Jogamos

Análise: OddBallers (Multi) é um divertido, porém abandonado party game de queimada

Divirta-se em diversos minigames neste multiplayer que a Ubisoft esqueceu de dar atenção e já está largado às traças.


Ah, a queimada! Quantas boas lembranças — e outras nem tão boas assim — da época em que a professora de Educação Física no colégio decidia organizar partidas deste “perigoso” esporte em suas aulas.


Foi com um pouco dessa nostalgia em mente que mergulhei no mundinho de OddBallers, o mais recente multiplayer da Ubisoft lançado recentemente para PC e consoles. Vem comigo ver do que se trata este negócio.

Lá vai a bola!

OddBallers é, essencialmente, um party game cujo tema é a queimada. Se você não está tão familiarizado com esse esporte ou nem conhece, vou resumir de forma bem simples do que se trata esse jogo.

Na queimada, duas equipes se enfrentam em um espaço delimitado tentando acertar uma bola nos adversários. Quem leva uma bolada, seja em qualquer lugar do corpo, vai pra fora do campo e pode auxiliar seu time de lá dando passes e atacando. Quem conseguir eliminar todos os integrantes da equipe rival, vence.


Aqui os fundamentos são basicamente os mesmos. Entretanto, as circunstâncias são um pouco mais, digamos, bizarras. Há mini jogos em que o objetivo é justamente como o da queimada tradicional, enquanto outros extrapolam o limite do ridículo, com maluquices como arremessar galinhas e vegetais, acertar o jogador fantasiado, desviar de objetos nada comuns e por aí vai. O humor é o ingrediente que deixa tudo realmente divertido para se jogar com outras pessoas.

O objetivo em OddBallers é ser o jogador com a maior pontuação após uma série de curtas partidas com regras variadas. Ao atingir a marca de pontos pré-definida, é necessário marcar um ponto adicional em um game seguinte para confirmar a vitória e partir para o abraço suado após uma caótica sequência de partidas bem loucas. O que você conseguir além disso, como boas risadas, é lucro.

As partidas se dão em cenários coloridos e cheios de personalidade. Na ocasião do lançamento do game, temos três localidades para realizar as partidas: um ambiente rural, uma ilha paradisíaca e uma cidade. Alguns minigames são exclusivos de cada um dos cenários, como o desvio de contêineres em cima de uma embarcação, sobreviver por mais tempo sem levar uma bolada enquanto usamos uma fantasia de galinha ou desviar de lava que está sendo cuspida de um vulcão em erupção. Sim, esse é o nível de bizarrice.


Ao vencer, o jogador recebe pontos de experiência que o fazem subir de nível e desbloqueiam novos itens cosméticos, tal qual um passe de temporada desses jogos gratuitos. Algumas moedas também são obtidas para serem usadas para desbloquear alguns adereços adicionais na lojinha.

É possível criar avatares bem extravagantes e engraçados para representar o jogador dentro do game, que conta ainda com a participação dos infames Rabbids. A arte do jogo deixa a “agressividade” do esporte mais cômica e isso valoriza mais ainda o humor que OddBallers quer transmitir.



Tá, mas cadê a galera?

Apesar de ser bem divertido, parece que a Ubisoft não fez o dever de casa sobre como distribuir, ou mesmo divulgar o game. Por ser essencialmente um multiplayer, se faz necessário ter a companhia de mais pessoas para jogar para sentir a fórmula de OddBallers funcionando de verdade.

A conclusão de que ele seria ideal como um título gratuito fica escancarada na nossa cara a todo momento por conta de sua apresentação. Se ele tivesse sido lançado dessa maneira, com certeza já teria mais chances de cair no gosto do povo. Porém, o que temos aqui é um título do qual só fiquei sabendo da existência dele quando caiu na lista de jogos para análise da nossa redação.


Não se vê muitos trailers, vídeos de gameplay em canais independentes, nem mesmo transmissões nas “roxinhas” da vida. Nada! Análises do jogo, como esta, são igualmente escassas, e as poucas que achei também destacam como maior “pecado” dele o problema que vou citar a seguir, que é o modo online.


Com suporte para até seis jogadores, OddBallers permite que pessoas de diferentes plataformas possam se reunir para jogar. Posso marcar uma jogatina no PlayStation 5 com meu amigo que tem o game no Switch e outro que joga no PC sem problemas, na teoria.

Na prática, o que temos aqui são servidores virtualmente vazios, nos limitando a sentir a experiência multiplayer apenas e contra bots controlados pelo computador ou chamando as amizades para jogar em casa.


Durante uma semana tentei entrar e organizar partidas online para ver se alguma alma abandonada se juntaria a mim para trocar umas boladas, mas o que vi foi apenas o vazio de um servidor claramente deserto, sem ninguém. Lembrando que temos suporte para cross-play aqui, então a chance de eu conseguir achar qualquer cidadão de bobeira nos servidores foi mais alta que a média.

No PC, entretanto, um detalhe em particular deixa a jogatina nesta plataforma ainda menos atrativa, que é a disponibilidade do game exclusivamente nas lojas da Epic Games e Ubisoft Store, que são inevitavelmente menos populares e funcionais que o Steam.

Na loja da Valve até existe uma página do jogo, mas ainda sem data para lançamento e, segundo a própria página, sem distribuição por parte da Ubi. O lançamento ali será feito pela própria Game Swing, a desenvolvedora.


A esperança, por assim dizer, para que OddBallers realmente vingue é que ele possa, quem sabe, se tornar gratuito futuramente, como já aconteceu com Rocket League, Knockout City e Fall Guys, para citar alguns exemplos recentes. Ele já tem corpinho e cara para fazer parte desse formato, então não falta mais nada.

Bola fora!

OddBallers entrega uma experiência multiplayer muito divertida graças a uma direção de arte que esbanja humor e uma jogabilidade simples que pega facilmente qualquer tipo de jogador.

O grande problema é que a Ubisoft mostrou mais um péssimo trabalho de distribuição, aplicando um preço pouco convidativo a uma experiência que se encaixaria perfeitamente como um free-to-play, lançando um jogo legal que já está abandonado. Uma pena.

Prós

  • Jogabilidade simples e bem intuitiva;
  • A apresentação do game usa e abusa de bom humor;
  • A variedade de minigames não deixa o jogo ficar maçante tão rápido;
  • A inteligência artificial consegue suprir a falta de outros jogadores a curto/médio prazo;
  • Suporte ao cross-play para todas as plataformas em que está disponível.

Contras

  • A apresentação geral deixa claro que seria melhor ter feito um lançamento em formato gratuito;
  • O ambiente online está abandonado;
  • No PC, ainda não está disponível no Steam.
OddBallers — PC/PS4/XBO/Switch — Nota: 6.0
Versão utilizada para análise: PlayStation 4
Revisão: Davi Sousa
Análise feita com cópia digital cedida pela Ubisoft

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google