Jogamos

Análise: WHALIEN - Unexpected Guests (PC) é uma curta aventura que diverte, mas não surpreende

O título apresenta uma proposta interessante, mas deixa a desejar na sua variedade.


WHALIEN - Unexpected Guests
é um jogo de plataforma 3D com puzzles baseado em física produzido e publicado pela Forbidden Folds. Assumimos o controle de Ernest, um idoso que vive sozinho dentro de uma baleia mecânica e precisa usar seus equipamentos para limpar toda a bagunça que uma gosma roxa deixou no local.

Com um gameplay interessante e uma duração curtíssima, WHALIEN tem potencial para agradar principalmente ao público mais jovem.

O melhor é quando vamos pra baleia

A história de WHALIEN se passa em um planeta fictício coberto por um deserto de nuvens. Havia apenas alguns pequenos pedaços de terra flutuantes e os humanos que ali habitavam sofriam com a falta de espaço. Um certo dia, o famoso cientista Whaley Wonky decidiu construir uma gigantesca máquina voadora em forma de baleia para que os humanos a usassem como lar.




Comandada por uma inteligência artificial batizada de Fin, a baleia possui uma estrutura capaz de hospedar milhares de pessoas, e assim foi feito por muitas gerações, até o dia que um misterioso elemento viscoso dominou toda a máquina, fazendo com que os humanos a abandonassem. 

Apenas um humano decidiu ficar e cuidar de Fin: Ernest Heminghwhale, o protagonista de nossa aventura. No controle de Ernest, precisamos andar pelas 16 áreas da gigante máquina voadora e limpar toda a gosma que está fazendo mal à Fin.



Simples e cativante

WHALIEN é um jogo de plataforma 3D com puzzles baseados em física de atração e repulsão. Durante a aventura, Ernest estará equipado com luvas e um par de pérolas, o Sr. Repulsão e a Sra. Atração, que são utilizadas para interagir com elementos do cenários próximos e distantes do protagonista, respectivamente.

Todas as 16 áreas de Fin possuem propostas simples e semelhantes entre si. Em cada uma delas, precisamos superar uma série de obstáculos para que a próxima fase seja liberada. O jogo é totalmente linear, mas há a opção de procurar caminhos alternativos para coletar adesivos que contam mais detalhes sobre aquele universo.




Para resolver o problema de Fin, Ernest precisa alternar entre o uso das luvas e pérolas para modificar o ambiente e avançar no seu objetivo. Utilizando as luvas, podemos carregar e empurrar objetos como caixas e botões para desbloquear nosso trajeto; já com as pérolas, podemos arremessá-las para que criem uma esfera de influência em um local distante. Com o Sr. Repulsão, os itens de cenário irão ser expelidos de seu volume, e com a Sra. Atração, irão aproximar-se de seu centro.

Os trechos de plataforma são os mais triviais possíveis. A dificuldade é quase nula, sendo que a complexidade aumenta apenas em áreas escondidas em que podemos coletar os adesivos. Para piorar, o salto de Ernest é impreciso e certos trechos se tornam frustrantes. Uma característica que ameniza esse problema é o que o jogo não é punitivo: Ernest possui vidas infinitas e o renascimento ocorre de maneira ágil no último checkpoint.




No geral, WHALIEN foca em solucionar os quebra-cabeças com os nossos equipamentos. Apesar de não serem muito variados, os desafios são criativos e capazes de entreter o jogador. Por ser curto, próximo de 3 horas de duração, o game não se torna enjoativo.

Na parte artística, a Forbidden Folds optou por um estilo gráfico simples, porém charmoso. Todas as fases possuem cores vivas e muitos detalhes que as deixam únicas. O mesmo vale para os personagens, que, apesar de poucos, são carismáticos e marcantes.




Por conta dessas características, acredito que o título seja uma excelente opção para jogadores mais novos. O game não possui uma dificuldade alta e incentiva a tentativa e erro por não ser punitivo em caso de falha.

Atrativo e repulsivo

WHALIEN - Unexpected Guests possui uma proposta que pode não agradar a jogadores mais exigentes. É um jogo curto com desafios simples e criativos, mas sofre com seções de plataformas chatas e problemáticas.

Os puzzles baseados em física são o ponto alto do título e os personagens e cenários ajudam a torná-los mais atrativos. No geral, é uma boa recomendação a crianças que estejam começando a se aventurar no mundo dos jogos.



Prós

  • Puzzles criativos e divertidos;
  • Os gráficos são charmosos e os personagens são carismáticos;
  • Excelente para crianças por conta de sua baixa dificuldade e por não ser punitivo em caso de erro. 

Contras

  • Trechos de plataforma muito simples;
  • O salto de Ernest é impreciso e, por vezes, torna o jogo frustrante;
  • Pouca variedade de puzzles.
WHALIEN - Unexpected Guests — PC — Nota: 6.5
Revisão: Davi Sousa
Análise feita com cópia digital cedida pela Forbidden Folds


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google