Jogamos

Análise: Ninja JaJaMaru: The Great Yokai Battle + Hell - Deluxe Edition (PS4/Switch) é um pacote bem completo para um clássico das antigas

Chegou a hora do mundo conhecer a saga de Ninja JaJaMaru, além de poder curtir uma aventura nova e bem-feita, que não perde a essência da franquia.

Nos anos 1980, um intrépido ninja lutava contra as forças do mal para salvar a princesa Sakura. Ninja JaJaMaru foi uma franquia desenvolvida pela Jaleco que ficou apenas no Oriente por muitíssimo tempo, com versões restritas ao Famicon e uma longevidade considerável.

Agora, quase quatro décadas depois, a ININ Games se uniu à City Connection para trazer não só uma coletânea, mas também um título inédito do pequeno shinobi vermelho. Ninja JaJaMaru: The Great Yokai Battle + Hell – Deluxe Edition reúne sete títulos clássicos da série e uma aventura nunca antes vista . 

Vale ressaltar que, enquanto The Great Yokai Battle + Hell já estava disponível para PC desde o ano passado, o pacote completo com o jogo e as duas coletâneas da franquia só chega para Switch e PlayStation 4, que é o que avaliamos nesta análise.

A trajetória do lendário Ninja JaJamaru

Vamos começar pelas duas coletâneas do pacote. Elas se dividem em Retro Collection e The Lost RPGs. A primeira tem como foco os jogos de plataforma de Ninja JaJaMaru, enquanto a segunda traz dois RPGs que nunca foram traduzidos antes. Segue a lista:

Retro Collection:

  • Ninja JaJaMaru-kun (1985) —  NES
  • Ninja JaJaMaru’s Big Adventure (1986) — NES
  • Ninja JaJaMaru: The Great World Adventure (1990) — Game Boy
  • Ninja JaJaMaru: Operation Milky Way (1991) — NES
  • Super Ninja-kid (1994) — SNES
The Lost RPGs:

  • Ninja JaJaMaru: Ninja Skill Book (1989) — Famicon
  • Ninja JajaMaru: The Legend of the Golden Castle (1990) — Famicon
Para mais detalhes de cada título, a ININ Games preparou um site com todas as informações! sobre a origem de cada um.

Bom, quem já leu minhas outras análises de coletâneas aqui sabe que a ININ Games sempre usa o mesmo padrão de menus e conteúdos para suas divulgações. Logo, os filtros de tela para emular a experiência de tela estão todos lá, sem tirar nem pôr. Entretanto, cada jogo de ambos os compilados também conta com trapaças que irão tornar sua vida bem mais tranquila.

Os jogos da Retro Collection possuem vidas infinitas, invencibilidade, poderes sem fim e um contador de tempo que não zera. Tudo isso é um ótimo auxílio para quem estranhar o nível de dificuldade da saga logo de cara. Além disso, há uma galeria que é bastante modesta, mas já serve para vislumbrar como foi o conceito de JaJaMaru e sua identidade visual.

Por fim, uma adição interessante é a de uma versão extra do jogo Ninja JaJaMaru: The Great World Adventure. Batizado com a adição de um DX no nome, ele traz a versão colorida do clássico do Game Boy, que só possui quatro tonalidades de cinza.

Já o conjunto The Lost RPGs é um pouco mais fraco. Tudo bem que ele só contém dois jogos, mas ele não traz nem uma galeria, como sua contraparte. Além disso, The Legend of the Golden Castle tem alguns erros de emulação, como elementos da tela que não param de pular, como se fosse um tipo de bug.

Quanto às trapaças, é possível começar cada aventura com todos os atributos já maximizados, ter todos os poderes disponíveis logo de início, diminuir os encontros aleatórios e até habilitar o "deathtouch", que derrota qualquer inimigo com apenas um ataque.

Quem não quiser comprar o pacote que inclui todo o conteúdo pode adquirir qualquer uma das duas coletâneas separadamente. Particularmente, acho isso um ponto fraco, pois tudo poderia ter sido reunido em um “código” só. Além disso, mesmo separadas, ambas as coletâneas sofrem de um mesmo problema sério: alguns troféus não são conquistados, mesmo que cumpramos os requisitos. 

Recebi os jogos com certa antecedência ao lançamento e mesmo assim, até a publicação deste texto, não houve um patch de correção que reparasse essa falha.

Uma novidade infernal

Feito com toda a identidade visual em 8-bit e estilo de progressão de Ninja JaJaMaru-kun, o primeiro da franquia, The Great Yokai Battle + Hell é uma mescla bastante interessante de nostalgia e modernidade.

São 22 fases divididas em três capítulos, nas quais é necessário liquidar os inimigos que aparecem pelo cenário para coletar suas almas. Assim que o número necessário for atingido, o estágio é concluído. Caso a tarefa fique muito árdua, tijolos dourados escondem poderes secretos, como rodas de fogo, torrentes que preenchem o caminho todo e até a invocação de Gamapukun, o companheiro sapo de Jajamaru. 

Além disso, seis batalhas contra chefes estão pelo caminho, nas quais o jogador deve continuar com o tanto de pontos de vida que lhe restaram na fase que antecede a luta. Só que nelas nós não contaremos com os tijolos especiais, ficando a cargo apenas da habilidade do nosso personagem.

À medida que avançamos, as ondas de inimigos se tornam mais intensas, e seus ataques mais variados, aparecendo até yokais gigantes, que trocam de plataformas livremente. Parece meio injusto, mas logo o nível se iguala para o nosso lado, pois também podemos desbloquear novos personagens.

Além das almas, coletamos ouro, que é transformado em moedas. Essas moedas servem para liberar JaJas inéditos, de cores diferentes, e os próprios demônios também se tornam usáveis. O mais legal é que cada um deles tem diferentes pontos de força, vida e até movimentos distintos, com variação de alcance e direção. São 25 opções para experimentar à vontade.

Tudo isso pode ser curtido por um ou dois participantes de maneira local e simultânea, o que é uma novidade para a franquia. Por fim, é possível escolher entre utilizar as trilhas clássicas ou um remix moderno, que é muito bem-feito e capta com precisão a agilidade e dinamismo de cada partida.

O fato curioso é que a galeria de The Great Yokai Battle + Hell é muito mais completa que a de Retro Collection e também tem elementos que representam os títulos de The Lost RPGs. É possível visualizar manuais, material promocional, artes e rascunhos originais.

Por fim, cada um dos três títulos pode ser comprado separadamente, mas é muito mais rentável levar o pacote com tudo incluso. Tanto no PS4 quanto no Switch, é quase 100 reais mais caro comprá-los separadamente.

Do Inferno ao Céu

Ninja JaJaMaru: The Great Yokai Battle + Hell - Deluxe Edition é uma ótima maneira de celebrar um clássico oriental ao mesmo tempo que o apresenta de maneira oficial ao público ocidental.

A decisão de separar os games em duas coletâneas talvez não seja a mais adequada, mas ainda assim o conjunto serve muito bem a quem quer algo antigo com um novo frescor. Inclusive, não seria de todo um mal se algumas obras consagradas ganhassem uma repaginada nessa pegada.

Prós

  • Os jogos clássicos vêm com trapaças que os tornam mais divertidos e fáceis;
  • O título novo é muito divertido e viciante, juntando o melhor da nostalgia com boas inovações;
  • Yokai Battle + Hell é uma ótima experiência, com novos personagens, multiplayer local, excelente galeria e trilha sonora remixada;
  • O pacote com os 8 jogos é bem mais rentável que comprar tudo separadamente.

Contras

  • Não havia necessidade de separar os títulos clássicos em duas coletâneas;
  • Erros de emulação, que deixam os elementos da tela chacoalhando em alguns jogos;
  • Ambas as coletâneas têm troféus que não são desbloqueados após o cumprimento do objetivo necessário.
Ninja JaJaMaru: The Great Yokai Battle + Hell - Deluxe Edition — PS4/Switch — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Davi Sousa
Análise feita com cópia digital cedida pela ININ Games

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google