Jogamos

Análise: IDEA (Multi) é um jogo sobre explorar, descobrir e compartilhar

Guie suas ideias através de um caminho desconhecido e as compartilhe com os outros.


Produzido e publicado pela TLR Games, IDEA é um puzzle baseado em um curta-metragem homônimo do diretor finlandês Olli Huttunen. Nosso objetivo é explorar e levar nossos pensamentos, representados por uma lâmpada, ao longo de diversas rotas antes que o tempo acabe. Mas o diferencial de IDEA é a possibilidade de compartilhar esses pensamentos com outros jogadores, podendo passar alguma dica, uma frase inspiradora ou até mesmo um desabafo.

Passeando por belas paisagens em 4K

IDEA tem uma proposta única: transportar seus pensamentos através de belos cenários de uma cidade no interior da Finlândia. Nossa ideia é representada por uma lâmpada e precisamos transportá-la através das 114 áreas em busca dos sete finais disponíveis.

Os cenários consistem em vídeos aéreos capturados por Huttunen, semelhante ao que fez em seu projeto cinematográfico que deu nome ao jogo. As tomadas aéreas incluem zonas urbanas e rurais interligadas por estradas e calçadas. São por esses caminhos que precisamos guiar nossa lâmpada em busca de nossos objetivos.

Por ser uma gravação em 4K, a qualidade das imagens é excepcional. O único problema que senti foi a falta de otimização: uma das promessas dos desenvolvedores era que não haveria tela de loading e o jogo seria uma experiência fluida. No entanto, mesmo com um PC que atende os requisitos exigidos, quando transitei entre diferentes telas de maneira rápida, o jogo não apenas entrava numa tela de carregamento como havia uma brusca queda de quadros.

A lâmpada possui uma física baseada em gravidade muito simples, mas bem intuitiva. Então, de forma geral, ela vai estar sempre descendo pelas telas e interagindo com carros, casas e meios-fios presentes. Com o cursor que controlamos, podemos rebatê-la para diferentes direções e experimentar as várias saídas possíveis.




O desafio consiste em, basicamente, sair de uma tela antes que o tempo acabe — normalmente temos de dez a 15 segundos para isso — e evitar que a lâmpada fique presa em buracos, lixeiras e cercas. Explorar as paisagens finlandesas é uma atividade desafiadora — uma vez que a quantidade de rebatidas que podemos dar é limitada — e instigante, pois cada tela apresenta características únicas.

Espalhados pelos cenários estão os Spirits, mensagens de outros jogadores que não conseguiram chegar ao objetivo. Essa interação é superinteressante, pois é possível encontrar bastantes mensagens legais, seja para te motivar, refletir ou até mesmo ver o desabafo alheio. Quando o tempo de uma tela acaba e não conseguimos sair do cenário, teremos a oportunidade de deixar uma mensagem para os outros jogadores.



Depender dos outros pode ser um problema

Para que a premissa de IDEA seja aproveitada de maneira eficiente, é necessário que haja uma comunidade realmente engajada com a proposta. Um dos grandes problemas que encontrei durante a jogatina foi coletar Spirits que não agregam em nada na experiência, como grandes textos feitos com caracteres avulsos. Mas vale uma ressalva: joguei IDEA cerca de duas semanas antes do lançamento e isso certamente influenciou na quantidade de ideias presentes, como no engajamento dos jogadores.

No geral, esse problema não foi uma regra. É possível ver muitas frases legais durante o jogo, principalmente envolvendo motivação e a frustração dos jogadores por terminarem sempre no mesmo local. Isso me deixa com esperança de que, após o lançamento, tenhamos uma experiência mais sólida dessa mecânica.  



Uma jornada para relaxar e compartilhar

Caso você esteja pensando em dar uma chance a IDEA, recomendo ir de mente aberta para jogá-lo dentro de sua proposta. Acredito que uma comunidade engajada desde o começo seja essencial para torná-lo um jogo realmente único e que seja lembrado por um bom tempo. Apesar de alguns pequenos problemas, fica a recomendação de um jogo relaxante para passar o tempo.

Prós

  • Ler e compartilhar mensagens é uma atividade prazerosa e divertida;
  • Mesmo com a jogabilidade simples, é desafiador explorar todos os cenários e alcançar todas as saídas;
  • As imagens aéreas são de excelente qualidade.

Contras

  • Em algumas telas houve demora de carregamento e queda de quadros, afetando a fluidez do jogo;
  • A dinâmica depende diretamente de haver uma comunidade ativa;
  • Excesso de mensagens sem sentido que afetam negativamente a experiência.
IDEA — PC/iOS/Android/Switch — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Vitor Tibério
Análise feita com cópia digital cedida pela TLR Games


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google