Analógico

Você sabe o que são Comfort Games?

Alguns jogos tem o poder de nos acalmar e desacelerar; são um oásis para o nosso cérebro.

Imagine o seguinte cenário: depois de um dia cheio no trabalho ou na escola/faculdade, com direito a horas intermináveis perdidas no trânsito, rodeado por um ambiente caótico e estressante, você chega em casa e decide passar algumas horas ao lado do seu jogo favorito, a fim de relaxar. Isso nem sempre será possível, de acordo com o game escolhido.

Os jogos eletrônicos são conhecidos por causarem uma estimulação nos jogadores, e com isso, ocorre uma grande carga de euforia e adrenalina. Dependendo do contexto, muitos podem até mesmo chegar a extravasar essas emoções; provavelmente você já viu alguém jogando um controle no chão, tomado por uma explosão de raiva e frustração.

E se os jogos tivessem o poder de acalmar a mente, de nos colocar em um modo mais contemplativo; o poder de nos fazer desacelerar? É aí que entram os comfort games.

A zona de conforto

Nosso cérebro está a todo tempo buscando economizar energia. É por isso que ao fazer uma autoavaliação, percebemos que em grande parte do nosso dia estamos vivendo no “piloto automático”: tomar banho, escovar os dentes, dirigir até o trabalho, pegar uma xícara de café, rolar o feed da Rede Social… Todas essas são atividades automáticas, onde o nosso cérebro está economizando.

Em vários livros ou artigos de autoajuda, vemos a expressão “sair da zona de conforto”, e que tal atitude é custosa. Ouvimos falar também que não é fácil adquirir um hábito, principalmente quando se trata de um bom hábito; nosso cérebro não curte muito a ideia de se esforçar para realizar esse tipo de feito.

Traçando um paralelo com os games, os comfort games têm o “poder” de nos deixar imersos neles por horas a fio, justamente pelo fato de dar ao nosso cérebro uma oportunidade de entrar no “modo econômico”.

Os jogos podem desencadear estímulos no cérebro dos mais variados.

Reconhecendo um comfort game

Provavelmente enquanto reflete sobre isso, você já está pensando em jogos que são para si uma válvula de escape, um refúgio para um dia conturbado e estressante. Geralmente, jogos assim possuem algumas características em comum, como uma arte mais estilizada e/ou infantil, colorida e menos realista; uma trilha sonora mais serena e animada; mecânicas simples de serem executadas; pouca ou nenhuma violência e enredos simples de serem entendidos.

Além disso, os comfort games possuem um público-alvo mais casual, de pessoas que não dispõem de tantas horas para se envolver em um jogo. Não exigem do jogador extrema técnica e habilidade; não possuem competitividade, e, muito pelo contrário, têm uma grande habilidade de unir jogadores em torno de um objetivo comum.

Journey (Multi): um comfort game clássico.

Jogue um comfort game ainda hoje!

Comfort game não é um termo que define um gênero de jogos, como ação, aventura ou RPG, então, em um primeiro momento, não é possível identificá-los facilmente em listas técnicas de jogos. É por isso que quero indicar três joguinhos que vão dar um quentinho no seu coração.

Stardew Valley (Multi) - uma das mecânicas de comfort games que mais me agrada é o gerenciamento, principalmente quando se deve gerenciar uma fazenda. Atualmente, Stardew Valley é o principal título quando pensamos em farm games, e ele te coloca no papel de uma pessoa que resolve abrir mão de tudo para viver no campo de uma forma mais simples. Esse, afinal, é o desejo de muita gente, e no jogo, temos a possibilidade de, pelo menos por um momento, simular como seria uma vida assim.

Stardew Valley (Multi)

Cities: Skylines (Muiti) - jogo de simulação de construção e gerenciamento de cidades, onde podemos construir a metrópole dos sonhos, do jeito que quisermos, e contemplar os dias e as estações, a rotina dos habitantes, o fluxo de veículos, a evolução das obras, bem como gerenciar impostos, políticas e orçamento da cidade. Além disso, o modo livre permite construir sem a preocupação da gestão, o que é um ótimo e divertido passatempo.

Cities: Skylines (Multi)

Candy Crush (Mobile) - é difícil encontrar um smartphone que não tenha instalado um dos jogos de quebra-cabeça mais famosos da atualidade. Candy Crush alia a portabilidade, simplicidade e acessibilidade e em poucos minutos é possível completar uma partida, enquanto se está em uma fila, no transporte, ou no intervalo do almoço. Basta juntar três peças iguais, e esperar a mágica acontecer.

Candy Crush (Mobile)

Qual é o seu comfort game?

Existem muitos comfort games, e nem sempre o que é para um, é para o outro. Todo jogador possui aquele seu jogo preferido, que o transporta para outra fase da sua vida, ou é um refúgio para os seus problemas. Há ainda aqueles que se valem dos jogos para interação social, e aqui podemos também listar os MMO - Massively Multiplayer Online, apesar de serem jogos com um viés menos casual. A grande verdade é que cada um tem o seu próprio comfort game, bem como os critérios pessoais para designá-lo assim, e está tudo bem. No fim das contas, os games nos ajudam a suportar e superar, nos divertem e propiciam momentos épicos às nossas vidas.

E para você, meu caro leitor, qual é o seu comfort game? Fique à vontade para compartilhá-lo conosco nos comentários.

Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut



Geek, gamer e gateiro por vocação, profissional de TI por ocupação. Apaixonado por games desde a infância, tenho este como o meu principal hobby. Do retrô 8-bits ao lançamento da semana, todos tem espaço em meu backlog, que nunca para de aumentar. Você pode me encontrar nas Redes Sociais com o nickname BarbaPixels: YouTube | Twitter | Instagram | TikTok | Blog Pessoal
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google