Jogamos

Análise: Charon's Staircase (Multi): os absurdos de um regime autoritário

Acompanhe a jornada do oficial Desmond e descubra o que aconteceu em Oack Grove.

Desenvolvido pela Indigo Studios e publicado pela SOEDESCO, Charon's Staircase é um jogo de terror em primeira pessoa que apresenta uma trama intrigante e muitos desafios criativos. Apesar disso, ele acaba sendo menos aterrorizante do que poderia ser, por criar poucas situações de risco.

Os riscos de um governo sem limites 

A história se passa durante a segunda metade do século passado, quando um grupo conhecido como Ministério governava a população com excessivo rigor e tirania. Esses governantes cometeram os mais terríveis atos, incluindo experimentos usando pessoas como cobaias.

Nesse contexto, o jogador assume o papel de Desmond, um oficial do Ministério enviado à residência de Oack Grove para recuperar alguns documentos confidenciais. Nesse local, uma pesquisa horripilante foi desenvolvida e o protagonista descobre que existem muitos segredos sombrios por trás da organização.

O enredo de Charon's Staircase é bastante interessante e coeso, tendo uma reviravolta relativamente presumível no final. Para entender mais sobre ele, podemos encontrar diversas notas que mostram detalhes sobre como tudo aconteceu, além de apresentarem os pensamentos e sentimentos das pessoas envolvidas.

Poucos momentos de ameaça

A jogabilidade de Charon's Staircase se concentra na exploração 3D em primeira pessoa e resolução de puzzles. Durante uma jornada que dura cerca de quatro ou cinco horas, nos aventuramos pelo interior de alguns edifícios diferentes, incluindo uma mansão e um hospital.

Os cenários são bem construídos e conseguem transmitir a sensação de que algo muito errado e horrível aconteceu ali. Infelizmente, a atmosfera assustadora não se converte em perigo real, pois, com exceção de duas ou três situações nas partes finais do jogo, não há algo que crie uma possibilidade de morte para Desmond.

O roteiro possui uma estrutura crescente de terror, revelando gradativamente os detalhes e segredos. Além disso, os momentos de risco criam bastante tensão e até um certo medo; no entanto, por acontecerem somente no final, Charon's Staircase se torna menos assustador do que poderia ser.

Desafios inteligentes

Em várias ocasiões, devemos coletar algum item chave para ter acesso a um local bloqueado ou para conseguir resolver um quebra-cabeça. Falando especificamente sobre os puzzles, a maioria deles é satisfatório de se resolver, exigindo que o jogador observe os arredores com atenção e leia os documentos encontrados. Além disso, eles são coerentes com a história e local em que foram inseridos, possuindo uma justificativa plausível que vai além de servir apenas como obstáculo para a progressão do jogador.

Tendo em mente que os maiores acertos do jogo são a história e os enigmas, a opção de legendas em português o torna ainda mais convidativo. Ler as notas é praticamente obrigatório para entender a trama e solucionar alguns problemas. Assim, nada melhor do que podermos fazer isso em nossa língua materna.

Vale destacar que, ainda que os cenários sejam agradáveis, o baixo orçamento acaba refletindo nos gráficos, principalmente nos das pessoas. Não há nada que chegue a  incomodar ou diminuir o valor da obra, mas em nenhum momento temos dúvidas de que se trata de uma produção com menos recursos.

Uma boa pedida para quem gosta de puzzles e narrativas misteriosas

Como os momentos de sobrevivência ou perigo são mínimos, creio que Charon's Staircase não se destaque tanto dentro do gênero de terror. No entanto, para quem gosta de narrativas cheias de mistérios e puzzles, o título entrega uma trama muito bem construída e quebra-cabeças igualmente criativos.

Prós:

  • Trama interessante e misteriosa;
  • Os documentos coletáveis enriquecem o enredo e nos dão detalhes sobre os personagens envolvidos;
  • Os cenários são bem montados e transmitem a sensação de que algo ruim aconteceu;
  • Os puzzles são inteligentes e possuem um motivo plausível para estar onde estão;
  • Legendado em português.

Contras:

  • O jogo cria pouquíssimas situações reais de perigo;
  • Os gráficos podem deixar a desejar em algumas ocasiões.
Charon's Staircase — PC/PS4/PS5/XBO/XSX/Switch — Nota 7.5
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise produzida com cópia digital adquirida pelo redator

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google