Jogamos

Análise: Deck ‘Em! (PC/iOS) é ótimo para matar o tempo no intervalo do almoço

Dá até pra jogar durante o trabalho e ninguém vai perceber!

Em busca de algo bem casual para passar o tempo durante seu intervalo no trabalho? Quem sabe algo para dar aquela procrastinada básica nos últimos dez minutos de expediente? Na análise de hoje vamos falar de Deck ‘Em!, um joguinho de cartas com temática de boxe que pode te ajudar a matar o tédio durante esses e outros momentos chatinhos do dia.

Trocando socos em forma de cartas

Deck ‘Em! é um jogo de boxe estilo paciência. O objetivo é sobreviver 12 rounds contra o Champ, um lutador sanguinolento que não quer mais nada além de ver seu corpo estirado na lona — ou na mesa, neste caso. As regras são bem simples: as cartas de soco tiram pontos das cartas do Champ, as cartas de bloqueio defendem e as cartas de primeiros socorros recuperam seus pontos de vida.

A cada round, quatro cartas são colocadas na mesa. O jogador precisa manipulá-las para eliminá-las e então seguir para a rodada seguinte. Se conseguir sobreviver ao 12º round, é só partir para o abraço. Isso é mais fácil de falar do que fazer, para falar a verdade. O mínimo de estratégia na hora de combinar as cartas é fundamental, pois um movimento errado pode colocar toda a partida a perder.


Há momentos em que se faz necessário tomar alguns socos ao invés de defender, por exemplo, já pensando nos cards que virão no round seguinte. Para tal, espaços dos lados direito e esquerdo do avatar do jogador podem ser usados para armazenar cartas para usar posteriormente, somando ao fator estratégico do game.

A dinâmica de Deck ‘Em! é facilmente aprendida após duas ou três partidas, que levam cerca de cinco minutos cada, caso você chegue a vencê-las. Todas as cartas são autoexplicativas, mas uma em especial requer atenção extra do jogador na hora de usar: a carta de bloqueio.

O número em azul é seu valor-base, acompanhado de um valor em vermelho que dita a eficiência da mesma. Caso eu defenda com uma Block com base 10 uma carta do Champ de valor, digamos, 12 pontos, receberei 2 pontos de dano (Ataque - Valor Base) e a eficiência da carta de bloqueio passará a ser 12. Se o valor do próximo golpe que eu jogar na carta Block for maior, meu avatar recebe o dano total do soco. A exemplo, usaremos a imagem a seguir.

A carta Block em meu lado da mesa tem um valor base de 4 e pode defender uma carta de valor 10 ou menos. Há duas cartas do Champ de valor 13 no ringue. Se eu defender diretamente uma delas, vou tomar o dano total (13) e serei derrotado.


Veja que há uma carta Block que posso usar na área superior, com valor-base de 10. Como ela é nova, sua eficiência tem valor 15. Para vencer este round, precisarei pegar a carta Block 10 e colocar no lugar da minha Block 4, substituindo-a.

Em seguida, preciso defender o golpe de uma das Champ 13 com a Block 10. Vou tomar 3 pontos de dano e ficarei com 1 de vida. O valor de eficiência, em vermelho, será de 10, indicando que poderei defender uma carta do Champ de valor 10 ou menos.

Na sequência, usarei a carta Lucky 3 para tirar 3 pontos da outra Champ 13, tornando-a uma Champ 10, e assim poderei defender com minha carta Block 10, limpando a mesa e conseguindo vencer a partida, visto que este é o último round. De quebra, ainda serei agraciado com um bônus de pontuação por ter vencido com apenas um ponto de HP restando.

Simples e descompromissado

Tudo isso parece deveras complicado, mas jogando vemos que é Deck ‘Em! é bem intuitivo e interessante, nos estimulando a jogar mais e mais partidas e encontrar meios de vencer cada round. Algumas partidas acabam rapidamente, às vezes em cerca de um minuto, para você ter ideia do quão rápido e dinâmico é o rolê aqui.


Ao final de cada "luta", seja perdendo ou vencendo, recebemos dinheiro, que é a pontuação que acumulamos para comparar nosso desempenho com outros jogadores em um placar online. Não há nenhum tipo de recompensa adicional, como modos de jogo extras, do tipo desafio contra o tempo ou modos de desafio, ou itens desbloqueáveis como novos avatares ou temas de cartas. Algo para estimular um pouco mais a jogatina e servir como uma alternativa para deixar o jogo um pouco menos casual.

A versão mobile de Deck ‘Em!, disponível para iOS, se mostra mais interessante justamente por conta desta proposta menos compromissada. No PC, joguei por cerca de uma hora, o que rendeu cerca de 20 partidas, e alcancei a vitória em menos da metade delas.

Pelo menos no meu caso, que eventualmente sento para trabalhar na frente do computador, dá para abrir o jogo e matar um tempinho entre uma atividade e outra, mas nada que supere a praticidade de puxar o telefone do bolso a qualquer momento e trocar uns soquinhos. O típico joguinho divertido que não necessita de muito do seu tempo para ser apreciado.

Ideal para matar o tempo

Deck ‘Em! é uma ótima pedida para quem busca algo extremamente simples e descompromissado para jogar e ocupar pequenas lacunas de tempo no dia a dia. A versão para PC chega como uma opção interessante para esse fim, mas não supera a praticidade da versão mobile por conta de sua simplicidade e proposta super casual.

Prós

  • Jogabilidade extremamente simples;
  • Desvendar jogadas e progredir é gratificante.

Contras

  • A mecânica da carta de bloqueio poderia ser mais simples;
  • A proposta super casual faz a versão mobile ser mais interessante que a de PC;
  • Nenhum tipo de recompensa para o jogador ao concluir partidas, para estimular a jogatina;
  • Nenhum modo de jogo adicional além do padrão.
Deck ‘Em! — PC/iOS — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Davi Sousa
Análise feita com cópia digital cedida pela Frosty Pop

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google