Jogamos

Análise: Persona 4 Golden (Multi) chega às novas gerações e mostra que ainda é um JRPG de primeira

Com uma ótima história e mecânicas de jogo competentes, o game finalmente é lançado para os consoles da geração atual e anterior.


Dentre as várias franquias de videogames no mercado, poucas são aquelas tidas como unanimidades. No gênero JRPG, uma das séries mais famosas acaba de receber um relançamento: Persona 4 Golden, também conhecido como P4G, um game cheio de estilo com uma história envolvente. Nesta análise, vamos conferir sobre o título e o porquê dele ainda ser uma ótima pedida para os fãs do gênero ou recém-chegados a esse rico universo.

I am thou, thou art I

Originalmente chamado de Shin Megami Tensei: Persona 4 (Multi), aludindo à origem da série como um spin-off, o game foi lançado no final do ciclo de vida do PlayStation 2. O sucesso foi considerável, o que motivou um relançamento para o PS3 em 2014, e o desenvolvimento da chamada versão Golden, que chegou ao PS Vita em 2012. É ela que posteriormente foi relançada para PC em 2020, e finalmente chega aos consoles de mesa em janeiro de 2023.
 
Para quem não conhece a série Persona, ela mistura combate por turnos, monstros colecionáveis, chamados Persona, e um sistema de relacionamentos. Falando especificamente de Golden, a história é a seguinte: o protagonista viaja para o interior do Japão na cidade de Inaba, onde passará um ano inteiro na casa de parentes distantes. Apesar de tranquila, a chegada do jovem herói coincide com uma onda de assassinatos misteriosos.
Nada mais desafiador do que se enturmar em uma nova escola
Em meio a isso, ele descobre a existência de um perigoso mundo paralelo, chamado TV World, que é acessado por meio das telas de televisão, e que está diretamente relacionado ao nosso. Para investigar esses assassinatos, o protagonista precisa viajar entre os dois lugares e enfrentar os monstros chamados Shadow. Com a ajuda do misterioso, mas simpático urso Teddie e de seus amigos, cada um munido com seu respectivo Persona, ele vai encarar grandes desafios e reviravoltas.
Uma viagem para dentro da televisão (literalmente)
Para aqueles que não sabem, o termo que dá nome à série Persona se refere à criatura que cada pessoa pode despertar e que representa o seu verdadeiro aspecto. O protagonista é o único que pode portar mais de uma consigo, o que adiciona um aspecto de coleção ao título. Persona 4 Golden tem mais de 150 monstros – representados por cartas – que podem ser obtidos de várias formas, principalmente via fusões entre criaturas mais fracas.

Amizade e combate

Como os fãs da franquia sabem, a aventura de Persona 4 Golden avança em duas frentes diferentes. O primeiro lado traz os combates por turno, no melhor estilo RPG: o protagonista e seus amigos podem executar ações como atacar, defender e usar habilidades por meio de suas criaturas. O mesmo vale para os inimigos, sendo que ambos os lados possuem movimentos ditados por um sistema de fraquezas e resistências, entre outros recursos interessantes.
O segundo lado do game, e que o torna um JRPG, é vivenciar o dia-a-dia de Inaba. O protagonista é um adolescente estudante do ensino médio e conta com várias atividades possíveis fora das dungeons. Entre elas, podemos estudar para as provas, conquistar uma namorada, arranjar um emprego, capturar insetos, entre tantas outras. Salvo algumas exceções, o jogador pode fazer livre uso do seu tempo.
Prepare-se para enfrentar todo tipo de inimigo
Mais do que divertidas por si só, essas atividades fora das investigações e lutas rendem recursos importantes para avançar na história, como dinheiro para compras e reforço nos poderes das Personas. Explico: cada relacionamento está ligado a uma categoria de Persona, sendo que quanto mais profundo for o laço, mais fortes serão as criaturas obtidas por meio das já comentadas fusões.

São muitas pessoas para conhecer e viver bons momentos
Persona 4 Golden funciona por meio de um calendário, que determina datas importantes ao jogador, e um ciclo diário. Ir à aula é uma obrigação e somente depois dela podemos gastar o tempo em alguma atividade, depois ir dormir e começar um novo dia. As datas mais críticas, ditadas de acordo com a previsão do tempo, determinam o tempo limite para salvar uma potencial vítima de assassinato.

O clima e o tempo afetam diretamente o andamento do game: fique de olho na previsão do tempo e no calendário
Nesses casos, é preciso planejar bem as ações para se obter sucesso; senão, é game over e o jogador retorna para uma semana antes da data limite. Portanto, é preciso que você e seus amigos lutem para acumular pontos de experiência e dinheiro, de forma que fiquem mais fortes e obtenham itens melhores. Os respectivos Personas também se fortalecem no processo, aumentando as chances de sucesso contra os vários desafios da história.

Produção de grande qualidade

Tudo isso pode parecer meio restritivo e complicado, mas ressalto que essas mecânicas funcionam muito bem, bastando um pouco de organização. Persona 4 Golden é um game com ótima história e personagens, além de bastante divertido, tornando agradável cada uma das etapas no caminho. Aliás, aproveito para destacar que, para completar a campanha principal, é preciso jogar em torno de 80 horas, girando por volta de 100 horas para os colecionistas.
O título também tem como destaque a proposta bem-humorada, mas sem abrir mão de momentos assustadores ou emocionantes. Inclusive, a produtora não teve medo de abordar assuntos como depressão e preconceito, embora sempre de forma relativamente superficial. A ideia é um jogo “realista”, mas ainda assim um jogo, fazendo uso de temas reais para dar suporte a um mundo original e fantástico.

Apesar de todas essas qualidades que listei anteriormente, infelizmente é preciso comentar sobre a produção técnica. Sendo este um jogo original do PS2, é nítida a diferença em comparação com produções modernas, sobretudo no modelo dos personagens e nas texturas. Persona 4 Golden tem carisma e estilo de sobra, o que compensa um pouco a situação, mas ainda fica aquela sensação de “jogo antigo”.

Teddie é um grande aliado, mas também um grande mistério
Seja como for, isso não impede em nada o aproveitamento da grande aventura que o game oferece. Ele está um degrau atrás do unânime Persona 5 (mais sobre a comparação em breve), mas me diverti muito durante minha estadia em Inaba ao lado de Yosuke, Chie e toda a turma. Fosse durante as batalhas no TV World ou nos encontros divertidos com os companheiros, Golden foi (e é, pois ainda tenho negócios pendentes) uma grata experiência e só solidificou meu apreço pela série.

Faltou pouco para roubar meu coração

O relançamento de Persona 4 Golden não traz novidades significativas em relação ao original do PS Vita. Elas incluem escolher o nível de dificuldade (geral e pontos específicos, como experiência e dinheiros ganhos) desde o primeiro salvamento e o recurso chamado Album, que permite aos jogadores reviver momentos importantes dos relacionamentos. Seria bom ter loadings um pouco mais rápidos ou mesmo alguma melhoria estética além dos aumentos na resolução e taxa de quadros.
Não espere gráficos incríveis, mas sim competência e carisma
Além dos visuais estilosos, cabe um elogio à trilha sonora e à dublagem. Ambas são repletas de energia e tornam cada momento mais intenso, sejam eles alegres ou tensos. Inclusive, uma das tantas razões para aproveitar as várias missões secundárias – além de recompensas e pontos de experiência – é curtir os diálogos divertidos e cativantes.

Para terminar a análise, me sinto na obrigação de fazer uma leve comparação de P4G com seus “irmãos” de franquia. Inegavelmente, Golden é bem mais parecido com Persona 3 do que com Persona 5, lembrando que a diferença em anos é de dois para o primeiro e mais de 10 para o segundo. Isso não chega a ser um problema por si só, apenas um lembrete para aqueles que já conhecem Joker e cia.

Aqui, temos uma aventura mais enxuta e focada, com visuais mais simples. O carisma está lá, apenas mais discreto e em escala menor. Eu comecei a série com Persona 3 Portable e o abandonei (por várias razões), mas retornei a ele depois de conhecer e virar fã de Persona 5. Hoje, conhecendo o quarto título, garanto que ele tem méritos próprios em relação aos outros dois. Portanto, seja essa sua primeira experiência com a franquia ou não, não hesite em embarcar nessa aventura.

Melhor do que assistir televisão

Mais de 10 anos após seu lançamento original, Persona 4 Golden finalmente está disponível para os consoles modernos. As competências incluem uma envolvente história de investigação, personagens divertidos, várias missões secundárias interessantes e combates desafiadores. Certamente o ideal seria que ele apresentasse melhorias em relação ao original, mas ainda assim o que temos disponível é digno dos melhores JRPGs e uma presença obrigatória na tua biblioteca.

Bem-vindo ao mundo de P4G! Espero que você sobreviva à experiência

Prós

  • JRPG de alta qualidade com muito conteúdo de qualidade e um bom nível de dificuldade;
  • História agradável equilibra com competência momentos engraçados, tensos e emocionantes;
  • Os sistemas de batalha e relacionamento funcionam muito bem;
  • Boa quantidade de missões e atividades secundárias para aproveitar;
  • Visuais bastante carismáticos e envolventes;
  • A dublagem e a trilha sonora são ótimas.

Contras

  • A produção técnica tem diversos pontos que deixam a desejar, sobretudo comparado ao sucessor do game.
Persona 4 Golden — PC/PS4/Switch/XBO — Nota: 9.0
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Sega


é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google