Vem aí

Prévia: Destiny 2 (Multi) antecipa o fim da humanidade em Queda da Luz

Nova expansão apresenta a subclasse Filamento e o penúltimo capítulo da Saga de Luz e Treva, iniciada há quase 10 anos.


A franquia Destiny foi iniciada com seu primeiro jogo em 9 de setembro de 2014. O título marcava o início do que seria depois conhecido como Saga de Luz e Treva. Hoje, quase 10 anos depois, a Bungie chega ao penúltimo capítulo dessa história com a expansão Queda da Luz, que apresenta novidades como a cidade Neomuna, a subclasse Filamento e o provável fim de todas as coisas.

Em 2021, durante a apresentação da expansão A Bruxa Rainha, a Bungie mostrou aos jogadores um vislumbre da conclusão esperada da história de quase uma década. “The Final Shape”, ou “A Forma Final”, é o destino que espera o fim da Saga de Luz e Treva, e Queda da Luz é o prelúdio desse momento sombrio.

A história até aqui…



Contar a história completa de Destiny em um só texto seria loucura, mas podemos pincelar alguns dos momentos marcantes que levaram a narrativa para o ponto atual. Durante toda a era de A Bruxa Rainha, foi revelado mais sobre a Testemunha, o antagonista do jogo, que até então não tinha nome nem rosto.

Savathûn, a bruxa rainha que dá nome à expansão, também teve seu passado desvendado e expandido, agora como uma portadora da Luz; ela é uma improvável aliada na luta contra a Treva e sua Testemunha. Algumas raças enfrentadas durante todos esses anos agora se aliam aos guardiões de alguma forma, como a Casa Salvação dos Decaídos e as legiões de Caiatl, filha de Calus — Imperador dos Cabais. Todos no intuito de impedir a extinção que a Treva pode impor sob a galáxia.

Durante o final da atual temporada, o Viajante ameaçou abandonar a Terra e seus guardiões quando Eramis, uma antiga inimiga da Terra, tentou destruí-lo com satélites bélicos. Porém, o plano foi arruinado pelo sacrifício da IA Rasputin em um esforço para deter a vilã. Mas muitos acreditam que não foi o plano arruinado de Eramis que fez a misteriosa esfera ficar, mas, sim, a chegada inevitável das naves piramidais da Testemunha e suas forças de além do cosmo.

O que esperar da narrativa de Queda da Luz?



Queda da Luz promete uma guerra em dois planos. A guerra em casa, quando os guardiões tentam proteger o Viajante da chegada das pirâmides da Testemunha, e a guerra longe de casa, que abrange o conflito com a legião sombria de Calus, agora um discípulo da Testemunha renascido da Treva, que busca em Neomuna um artefato de alto poder que pode mudar o rumo da guerra cósmica. 

Como demonstrado por diálogos com os personagens no jogo, todos temem pelo pior e antecipam que o fim pode estar mais próximo do que se imagina. Foi durante o final da campanha original de Destiny 2 que os jogadores finalmente viram os verdadeiros antagonistas da história: a frota de pirâmides negras. Agora, essas ameaças colossais finalmente chegaram à porta da humanidade com força total. A história promete entregar um conflito digno de grandes filmes espaciais, como a amada franquia Star Wars.

Um novo poder é descoberto: conheça o Filamento



Além da lore, a nova expansão traz muitas novidades para o gameplay. A principal adição deste ano é uma nova subclasse de poder: o Filamento. Descrito como uma forma de acessar a Treva e manusear os fios da trama que conectam toda a vida, o Filamento é um poder que tem a capacidade de restringir os inimigos, criar seres rastreadores explosivos e até um cordão com lâmina, no melhor estilo “Scorpion” de ser.

Com o novo poder, uma nova funcionalidade será adicionada aos jogadores. Agregando a mobilidade pela cidade futurista de Neomuna, o Filamento permitirá criar pontos de arpéu para se locomover com mais facilidade pelo mapa. Isso promete mudar drasticamente a forma como os guardiões formam suas builds, já que o recurso ocupará o lugar da granada do jogador.

Neomuna: quando Cyberpunk encontra Destiny

Tanto para os jogadores quanto para o guardião da lore, Neomuna é uma surpresa. Localizada em Netuno, a cidade tecnológica ficou escondida do conhecimento da humanidade desde o Colapso — evento cataclísmico causado pela Testemunha há eras que quase levou ao fim da humanidade. 

A população da metrópole é de um ramo diferente da humanidade que se estabeleceu em Netuno antes do Colapso atingir a terra. Seus habitantes incluem os misteriosos Andantes Nebulares, que serão aliados na guerra contra Calus e a Testemunha. Pouco se sabe por quê eles se mantiveram em sigilo até o momento, e muitos segredos ainda envolvem a colorida cidade. Os jogadores já estão ansiosos para saber mais sobre esses “parentes distantes” da raça humana.

Mudanças e balanceamentos



Além das novidades da expansão, a Bungie anunciou uma série de alterações e balanceamentos no atual ciclo do jogo. Diversos recursos pedidos pelos jogadores finalmente aparecerão em Queda da Luz.

O gerenciador de loadouts, que possibilita os jogadores deixarem suas builds e classes prontas em salvamentos dentro do inventário, é algo que já estará disponível logo no primeiro dia da expansão. Outras mudanças incluem um novo menu para atualizar os mods da armadura, balanceamentos em como as resistências do personagem funcionam e alterações significativas nos modos de jogo e na dificuldade geral do game.

Uma funcionalidade que vai ficar para o fim do ano é a possibilidade de formar times online para as diversas atividades de jogo. No momento, certos modos, como as raids, só podem ser feitas caso o jogador tenha um time fechado.

No desvanecer da luz

As apostas e os riscos estão mais altos do que nunca no sexto ano de Destiny 2, e mesmo já tendo anunciado que a história não termina apenas na Saga de Luz e Treva, o fim dessa jornada parece um tanto quanto melancólico para os jogadores. Isso torna o envolvimento emocional com a trama e seus rumos muito mais poderoso.

Com tanto tempo no mercado, a Bungie aposta no que já é seguro ao trazer poucas alterações no esquema geral de gameplay, mas cada mudança tem sido um bom acerto para melhorar a experiência dos jogadores. Foi assim com as subclasses 3.0 e provavelmente será com o novo balanceamento e a esperada Filamento. O futuro pode ser sombrio para os guardiões, mas é bastante promissor para os jogadores.

A nova expansão de Destiny 2 chega em 28 de fevereiro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One e PC. Vale lembrar que a atual expansão, A Bruxa Rainha, está disponível de forma completamente gratuita para ser jogada até o dia 26.

Revisão: Raquel Nascimento Everton

Redator publicitário em tempo integral e amante de games nas horas vagas. Provavelmente aprendi a segurar um controle mais rápido do que uma mamadeira. Cresci com os maiores clássicos da Big N como Zelda, Mario e Pokémon. Hoje aproveito os pequenos momentos de descanso da vida corrida para me perder em Hyrule, em uma Tóquio pós-apocalíptica ou em um mundo de encanadores e cogumelos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google