Dicas e Truques

Mega Man Battle Network Legacy Collection (Multi): dicas para se tornar um bom NetBattler

Listamos algumas dicas simples para aproveitar melhor a coletânea dos deckbuilders de ação de Mega Man.

Mega Man Battle Network Legacy Collection
já está entre nós, trazendo de volta a clássica série de GBA em alta qualidade. Como esta é uma boa oportunidade para muitos novatos conhecerem a série que está há mais de uma década no limbo, mesmo no Japão, decidimos fazer uma pequena lista de dicas básicas, mas que podem fazer muita diferença para a experiência.

Salve constantemente

Isto é um ponto que deveria ser óbvio para praticamente qualquer jogo sem autosave, mas faz uma diferença considerável mesmo assim. Em todos os jogos da coletânea, é possível salvar a qualquer momento, então lembre-se de manter um save atualizado para não perder progresso por alguma besteira.

Não faça sopas de letrinhas

Um dos erros mais básicos que acaba acontecendo com novatos na série é a criação de decks ruins que tentam colocar todos os chips que parecem legais juntos sem uma boa lógica por trás. Com isso, muitas vezes, o jogador acaba tendo uma “sopa de letrinhas”, ou seja, chips de letras muito diferentes.

Para poder usar combinações de chips de forma consecutiva antes de recuperar a Custom Gauge no topo da tela, é necessário que elas sigam uma das seguintes regras:

  • ser a mesma carta (dois Cannons ou dois Hi Cannons);
  • ter a mesma letra (um Area Grab marcado com um S e uma Sword com a mesma letra).

Um detalhe interessante dessa regra também é que há cartas com um asterisco no lugar da letra. Elas são consideradas coringas que podem ser pegas em combinação com qualquer letra para fazer um combo, tornando-se uma opção muito útil para fazer decks que abrem muitas possibilidades de ação ao jogador.

O essencial é sempre lembrar que um bom deck costuma deixar o jogador ter muita maleabilidade de ação. Com isso, o ideal é não sobrecarregá-lo com muitas letras, o que dificulta consideravelmente o aproveitamento dos chips obtidos.

Program Advance

Algumas combinações de chips levam ao que é chamado “Program Advance”. Em geral, a ideia é utilizar as mesmas cartas (Cannons, por exemplo) em uma ordem alfabética ou alguma combinação de cartas similares (Sword, Wide Sword e Long Sword, por exemplo). As opções de cada jogo são bem variadas e você pode conferir uma lista completa em algumas wikis.

Brincando com o NaviCust

A partir de Mega Man Battle Network 3, o jogador tem acesso a um sistema chamado Navi Customizer que permite alterar a build do MegaMan.EXE, adicionando funcionalidades como sobreviver aos ataques inimigos com 1 de HP ou aumentar o dano causado.

Vale destacar que além de posicionar os programas como se fossem peças de um quebra-cabeças, o jogador pode usar códigos especiais para adaptar o sistema. É possível até mesmo reduzir o custo de alguns programas dentro da página do NaviCust. Caso tenha curiosidade em saber mais detalhes, esta wiki (em inglês) tem várias informações sobre o sistema.

Dicas para as Liberation Missions

Em Battle Network 5, temos uma mecânica especial chamada Liberation Mission, que transforma a batalha contra os chefes em uma espécie de jogo de estratégia no qual o jogador deve comandar vários Navis. Cada um deles possui um poder especial e é importante dominá-los para concluir as missões dentro do número ideal de turnos.

A ideia é tentar mentalizar a menor área necessária para avançar até o chefe, sendo possível navegar pelo mapa completo usando o botão L. A habilidade do Mega Man, por exemplo, pode eliminar dois quadrados à sua frente caso o jogador tenha Order Points, uma moeda que pode ser obtida destruindo painéis sombrios com uma marca de chip no meio ou no painel bônus.

Idealmente, o jogador deve tentar conseguir ser bem rápido e preciso, eliminando os inimigos em um único turno antes da Custom Gauge encher, o que faz com que ela seja aberta automaticamente durante as missões. Essa agilidade leva o jogador a limpar mais áreas ao seu redor, agilizando muito o processo, porém, a dificuldade das batalhas aumenta quanto mais painéis sombrios estão nas suas adjacências.

Novidades da Legacy Collection

Dois itens que podem ser bem úteis também foram adições da Legacy Collection. Primeiramente, o jogo conta com uma opção chamada Buster MAX Mode, que multiplica o dano do tiro básico em 100 pontos (o tiro carregado não é alterado e acaba ficando fraco). Pessoalmente, não recomendo o uso, pois quebra bastante a dificuldade do jogo e condiciona o jogador a não explorar tão bem as mecânicas, mas é uma opção oferecida pela coletânea.

Outra adição é um menu in-game com cartões especiais que originalmente haviam sido lançados apenas no Japão. Eles liberam itens e upgrades variados dependendo do jogo. Ao contrário do Buster MAX, que quebra totalmente a dificuldade, várias vantagens obtidas com esses cartões também levam a alguma desvantagem para tentar equilibrar o jogo. Por conta disso, os patch cards são uma opção mais justa de melhoria e que ainda exige um bom planejamento estratégico da build ideal por parte do jogador.

Jack in, MegaMan.EXE!

Essas foram as nossas dicas para Mega Man Battle Network Legacy Collection. Esperamos que elas sejam úteis para você começar a explorar tudo que a série tem a oferecer.

A coletânea inclui jogos profundamente viciantes e de alta qualidade que vale a pena conhecer mais a fundo. Seja esta a sua primeira visita ou apenas um retorno ao mundo de 200X A.D., aproveite as aventuras de Lan e MegaMan.EXE.

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.