Aquisição da Actvision Blizzard pela Microsoft é aprovada por comissão da União Europeia

Decisão vem dias após o veto do acordo por orgão regulador europeu.

A novela da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft ganha um novo capítulo no início desta semana com a decisão de uma comissão da União Europeia aprovando o acordo e legalizando o tratado. A decisão foi publicada na manhã desta segunda-feira. Confira a seguir o trecho da nota que trata sobre a investigação da comissão sobre o acordo de compra das empresas:
A investigação preliminar da Comissão concluiu que a Microsoft poderia prejudicar a concorrência na distribuição de videogames para console e PC, incluindo serviços de assinatura de vários jogos e serviços de streaming de jogos em nuvem; e no fornecimento de sistemas operacionais para PC.

A investigação de mercado aprofundada da Comissão indicou que a Microsoft não seria capaz de prejudicar consoles rivais e serviços de assinatura de vários jogos rivais. Ao mesmo tempo, confirmou que a Microsoft poderia prejudicar a concorrência na distribuição de jogos por meio de serviços de streaming de jogos em nuvem e que sua posição no mercado de sistemas operacionais para PC seria fortalecida.

Em particular, a Comissão concluiu que:
  • A Microsoft não teria nenhum incentivo para se recusar a distribuir os jogos da Activision para a Sony, que é a principal distribuidora de jogos de console em todo o mundo, inclusive na Área Econômica Europeia ('EEA'), onde há quatro consoles Sony PlayStation para cada console Microsoft Xbox comprado por jogadores . De fato, a Microsoft teria fortes incentivos para continuar distribuindo os jogos da Activision por meio de um dispositivo tão popular quanto o PlayStation da Sony.
  • Mesmo que a Microsoft decidisse retirar os jogos da Activision do PlayStation, isso não prejudicaria significativamente a concorrência no mercado de consoles. Mesmo que Call of Duty seja amplamente jogado em console, é menos popular no EEE do que em outras regiões do mundo e é menos popular no EEE dentro de seu gênero em comparação com outros mercados. Portanto, mesmo sem poder oferecer esse jogo específico, a Sony poderia alavancar seu tamanho, extenso catálogo de jogos e posição de mercado para se defender de qualquer tentativa de enfraquecer sua posição competitiva.
  • Mesmo sem essa transação, a Activision não teria disponibilizado seus jogos para serviços de assinatura de vários jogos, pois isso canibalizaria as vendas de jogos individuais. Portanto, a situação para provedores terceirizados de serviços de assinatura de vários jogos não mudaria após a aquisição da Activision pela Microsoft.
  • A aquisição prejudicaria a concorrência na distribuição de jogos para PC e console por meio de serviços de streaming de jogos em nuvem, um segmento de mercado inovador que pode transformar a maneira como muitos jogadores jogam videogames. Apesar de seu potencial, o streaming de jogos em nuvem é muito limitado hoje. A Comissão descobriu que a popularidade dos jogos da Activision poderia promover seu crescimento. Em vez disso, se a Microsoft tornasse os jogos da Activision exclusivos para seu próprio serviço de streaming de jogos em nuvem, Game Pass Ultimate, e os retivesse de provedores rivais de streaming de jogos em nuvem, isso reduziria a concorrência na distribuição de jogos por meio de streaming de jogos em nuvem.
  • Se a Microsoft tornasse os jogos da Activision exclusivos para seu próprio serviço de streaming de jogos em nuvem, a Microsoft também poderia fortalecer a posição do Windows no mercado de sistemas operacionais para PC. Esse pode ser o caso, caso a Microsoft impeça ou prejudique o streaming de jogos da Activision em PCs que usam sistemas operacionais diferentes do Windows.
Remediações propostas

Para dar resposta às preocupações de concorrência identificadas pela Comissão no mercado da distribuição de jogos para PC e consolas através de serviços de streaming de jogos na nuvem, a Microsoft ofereceu os seguintes compromissos de licenciamento abrangentes, com uma duração de 10 anos:
  • Uma licença gratuita para consumidores no EEE que lhes permitiria transmitir, por meio de qualquer serviço de streaming de jogos em nuvem de sua escolha, todos os jogos atuais e futuros da Activision Blizzard para PC e console para os quais eles tenham uma licença.
  • Uma licença gratuita correspondente para provedores de serviços de streaming de jogos em nuvem para permitir que os jogadores do EEE transmitam qualquer PC da Activision Blizzard e jogos de console.
Por fim, na mesma nota, a comissão conclui que a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft não afetaria o mercado da forma que foi alegado, segundo partes contra a compra, criando uma concorrência desleal e o não oferecimento de produtos para uma parcela dos consumidores.
Tendo em conta as reacções do mercado, a Comissão concluiu que a aquisição proposta, tal como alterada pelos compromissos, deixaria de suscitar preocupações em matéria de concorrência e acabaria por revelar benefícios significativos para a concorrência e os consumidores. A decisão da Comissão está condicionada ao cumprimento integral dos compromissos. Sob a supervisão da Comissão, um curador independente será responsável por monitorar sua implementação.
A decisão vem dias depois do veto pela Competition and Markets Authority (CMA) do acordo. A Microsoft chegou, inclusive, a contratar o advogado que prestou serviços para a Rainha Elizabeth II e o ex-primeiro ministro britânico, Boris Johnson, para atuar a favor da empresa no caso.


Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


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