Jogamos

Análise: Melon Journey: Bittersweet Memories (Multi) combina mistério e humor em uma divertida aventura 8-bits

Ajude Honeydew a investigar o desaparecimento de seu melhor amigo.


Melon Journey: Bittersweet Memories
é uma aventura que simula os saudosos jogos de Game Boy. No controle de Honeydew, iremos explorar um mundo em tons de verde e investigar os vários acontecimentos recentes que envolvem uma fábrica de refrigerantes e as eleições municipais de Hog Town. Esbanjando carisma com seus gráficos pixelados e com uma história divertida e bem elaborada, temos aqui um título que se destaca dentre os jogos com uma proposta retrô.

Crimes, mistério e sementes de melão

Honeydew é uma jovem que trabalha nos escritórios da Eglantine Industries, uma empresa que fabrica refrigerantes de melão. Após acordar atrasada para mais um dia de trabalho, Honeydew encontra em sua porta uma carta de Cantaloupe, seu colega de trabalho, pedindo para o encontrar em Hog Town pois precisava lhe contar algo importante.

Antes de ir, Honeydew percebe que na mesa de Cantaloupe há uma maleta e a pega para devolvê-la. Ao chegar em Hog Town, a maleta é roubada por uma ladra, que logo é pega por policiais. Ao investigarem, os oficiais descobrem que dentro da maleta há sementes de melão, o que é ilegal nesta cidade. 




Assustada com o ocorrido, Honeydew decide encontrar logo Cantaloupe, mas logo percebe que seu amigo está desaparecido. A jovem decide investigar por conta própria qual a relação de Cantaloupe com o contrabando de sementes e, junto de seus companheiros, descobrir quem está por trás de todo esse problema.

No controle da protagonista, precisamos explorar cada canto de Hog Town e seus arredores e coletar itens e informações que nos ajudem a desvendar os vários mistérios que envolvem o desaparecimento de seu amigo, além de outros crimes da cidade. 



Uma saudosa jornada 8-bits

Melon Journey é um jogo de aventura que adota uma temática old school, com gráficos e trilha sonora semelhantes aos jogos de Game Boy. Mesmo com essas limitações impostas, o game consegue aproveitar essas características para entregar muito mistério, carisma e bom humor em sua jornada.

O título é focado em sua história e seu desenvolvimento se dá através da exploração de Honeydew e na coleta de itens e informações com NPCs que nos ajudarão a desvendar os mistérios da cidade. O gameplay é limitado a um botão de ação, além dos que envolvem a movimentação da protagonista, e considerando sua proposta, faz sentido esse tipo de escolha.




Foi muito legal perceber o cuidado na caracterização dos personagens, principalmente os secundários. Todos possuem personalidades e atitudes baseadas em seu contexto e histórias, os quais são comumente abordados em missões secundárias. Tais missões são opcionais e suas conclusões interferem diretamente nos finais dos NPCs. Mesmo que você não as conclua numa primeira jogada, elas funcionam como incentivo para jogar o game novamente.

Outro ponto interessante é a ambientação variada e bem construída de Melon Journey. Ao longo do jogo iremos explorar locais como fábricas, cidades, montanhas, esgotos e até cemitérios. Seus gráficos pixelados em tons de verde são extremamente charmosos e chamam a atenção pela riqueza de detalhes em seus cenários. Além disso, há algumas cutscenes ao longo do jogo e todas são bem animadas, apesar dessas limitações gráficas.




Aliada a isso está a trilha sonora, um lo-fi inspirado no jazz que traz o ritmo ao jogo. Como não há dublagem e os efeitos sonoros são limitados, ficou a cargo das músicas ditarem o ritmo da história, seja nas seções de mistério, terror ou comédia. A composição é ótima e está disponível para ser ouvida no YouTube ao melhor estilo lo-fi girl.

A história em si é bem simples e curta, mas entrega um conteúdo divertido e bem elaborado. Mesmo abordando assuntos sérios, o game não deixa de satirizar essas situações e conduz a trajetória de Honeydew de uma maneira mais agradável.




Por fim, um problema que me incomodou bastante foi a ausência de save automático. A única opção para salvar o jogo é através do menu de pausa. Esse problema ficou evidente quando o game crashou e perdi cerca de uma hora de jogatina, o que representa quase um terço do tempo para concluí-lo. 

As memórias mais doces que você terá

Melon Journey: Bittersweet Memories se destaca por apresentar uma história muito divertida e descontraída, abordando mistério, crimes e outros assuntos sérios com um humor crítico. Seus gráficos e trilha sonora são destaques à parte, pois representam de maneira fiel o que seria um jogo do saudoso Game Boy. A ausência de textos em português é um problema, pois é uma aventura focada em leitura, mas isso não apaga o brilho de um game envolvente e prazeroso.



Prós

  • Gráficos em pixel art charmosos e bem animados;
  • História muito divertida, com muitos personagens carismáticos e que aborda assuntos sérios de uma maneira descontraída;
  • Trilha sonora belíssima e que conduz de maneira competente a história;
  • As missões secundárias ajudam a dar mais conteúdo ao jogo e incentivam o fator replay.

Contras

  • Ausência de localização para português;
  • Só é possível salvar o jogo manualmente.
Melon Journey: Bittersweet Memories — PC/PS5/PS4/XSX/XBO/Switch — Nota: 9.0
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Vitor Tibério
Análise feita com cópia digital cedida pela XSEED Games


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google