens limitados. Com isso em mente, mesmo que você esteja na situação de 50/50, recomendo que sempre guarde as suas Gemas e use-as apenas no banner do indivíduo que você realmente deseja.

Qual o melhor momento para arriscar em armas?

A oração de armas requer um planejamento mais rigoroso e um pouco mais de sorte para que o jogador consiga exatamente o que deseja. É complicado falar se vale a pena ou não arriscar nela, pois isso muda de acordo com o perfil de cada jogador. Se você se importa muito com o dano e já possui pelo menos uns três times poderosos de reações elementais diferentes, pode ser proveitoso conseguir o melhor equipamento para os seus personagens principais.

Particularmente, gosto de ter personagens variados, portanto as minhas Gemas sempre são gastas para adquirir novos indivíduos. Apesar disso, recentemente conquistei as armas da Ayaka e da Hutao, pois são as personagens que mais utilizo e as que mantive um maior foco em melhorar.

Nunca gaste Gemas no Mochileiro!

Como já mencionamos, o Mochileiro possui drops de cinco estrelas fixos e usa o Destino Familiar como requisito. Esse item pode ser adquirido de diversas formas, como aumentando o nível do passe de batalha ou ascendendo os personagens.

Por não se ter muito controle sobre o que irá receber, é recomendado que o jogador não gaste as Gemas nesse banner e utilize apenas os Destinos Familiares que receber durante a sua aventura. Mesmo que o seu desejo seja um indivíduo específico do Mochileiro, eventualmente ele chegará, seja nesse banner ou no evento de personagem.

Com essas dicas, encerramos o guia do sistema de orações de Genshin Impact. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida ou identifique algo que não foi comentado e que pode ajudar os demais leitores, deixe o seu comentário!

Revisão: Ives Boitano

Descobriu o amor por games com Pokémon Crystal no Game Boy Color, desde então, joga todo tipo de coisa em todo tipo de console.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google