Dicas e Truques

Diablo IV (Multi) — Guia básico para iniciantes

Se você é novato no mundo de Diablo, estas dicas podem ser cruciais para que você aproveite sua estadia em Santuário.


Diablo IV já está entre nós e com isso uma das séries de RPG mais aclamadas da história está de volta. Uma legião de jogadores está se aventurando nas terras de Santuário em busca de Lilith, a Filha do Ódio. Entre eles, muitos estão experimentando Diablo pela primeira vez e podem precisar de algumas dicas para explorar o vasto mapa criado pela Blizzard.

Pensando nesses novos aventureiros que aceitaram o desafio de jogar Diablo IV, neste artigo especial forneceremos algumas dicas básicas para tornar sua jornada o mais gratificante possível. Se você é um veterano caçador de demônios, sinta-se à vontade para compartilhar seu conhecimento na seção de comentários e ajudar os novatos. Agora, vamos lá!

Conclua a campanha principal

Isso pode parecer óbvio, mas a conclusão da campanha principal de Diablo IV é crucial para desbloquear praticamente todo o mapa e, é claro, todas as atividades extras disponíveis após o término da história, como os Campos de Ódio, masmorras supremas e o acesso às dificuldades III (Pesadelo) e IV (Suplício).
Um dos últimos desafios após a conclusão da campanha é a possibilidade de enfrentar o Eco de Lilith, o último grande chefe de Diablo IV.
Jogar toda a campanha de Diablo IV também ajuda o jogador a aprender praticamente tudo o que precisa saber sobre as mecânicas e dinâmicas do mundo de Santuário: coleta, criação e manipulação de itens e equipamentos, exploração, eventos, e assim por diante.

A conclusão da campanha pela primeira vez também é benéfica se você decidir começar a jogar com um novo personagem, pois ela permite que você já comece com a campanha concluída. Dessa forma, quando você iniciar uma nova aventura com um personagem totalmente novo, terá acesso a todo o mapa, incluindo uma montaria para ajudá-lo a viajar mais rapidamente. E falando em montaria...

Cara, cadê meu cavalo?

Muitas pessoas (inclusive eu) provavelmente sentiram falta das montarias quando começaram a jogar Diablo IV. A boa notícia é que o acesso aos cavalos é disponibilizado no início do Ato IV, ao realizar uma missão da história. Isso significa que você receberá uma montaria gratuitamente, garantindo sua posse. A má notícia é que você terá que gastar muita sola de bota até que os estábulos sejam desbloqueados.
Os estábulos ficam disponíveis a partir do Ato IV. Até lá, haja bota para gastar.
Uma vez que você tenha um cavalo, a exploração do mapa se torna mais ágil. Você se sentirá mais motivado a explorar áreas que não visitou durante as missões principais, e terá a oportunidade de obter muitos pontos de experiência por meio de combates e ao concluir outras atividades, como missões secundárias, eventos e masmorras.

As classes

Diablo IV apresenta ao jogador cinco opções de classes para escolher ao criar seu personagem. Cada classe possui habilidades e estilos únicos de jogo, adequados para diferentes perfis de jogadores. A escolha da classe é uma questão subjetiva e não posso afirmar qual delas é a melhor, pois todas têm seus prós e contras. Confira uma listagem com as principais características de cada uma delas:

Bárbaro

  • É resistente no combate à curta distância;
  • Possui a capacidade de usar até quatro armas diferentes em ataques corpo a corpo;
  • Beneficia os aliados com seus gritos de guerra;
  • Ataques limitados à curta distância;
  • Ausência de habilidades defensivas adicionais, como criação de barreiras.


Mago

  • Mestre na manipulação de magia elemental;
  • Forte em ataques à distância e controle de área com alterações de status nos inimigos;
  • Versatilidade com várias construções de builds baseadas nos elementos escolhidos;
  • Ataque a curta distância menos eficiente, dependendo da build escolhida;
  • Fragilidade em confrontos diretos sem as habilidades defensivas adequadas.


Renegado

  • Agilidade e versatilidade no combate;
  • Eficiente em ataques corpo a corpo e à distância;
  • Habilidade de imbuir elementos em armas e em uso de armadilhas;
  • Adaptação da combinação de armas pode ser desafiadora;
  • Dependência de investimento em Sorte para melhorar o dano crítico.

Druida

  • Usa o poder da natureza, com ataques do vento e da terra;
  • Capaz de se transformar em um lobisomem ou urso para enfrentar inimigos mais fortes;
  • Escolha de um espírito animal confere bônus adicionais;
  • A versatilidade em muitas situações o torna um "especialista em nada";
  • Construção de builds pode ser complicada devido às muitas opções disponíveis;
  • Baixa mobilidade em comparação com as outras classes.

Necromante

  • Capaz de conjurar servos a partir dos cadáveres de inimigos mortos;
  • Pode criar um exército de mortos-vivos para auxiliar no combate;
  • Técnicas de recuperação de vida através da manipulação do sangue das vítimas;
  • Comandar os mortos pode ser complicado se não souber escolher os atributos e tipos de servos adequados a seu estilo de jogo;
  • Necessidade de experimentação constante para encontrar a configuração ideal;
  • Possibilidade de abrir mão dos servos para focar em buffs, perdendo a vantagem numérica.

Adicionalmente, lembre-se sempre de considerar o seu estilo de jogo e preferências ao escolher a classe que mais lhe agrada em Diablo IV. Até o nível 10 você não tem nenhum custo para realocar seus pontos de habilidade. Aproveite esse detalhe para experimentar diferentes bases de builds para seu personagem.

Cada classe possui uma missão única ao alcançar o nível 15. Por isso, verifique a aba de missões na tela do mapa para concluir esta quest e liberar uma melhoria para seu personagem.
O painel de excelência é onde você realmente construirá a força de seu personagem.
Ao chegar no nível 50, você ganhará acesso ao painel de excelência (Paragon Board). A partir deste nível, para cada 25% de experiência obtida em cada nível, você receberá um ponto de excelência para ser usado nesta nova aba. É nela que você realmente deixará seu personagem forte, principalmente com o uso de glifos, melhorias únicas capazes de fortalecer seu guerreiro com propriedades excepcionais ao atingir números pré-determinados de algum atributo.

O que é o Hardcore?

O modo Hardcore em Diablo IV é conhecido pela morte permanente. Em resumo, se o seu personagem morrer enquanto estiver jogando nesse modo, todo o seu progresso será perdido. É considerado o desafio supremo do jogo, tanto que a Blizzard lançou uma competição na qual os primeiros mil jogadores a alcançarem o nível 100 nesse modo terão seus nomes gravados em uma estátua de Lilith.

Gerenciamento de itens

Os equipamentos em Diablo IV são classificados em quatro raridades: COMUM, MÁGICO, RARO e LENDÁRIO. Quanto maior a raridade, mais atributos eles fornecem. Ao jogar no nível de dificuldade III (Pesadelo), itens de qualidade Sagrada começarão a aparecer, e no nível IV (Suplício), o tipo mais poderoso, Artefato, também pode surgir nos drops dos inimigos.

É natural comparar os itens para saber qual é o melhor para equipar de tempos em tempos. Para facilitar essa avaliação, vá até o menu de opções, na aba jogabilidade, e ative a opção "comparação avançada de dicas na tela".

Essa função adiciona marcadores visuais na tela de inventário, facilitando a visualização dos atributos entre os itens e ajudando você a identificar o que ganha e perde ao compará-los, auxiliando a decidir qual deles compensa equipar.

No mesmo menu de opções, na aba de som, vá para a seção "Sons de Ocorrência de Itens" e ajuste a qualidade mínima dos sons de saque para ‘Lendária’. Isso tornará mais fácil perceber quando um item de raridade mais alta aparecer no cenário. Confira a imagem a seguir para referência:


Não descarte nenhum item incompatível com sua classe já de cara. Ao invés disso, guarde-o no baú. Todos os itens guardados nele podem ser usados por todos os personagens criados pelo jogador. Se não for útil, vá até um ferreiro e recicle os itens em excesso para obter recursos e aprimorar os itens que você utilizará. Ao desmontar um item, você também receberá o visual desse objeto, permitindo selecioná-lo independentemente do item equipado.

Com o ocultista, você pode desmantelar itens lendários para obter seus aspectos. Esses são aprimoramentos que podem ser permanentemente imbuídos em armas, armaduras e acessórios, tornando o objeto muito mais poderoso do que a sua versão original. Para facilitar, crie o hábito de sempre visitar o ferreiro, ocultista e joalheiro em uma localidade.
Antes de descartar um item lendário, visite o ocultista em uma cidade e verifique se ele possui um bom aspecto para ser extraído e reaproveitado em outro item.
Existem lojas nas quais você pode comprar equipamentos, mas é recomendável evitar principalmente as de armas e armaduras. Os produtos costumam ser de boa qualidade, mas têm preços elevados. É mais vantajoso visitar uma masmorra para ter a chance de obter um saque de melhor qualidade. Guarde suas moedas para serviços mais importantes, como a confecção de joias, poções e outras funcionalidades, como um novo baú de itens, por exemplo.

Explore Santuário

Santuário possui uma ampla gama de locais para explorar, e para facilitar a locomoção existem os Marcos de Senda. Esses são portais de viagem rápida que tornam a navegação pelo mapa mais fácil. Portanto, ao chegar em uma cidade não se esqueça de ativar o marco, para que você possa viajar rapidamente de volta para aquela localidade. Algumas fortalezas, quando concluídas, também revelam pontos de portal para esses locais.
Fique atento para os Altares de Lilith espalhados por toda Santuário.
Enquanto você explora o mapa, também encontrará os Altares de Lilith. Existem vários deles, e cada um oferece melhorias permanentes para você e os jogadores do seu grupo. Alguns altares são fáceis de encontrar, enquanto outros podem se misturar facilmente com o cenário. Portanto, esteja atento para não deixar nenhum deles passar despercebido.

Uma ótima dica para rastrear não apenas os altares, mas também outras localidades em Santuário, é usar o mapa interativo do portal Pure Diablo. Ele é um recurso colaborativo constantemente atualizado, que fornece informações sobre tudo o que existe no mundo do jogo. Consulte-o regularmente para ficar por dentro das novidades encontradas por outros jogadores.

O Renome do seu personagem também é um aspecto importante para o seu crescimento. Ele aumenta ao concluir atividades nas diversas regiões de Santuário e pode ser monitorado através da tela do mapa. Seu renome cresce ao encontrar Marcos de Senda, completar missões secundárias, explorar novas localidades, concluir masmorras, conquistar fortalezas e descobrir altares de Lilith.
Conclua atividades nas regiões de Santuário para obter recompensas.
As três primeiras recompensas de renome podem ser obtidas em qualquer nível de dificuldade, enquanto as duas últimas só estão disponíveis na dificuldade III (Pesadelo). Portanto, considere investir tempo explorando as regiões para completar essa atividade e fortalecer seu personagem.

Com isso você já consegue fazer muita coisa

Diablo IV é uma aventura épica que certamente irá consumir dezenas de horas da sua vida. A Blizzard já anunciou que está trabalhando em novas atualizações para futuras temporadas do jogo, o que proporcionará ainda mais horas de diversão.

Com essas dicas básicas, você estará pronto para aproveitar muito do jogo. Portanto, desfrute ao máximo da sua jornada em Santuário e não deixe de compartilhar suas opiniões sobre esta empolgante experiencia.
Nos vemos no Inferno!
Diablo IV está disponível para PC, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S e Xbox One.
Revisão: Juliana Piombo dos Santos

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google