Jogamos

Análise: Puzzle Bobble 2X/BUST-A-MOVE 2 Arcade Edition & Puzzle Bobble 3/BUST-A-MOVE 3 S-Tribute (Multi) — Divertido como sempre, mas poderia ter rendido mais

O viciante puzzle de estourar bolhas coloridas está de volta com um duo de títulos que fez muito sucesso nos anos 1990.

Puzzle Bobble sempre foi bem simples, mas um dos passatempos mais viciantes desenvolvidos pela Taito. Fora do Japão, o título também fez fama sob o nome de BUST-A-MOVE. Já são quase 40 anos de bolhas coloridas estouradas pelo dinossauro Bub e companhia.

Puzzle Bobble 2X/BUST-A-MOVE 2 Arcade Edition & Puzzle Bobble 3/BUST-A-MOVE 3 S-Tribute traz um pacote com dois dos títulos mais icônicos da franquia, contendo tudo o que os nostálgicos curtirão como se fosse ontem.

Bolhas e mais bolhas

O título gigantesco desta coletânea é para simbolizar que podemos alternar entre a versão japonesa e a europeia/americana de ambos os títulos. Mas será que era preciso incluir essa repetição? Bom, em partes.

Entre as diferentes regiões, há algumas diferenças nos modos de jogo. Em Puzzle Bobble 2X, por exemplo, temos um modo de criação de fases. Além disso, podemos escolher o nível de dificuldade do Challenge Mode em um, mas não no outro. Essas pequenas sutilezas entre cada versão são bacanas, e este compilado trouxe mais algumas outras possibilidades.

A principal delas é a escolha de personagens em Puzzle Bobble 2X/Bust-a-Move 2. É só acessar o menu no meio do jogo, escolher um dos selecionáveis e na próxima fase ele aparecerá. Além disso, o recurso de rebobinar está disponível para todos os títulos. Entretanto, ele não volta em segundos e sim em quadros, então será necessário retomar um grupo de decisões prévias, ao invés de voltar para aquele movimento específico que deu errado.

Alguns modos novos foram adicionados, como a edição de fases em Puzzle Bobble 2X/Bust-a-Move 2, na qual você pode montar e jogar seu próprio quebra-cabeça quantas vezes quiser. Quanto a Puzzle Bobble 3/Bust-a-Move 3 S-Tribute, o Challenge Mode possui duas maneiras de ser jogado com diferentes objetivos, e o Collection reúne mais de 1000 fases criadas pelos jogadores daquela época.

As versões escolhidas para emulação foram as lançadas para Sega Saturn. Por mais que os ports sejam muito bem feitos, mostrando o quanto os visuais e as trilhas sonoras continuam chamativas e proveitosas, eles não são as favoritas dos fãs, visto que contam com bem menos opções que as suas irmãs do PlayStation 1 e do PC.

Sem contar que diversas outras franquias, como Wonder Boy, Ninja JajaMaru e Tartarugas Ninjas — para citar algumas coletâneas recentes — não se intimidaram em adicionar jogos originais e diferentes versões desses para trazer uma lista mais robusta de títulos que beirasse (ou até passasse) a casa da dezena. Puzzle Bobble tem títulos de sobra em suas quase quatro décadas de vida para fazer um rol bacana.

Outra coisa que poderia ser implementada seria os rankings e compartilhamento de criações online. Algumas coletâneas de outras franquias já implementaram isso, e esse tipo de opção teria praticamente dobrado a diversão e o fator replay de ficar passando horas criando seus próprios enigmas em vez de o processo só ir se tornando repetitivo com o tempo.

Matando uma saudade gostosa

O resgate que Puzzle Bobble 2X/BUST-A-MOVE 2 Arcade Edition & Puzzle Bobble 3/BUST-A-MOVE 3 S-Tribute é bastante válido, por ser de uma franquia querida por muitas gerações. Além disso, implementar o sistema de rebobinar, mesmo que por quadros, foi uma boa sacada. Entretanto, seria melhor ter trazido mais jogos diferentes e menos versões, uma vez que mesmo com as diferenças entre regiões tudo se torna repetitivo rapidamente.

Se você é um fã de Puzzle Bobble assim como eu, vai conseguir se divertir e irá revistar essa coletânea entre um momento e outro. Se não for o caso, talvez não se divirta tanto assim.

Prós

  • Ports muito bem feitos;
  • Opção de rebobinar;
  • Adição de um editor de fases e seleção de personagens para Puzzle Bobble 2;
  • Poder jogar criações feitas por jogadores daquela época.

Contras

  • Rebobinar volta o tempo em quadros, e não em segundos;
  • As versões de Sega Saturn possuem menos opções que as de outros consoles da época;
  • Pode se tornar um pouco repetitivo depois de um tempo;
  • Poderia ter incluído mais um ou dois jogos em vez de apenas versões;
  • Ausência de rankings e opções de compartilhamento de fases online.
Puzzle Bobble 2X/BUST-A-MOVE 2 Arcade Edition & Puzzle Bobble 3/BUST-A-MOVE 3 S-Tribute — PC/PS4/Switch/XBO — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise feita com cópia digital adquirida pelo redator

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.