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Impressões: Gundam Evolution (Multi): conferimos um pouco do FPS de Gundam que chega ao Brasil durante a temporada 4

O jogo free-to-play de Gundam chega com um pouco de atraso ao território brasileiro.

Gundam Evolution
é um jogo de tiro multiplayer online free-to-play originalmente lançado para PC, PS4, PS5, XBO e XSX em 2022. Embora a obra tenha sido disponibilizada em inglês desde o início, nem todos os países estavam inclusos na lista dos que poderiam acessar o jogo.

O Brasil foi uma das regiões que ficou de fora inicialmente e só agora no dia 13 de abril receberá o jogo. Por conta desse atraso, já teremos acesso à temporada 4, que adiciona um novo modo de jogo chamado Headquarters, o mapa Buried City e o mecha Gundam Dynames, originalmente criado para a série de anime Mobile Suit Gundam 00.

Tivemos a chance de jogar um pouco antecipadamente o título e conferir Gundam Evolution e esses novos conteúdos graças à Bandai Namco. Com base nisso, escrevo aqui algumas impressões sobre a experiência.

Entrando no robô gigante

A ideia de Gundam Evolution envolve escolher entre vários robôs da franquia (as Mobile Suits) e usá-los em combates entre equipes. As opções incluem clássicos como o Sazabi usado por Char no filme Char’s Counterattack, ∀ Gundam e o próprio RX-78-2 (o primeiro Gundam), mas também o bem mais novo Gundam Barbatos, que depende de proximidade física para enfrentar os inimigos.

Embora esteja bem longe da variedade de jogos como a franquia Extreme Vs. ou SD Gundam Battle Alliance, temos uma lista interessante de unidades já disponíveis desde o início. Outras opções como o Gundam Dynames, que foi adicionado ao jogo agora, precisam ser comprados, seja com dinheiro real ou com uma moeda in-game.

Honestamente, no tempo que tive com o jogo, senti que poucas máquinas tinham diferenciais interessantes. O Dynames é uma delas, tendo a opção de alternar entre pistolas e um rifle de sniper. A segunda opção causa mais dano, mas é mais lenta, então a capacidade de alternar entre elas chama a atenção.

O jogador também pode customizar o seu robô com vários elementos cosméticos. A paleta de cor da Mobile Suit e a da arma são separadas e é possível adicionar ornamentos como emblemas de organizações como a Federação da Terra ou o Principado de Zeon, ambos grupos importantes para a Universal Century.

Os modos de jogo

Em termos do jogo em si, Gundam Evolution envolve batalhas entre dois times de seis jogadores. Saber alternar entre a arma primária e a secundária – assim como movimentar-se de forma precisa para lidar com os inimigos e evitar ser atingido – é a base do gameplay, sendo necessário entender as capacidades e limitações da unidade escolhida.

Não é possível escolher a mesma unidade que um outro membro da equipe, mas toda vez que o seu robô é destruído, você pode trocar por outra opção ainda disponível. Imagino que especialmente para jogadores que tenham muito apreço por um robô específico, isso deva levar a algumas discussões para coordenar a equipe.

Em termos de opções de gameplay, temos partidas ranqueadas e casuais e três modalidades de jogo: Point Capture, Domination e Destruction. Cada ambiente é atrelado a uma delas, sendo a nova área, Headquarters, um mapa específico de Point Capture.

A partida desse modo envolve duas rodadas. Na primeira, os jogadores são divididos em atacantes e defensores, e depois isso é alterado na seguinte. Os atacantes devem dominar uma área dos defensores, mantendo-se nas proximidades, mas se o inimigo estiver na mesma região, ele irá contestar o domínio daquela área. Já Domination consiste em capturar três objetivos dentro do tempo limite e Destruction envolve um grupo tentar armar uma bomba e o outro desarmá-la.

Com a nova temporada, será adicionada a modalidade Headquarters com o mapa Buried City. A ideia desse novo estilo de jogo envolve o surgimento de um Core dentro da área de um dos times. Em cada rodada, as duas equipes precisam se organizar em relação a essa área, tentando inicialmente tomá-la para si, o que acaba dando uma vantagem inicial para quem está mais próximo.

Uma vez dominada, cabe aos times lutarem para proteger ou atacar aquela área central. Pontos são obtidos para quem domina a área, para os atacantes que reduzem a durabilidade desse Core (um ponto para reduzir em 50% e outro para destruí-lo) e para os defensores por impedir que a área seja destruída. Ganha quem conseguir fazer cinco pontos primeiro.

De forma geral, é mais um modo que demanda boa coordenação de equipe e o conhecimento do layout da área pode ser crucial para criar estratégias baseadas em altura e pontos cegos dos inimigos. Porém, honestamente falando, o novo modo é bem similar ao que já existia antes e as pequenas variações de regra não me pareceram suficientes para dar a ele uma sensação de diferenciação.

Um FPS genérico de times

Confesso que no pouco tempo que tive com o jogo, ele me pareceu um FPS bem genérico que poderia oferecer mais diversidade de habilidades, explorando mais a fundo o universo de Gundam. As áreas também não têm nada muito interessante em seu design, sendo mais pensadas em termos de ambientes curtos para travessia, e o mesmo vale para os modos.

Para os jogadores viciados em títulos multiplayer free-to-play, Gundam Evolution pode ser mais uma experiência frenética de ação e, como fã da franquia, fico feliz de vê-lo chegar ao Brasil. Porém, ele é focado bem especificamente nesse nicho e, no pouco tempo que pude experimentá-lo, ele não me pareceu nada particularmente interessante em detrimento ao que já existe no mercado. Nesse sentido também, o que vem com a temporada 4 parece apenas mais do mesmo.

 Revisão: Heloísa D’Assumpção Ballaminut
Texto de impressões produzido com cópia digital cedida pela Bandai Namco


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
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